Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 146
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Shen Zechuan de repente disse: “Ding Tao.”
Ding Tao manteve seu livrinho longe e pulou sobre a obstrução para agarrar o braço de um deles. “O que vocês estão escondendo? Afaste-se para que o Jovem Mestre dê uma olhada.”
Fei Sheng notou seus olhos evasivos e vacilantes, então ele gritou: “O quê? Este burro não é seu?”
Um Ding Tao de olhos afiados gritou: “Jovem Mestre, há um homem ali embaixo!”
Os Guarda-costas Imperiais ao redor avançaram e os cercaram. A maioria dessas pessoas eram rufiões locais da cidade de Dancheng, e eles não podiam deixar de se encolher de medo quando viram as expressões hostis dos Guarda-costas Imperiais, o que é mais quando esses Guarda-costas Imperiais também estavam todos armados com lâminas. Então, antes que Fei Sheng pudesse dar sua ordem, todos eles se dispersaram em alvoroço, revelando o homem no chão.
Yu Xiaozai levantou a bainha de seu manto e se aproximou para dar uma olhada. Ele se curvou e exclamou em choque: “Por que há tanto sangue? Rápido, ajude-o a se levantar rapidamente e chame um médico!”
Fei Sheng se agachou para verificar o homem. “Essas pernas são um caso perdido. Alguém os quebrou.”
Este homem se recusou a olhar para cima, em vez disso se apoiou por um momento para dizer com voz rouca: “… O gato é meu.”
Envergonhado, Fei Sheng pegou o gato e o colocou diante do homem, explicando: “Achei que fosse um gato de rua. Esse burro também é seu? Você não é de Dancheng, é?”
O homem não respondeu. Ele tossiu no chão. Enquanto cobria os lábios, Fei Sheng vislumbrou o lenço na palma da mão. Este lenço era requintado. Mesmo estando sujo, sua qualidade e material não eram comuns. Esses dedos eram longos e finos, sem calos neles; não era a mão de alguém acostumado ao trabalho manual ou braçal.
Em um instante, Fei Sheng mudou de atitude e disse: “Deixe-me ajudá-lo. Você não pode mais andar com essas suas pernas e está muito doente. O mais importante no momento é que um médico dê uma olhada o mais rápido possível.”
O homem de repente fechou os punhos e sua tosse se intensificou. O lenço que ele usava para cobrir os lábios estava manchado de sangue. Ele estava claramente em um estado terrível, mas sua etiqueta era impecável quando ele baixou os olhos e disse: “Eu não ousaria incomodá-lo. Obrigado por perguntar.”
Yu Xiaozai viu a bolsa zhaowen pendurada na cintura do homem e percebeu que esse homem era um estudioso. Ele não pôde deixar de se sentir mais profundamente preocupado quando virou a cabeça para trás para dizer a Shen Zechuan: “Vice-Comandante, ele não parece ser uma pessoa má para mim. Por que nós não -”
“Vice-comandante?” O tom do homem mudou de repente. “Vice-Comandante Shen, Shen Zechuan?”
Os Guarda-costas Imperiais ao redor prontamente seguraram suas lâminas. Shen Zechuan levantou a mão como um gesto para que eles a segurassem e perguntou: “Somos velhos conhecidos?”
O homem sentiu uma onda de emoções. Ele quis dizer algo, mas acabou tossindo sangue. Seu pomo de Adão balançou e sua tosse ficou ainda mais intensa quando seus dedos pálidos e trêmulos se curvaram e cavaram o chão, abrindo rastros enquanto ele murmurava repetidamente: “Shen Zechuan, é você!”
Essa voz deu a Qiao Tianya uma sensação de déjà vu. Ele se virou.
Shen Zechuan lentamente se agachou e olhou diretamente para o homem. O homem afastou o lenço que cobria os lábios e se apoiou no chão com os braços. Seus olhos pareciam terem sido incendiados, cheios da loucura de quem estava apostando tudo em um lance de dados. Ele levantou a cabeça. Assim como todos pensaram que ele iria chorar e ficar histérico, ele soltou uma risada muito suave. Essa risada era como a ondulação das águas da nascente, fugaz e efêmera, antes de rapidamente mergulhar em um abismo sem fundo de inferno furioso, onde o fogo queimou tudo limpo junto com seu orgulho inflexível e espírito livre, transformando um imortal livre de preocupações mundanas em um pilha de cinzas imundas.
Qiao Tianya o reconheceu agora.
Um véu de chuva enevoada desceu sobre as memórias passadas de um par de confidentes com ideias semelhantes tocando cítara de sete cordas sob os salgueiros em meio ao cenário exuberante da primavera. Aquele jovem mestre ereto e único em verde também acabou com as pernas quebradas por outro. Assim, o jade não polido que Hai Liangyi e o Clã Yao tinham amado e estimado por meia vida tinha sido tão facilmente manchado com lama.
Qiao Songyue de repente se sentiu perdido. Ele intuitivamente sentiu que não deveria continuar olhando para Yao Wenyu assim, mas mais uma vez se viu nele. Ambos viviam no Palácio da Lua[1]. Qiao Songyue havia descido, e um jovem mestre arrojado de um clã proeminente que segurava um leque havia se transformado em um Qiao Tianya desleixado e empunhando uma lâmina. Ele pensou que o encontro casual deles era transitório, mas ele nunca esperou que eles fossem companheiros sofredores lamentando um com o outro na próxima vez que se encontrassem novamente meio ano depois.
A palavra “lamentar” era verdadeiramente esmagadoramente agonizante.
Qiao Tianya rapidamente desviou o olhar, sem querer olhar mais longe.
◈ ◈ ◈
Já era tarde da noite e as luzes dentro da casa não eram muito brilhantes. O aprendiz de médico saiu com a prescrição na mão. Fei Sheng pegou e entregou ao seu subordinado para preencher a receita de ervas medicinais. Os poucos deles estavam de pé no corredor. Ding Tao estava surpreendentemente bem comportado enquanto segurava aquele gato em seus braços.
Fei Sheng forçou um sorriso e disse a Qiao Tianya: “Quem esperaria que fosse ele? Isso…”
O que havia para ele dizer?
Histórias do “Jade Não Polido Yuanzhuo” Yao Wenyu circularam amplamente por muitos anos em Qudu, e em todas elas, ele foi aclamado como um “imortal banido[2]” – um gênio rebelde que vive entre os homens. Mesmo Fei Sheng, que nunca se associou com os literatos, tinha ouvido falar muito deste nome. Quem teria pensado que o andarilho livre e sem restrições dos rumores acabaria em tal estado? Ele estava ainda mais oprimido do que Yu Xiaozai quando este último veio pela primeira vez.
Yu Xiaozai já havia chorado uma vez e agora estava de frente para a parede, dominado pela dor enquanto engasgava com os soluços: “… Como… como eles podem decepcionar o Grande Secretário?!”
Fei Sheng consolou com uma voz seca: “O caminho do mundo é imprevisível. Youjing, por favor, não fique muito chateado.”
Qiao Tianya encostou-se a um pilar no corredor, escondido nas sombras. Ele não disse uma palavra.
Eles não ficaram parados por muito tempo quando Kong Ling viu o médico sair e acenou para eles. Qiao Tianya ficou alguns passos atrás e abaixou a cabeça para fazer algumas perguntas ao médico. O médico respondeu com sinceridade e Qiao Tianya ficou em silêncio por alguns momentos, depois se virou para deixar alguém mandar o médico embora.
As persianas de bambu que haviam sido abaixadas na sala bloqueavam parte da luz das velas. O interior havia sido dividido. Shen Zechuan sentou-se fora da área dividida e disse algo para Zhou Gui em voz baixa. Ao vê-los entrar, ele apenas disse: “Fei Sheng, você ficará de vigília noturna. Ding Tao, volte para o seu pátio e durma. Youjing, não precisa se preocupar. A cozinha está preparando o remédio enquanto falamos.”
Yu Xiaozai virou de lado para se sentar. Após um momento de silêncio, ele falou: “Jovem Mestre Yao…”
Kong Ling era um homem perspicaz e empático; ele sabia que era desaconselhável discuti-lo em detalhes aqui. Lamentar o destino de Yao Wenyu ou mostrar pena de Yao Wenyu eram, para Yao Wenyu, equivalentes a tortura neste ponto; não era diferente da morte por desmembramento. Então ele se levantou e liderou Yu Xiaozai. “É tarde esta noite. Youjing, o jovem mestre Yao acabou de chegar; deixe-o descansar por uma noite. Não é tarde demais para visitá-lo novamente amanhã.”
Com isso, ele se virou para se curvar a Shen Zechuan e disse a Zhou Gui: “Ainda temos que discutir assuntos no estudo mais tarde. Excelência, por favor, venha comigo também.”
Yu Xiaozai, tendo recebido um gentil lembrete de Kong Ling, fez o mesmo e se levantou para se despedir também. Antes de sair, ele lançou um olhar para a sala interna e viu as sombras das árvores se cruzando com as sombras bruxuleantes da luz das velas. O homem lá dentro estava em silêncio. Yu Xiaozai pensou em Hai Liangyi mais uma vez. Seus olhos involuntariamente ficaram vermelhos. Segurando um longo suspiro, ele atravessou apressadamente o limiar da porta.
A noite estava sombria e o véu do luar lançado sobre as flores e plantas do pátio fazia com que parecessem doentes e apáticos. Os poucos sinos de vento pendurados sob os beirais balançavam com o vento, dançando ao som do tilintar de metal contra metal. Yao Wenyu estava deitado no sofá, sua consciência se dispersando com as batidas dos sinos de vento. Em seu transe, ele havia retornado a Qudu.
A chuva enevoada permeou Qudu.
Yao Wenyu vestiu um traje de luto e enviou Hai Liangyi para o Monte Bodhi. Esta montanha já foi o local de sepultamento de seu avô paterno, e agora, era o local de sepultamento de seu professor. Ele ficou naquela garoa, incapaz de apreciar a paisagem, incapaz de reconhecer o caminho que poderia levá-lo de volta.
O Clã Yao havia produzido estudiosos nacionais de grandes talentos. Eles estavam cheios de energia nos sucessivos reinados de Da Zhou, e eles também eram o esteio dos clãs nobres divisivos. Mas durante o reinado do Imperador Guangcheng, o Velho Mestre Yao revolucionou as tradições do clã e renunciou aos preconceitos entre o status familiar. Ele estendeu as mãos para os descendentes comuns de origens humildes a quem tiveram oportunidades negadas devido à falta de conexão com os poderosos e influentes. A partir de então a Academia Imperial floresceu. O Clã Yao começou a explorar um caminho diferente, mas esse caminho chegou a um fim prematuro nas mãos da Imperatriz Viúva, Hua Hewei e Hua Siqian. Quando veio a geração do pai de Yao Wenyu, o Clã Yao já estava em declínio. Embora o Clã Yao ainda tivesse alguma influência e prestígio, ele não estava mais a par do que era durante o tempo em que o Velho Mestre Yao estava vivo. O mais fatal de tudo foi que o Clã Yao enfrentou uma escassez de descendentes nesta geração – eles só tinham um Yao Wenyu. O resto eram todos descendentes do ramo colateral do clã, e não havia sequer um entre eles que tivesse sido o primeiro nos exames imperiais na primavera.
Nos últimos anos, os oito clãs passaram por uma mudança de líderes e membros. O Clã Yao não era mais capaz de comandar o mesmo nível de respeito dos outros. A maioria dos juniores de seu clã que ainda serviam como oficiais, estavam em cargos ociosos e praticamente sem obrigações; nenhum deles era ministro de terceiro nível em posições estimadas como as do Clã Wei. Embora Yao Wenyu fosse um aluno de Hai Liangyi e fosse amigo de muitos dos literatos, ele não tinha nenhuma honra acadêmica ou posição oficial em seu nome; ele também não havia se casado com a Princesa do Comando Zhaoyue do Clã Fei. Além da reputação que tinha por seu talento, ele não tinha nada e, no final, até mesmo sua fama o abandonou. Ele era como as folhas que caem nesta montanha, reduzido a nada além de lama.
Inútil.
Qiao Tianya levantou as persianas de bambu e se virou de lado para se afastar. Shen Zechuan entrou na sala e sentou-se na cadeira em que o médico já havia se sentado anteriormente para tomar os pulsos. Enquanto a luz das velas tremeluziam, Shen Zechuan falou: “Você foi envenenado por alguém, é desaconselhável que você fique em público. Se você não se importa, você pode ficar na minha casa. Meu professor e o seu são considerados colegas, e você é um velho amigo de Ce’an. Não há necessidade de fazer cerimônia.”
O rosto recém-lavado de Yao Wenyu era uma imagem de calma enquanto ele continuava a ouvir os sinos de vento sob os beirais. Depois de meio momento, ele respondeu: “Não há necessidade de ter tanto tato. A razão pela qual vim para Cizhou foi buscar refúgio e jogar minha sorte com o Vice-Comandante.”
Shen Zechuan descansou seu leque dobrável em seu joelho e disse: “Agora estou vivendo sob o teto de outra pessoa, ganhando a vida e tentando sobreviver. Eu só me atrevo a ser chamado de irmão com você, não de mestre e servo.”
“O renascimento de Cizhou foi em grande parte devido aos esforços do Vice-Comandante.” O trauma pesado infligido a este corpo, um após o outro, foi feito para fazê-lo morrer. Yao Wenyu começou a tossir novamente. Ele era apenas um estudioso. Seria difícil erradicar suas doenças agora que elas haviam se enraizado em seu corpo. Ele agora estava gravemente doente, muito mais fraco e frágil em comparação com meio ano atrás. Ele segurou seu lenço, cobrindo a boca por um momento antes de continuar. “Ouvi sobre os feitos do Vice-Comandante em minha jornada para cá, e sou da opinião de que o Vice-Comandante não estava tentando obter as seis províncias de Zhongbo, mas Qudu. Uma vez que as rotas comerciais entre Cizhou, Chazhou e Huaizhou sejam estabelecidas, será possível fornecer acesso direto ao mercado de comércio mútuo em Libei, a nordeste, e manter as rotas de grãos de Qidong sob controle em direção ao sudeste. As forças militares de Da Zhou em ambas as extremidades que usam as rotas terão que passar pela fiscalização do Vice-Comandante. A maneira como eles lutam e o momento de suas batalhas no futuro estarão nas mãos do Vice-Comandante.”
Shen Zechuan abriu seu leque dobrável com a ponta dos dedos e o colocou na alça da cadeira. Ele não respondeu.
“Além disso, a posição geográfica desta rota comercial é especial; se o vice-comandante assim estabelecer uma cidade de rota comercial, os lados leste, sul e norte de Qudu serão todos tão bons quanto seguros. As Oito Grandes Divisões de Treinamento têm força militar limitada, então seria impossível para Qudu romper o cerco do vice-comandante em todos os três lados se eles não tivessem a ajuda de Qidong no futuro.” Yao Wenyu lançou um olhar de soslaio para Shen Zechuan. “O vice-comandante é um homem visionário com grande visão, criando estratégias à frente por anos no futuro.”
Shen Zechuan olhou para Yao Wenyu.
Se não fosse pelo fato de que essa pessoa estava em apuros, até o próprio Shen Zechuan queria matá-lo, o que é mais do que os outros. Shen Zechuan tinha várias explicações sobre a intenção das rotas comerciais entre as províncias de Cizhou, Chazhou e Huaizhou, mas foi o que Yao Wenyu disse que era seu verdadeiro motivo – Ao fazer com que Qudu perdesse sua rota militar direta com Libei, não só Chazhou poderia conter Hezhou, mas também poderia obstruir as rotas de abastecimento de Qidong. Shen Zechuan queria cercar Qudu.
“Mas Qi Zhuyin pode não estar disposta a dar tempo ao Vice-Comandante.” Yao Wenyu não conseguia conter a tosse, cobrindo os lábios com um lenço várias vezes. “Ela está observando cada um de seus movimentos por trás em Qidong; ela vai ver através disso, eventualmente. Se o Vice-Comandante for bem-sucedido com este movimento, é natural que tudo termine bem, mas se falhar, você será pego em um ataque de Qudu e Qidong. Quando chegar a hora, você será atacado pela frente e por trás. Mesmo que Libei estivesse disposto a enviar tropas para ajudar, eles não podem resistir à Cavalaria Biansha e lutar contra as tropas da guarnição de Qidong simultaneamente. A falta de forças militares é atualmente a brecha mais fatal na armadura do Vice-Comandante. É por isso que o vice-comandante está conectando Cizhou e Chazhou, reorganizando os registros do censo e recebendo refugiados – tudo para estabelecer rapidamente um exército sob seu comando.”
Shen Zechuan fechou o leque e disse com um sorriso: “A reputação de Yao Yuanzhuo é verdadeiramente merecida. Mas com seu nível de inteligência, como você acabou vagando pelas ruas de Zhongbo? Se você quer construir uma carreira, o clima em Qudu é perfeito agora. Independentemente de ser a Imperatriz Viúva ou o Grande Secretariado, todos eles são mais capazes de pagar o preço que você merece do que eu posso pagar, Shen Zechuan.”
Yao Wenyu fez menção de se sentar, então Qiao Tianya deu um passo à frente para ajudá-lo a se levantar e colocou um travesseiro atrás das costas para se apoiar. Ele não olhou para Qiao Tianya; era como se não o reconhecesse. Com os dedos longos segurando o lenço, ele virou a cabeça para o lado e tossiu no lenço. O som abafado de tosse persistiu por algum tempo. Ele olhou para as sombras na parede e respondeu com uma voz rouca: “Xue Yanqing, em seu apoio a herdeira aparente do trono em Qudu, coagiu o Grande Secretariado e Sua Majestade a Imperatriz Viúva e planejou liderar a Academia Imperial a pressionar por reformas. No entanto, acredito que Da Zhou já está além da cura; em vez de restaurar Qudu à sua antiga glória, por que não demoli-lo e reconstruí-lo do zero? Se Da Zhou perder seu cervo, todos sob o céu irão persegui-lo[3]. Mesmo um plebeu de origem humilde como Lei Changming teve o desejo de reinar supremo. Quando as reformas de Qudu entrarem em ação, as pessoas de todos os outros lugares começarão a se rebelar. As disputas entre os heróis são inevitáveis. O imperador do clã Li já é impotente demais para virar a maré.”
Yao Wenyu se virou e olhou atentamente para Shen Zechuan em meio à luz fraca. Emoções complexas nadavam em meio ao fogo reacendido em seus olhos enquanto ele enunciava cada palavra. “Qualquer pessoa no mundo pode se sentar no trono. O Clã Li pode. Então por que não você, Shen Zechuan?”
Shen Zechuan ergueu seu leque dobrável e respondeu friamente: “Minha aspiração não está nisso.”
Você não pode me enganar. Yao Wenyu falou baixinho. “Você está neste caminho agora.”
“Eu posso muito bem apoiar outra pessoa no trono.” Shen Zechuan sorriu. “Há mais de uma pessoa com o sobrenome ‘Li’ neste mundo.”
“Seis anos atrás, quando as tropas de Zhongbo sofreram uma derrota, você perdeu tudo. E seis anos depois, quando Qudu sofreu outra derrota, você perdeu tudo de novo. Quando os próximos seis anos chegarem…” Os olhos baixos de Yao Wenyu estavam distantes e separados, “… você ainda estará disposto a colocar sua vida e destino nas mãos de outro? Você é completamente inadequado para ser um mero súdito do estado. Estar sujeito ao controle dos outros já se tornou uma indignidade para toda a sua vida.”
Houve uma mudança abrupta na atmosfera dentro da sala. Shen Zechuan segurou seu leque dobrável com os dedos. Embora ele estivesse quieto, ele ainda parecia que poderia matar sem escrúpulos no momento seguinte. Era impossível ler o que havia naqueles olhos expressivos dele. Os sinos de vento do lado de fora da janela tilintavam, e sombras sombrias de árvores farfalhantes caíam sobre a borda de suas vestes, nas quais ele pisava sob seus pés.
Shen Zechuan sorriu abruptamente. “Se o Senhor estiver disposto a jogar pelo meu time, então todos os assuntos futuros, independentemente de seu significado, podem ser discutidos. Qiao Tianya, sirva o chá.”
Yao Wenyu aceitou o chá e afastou a espuma, mas não o bebeu imediatamente. Seu pulso era da mesma cor da xícara de chá, mas lamentavelmente fino e frágil. Ele olhou para as folhas de chá flutuantes e disse, autodepreciativamente: “Você pode pular o ‘Senhor’. Perdi para Xue Xiuzhuo em Qudu, tive minhas duas pernas quebradas e estava tão perto de perder minha vida. Você não me perguntou por que eu vim aqui?”
Yao Wenyu ficou em silêncio por um tempo.
“Porque eu quero terminar este jogo de xadrez com Xue Xiuzhuo, ganhar ou perder, viver ou morrer.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 广寒宫 Guanghan Palácio, ou Palácio da Lua; um palácio mítico na lua. Diz a lenda que é habitado pela deusa da lua, Chang’e, o Coelho de Jade e o lenhador Wu Gang.
[2] 谪仙 literalmente, um imortal que foi banido do céu para viver na terra; um epíteto para indivíduos excepcionais, como o poeta Tang Li Bai (que também escreveu o poema Qiang Jin jiu), ou seja, um gênio rebelde.
[3] A citação original é “Qin perdeu seu cervo, e todos sob o céu o perseguiram” 「秦失其鹿,天下共逐之」de Registros do Grande Historiador • Biografia do Marquês Huaiyin 《史记·淮阴侯列传》O cervo é uma metáfora para o trono. É uma ilustração da ascensão de numerosos senhores da guerra rivais que disputam a supremacia para capturar o prêmio, o império perdido pela Dinastia Qin. Então Yao Wenyu está dizendo que se Da Zhou perdeu sua legitimidade no trono/império, então todos os heróis do mundo estão livres para agarrá-lo.