Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 144
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Xiao Chiye, tendo corrido de volta em seu cavalo em alta velocidade, descansou por uma noite, embora ele tivesse que montar em seu cavalo e voltar depois da hora de zi* esta noite. Ele tinha uma agenda apertada e fez grandes esforços para economizar meticulosamente esses dois dias de tempo livre. Ele estava em movimento por oito ou nove dias seguidos para não atrasar o transporte de suprimentos para o local da batalha. E ele fez tudo isso apenas para ver Shen Zechuan.
(n/t: *hora de zi entre 23hr às 1hr am.)
Mas quem teria pensado que ele acabaria com tanta raiva?
Xiao Chiye segurou Meng e removeu a tornozeleira da perna de Meng antes de colocá-la de volta, fazendo com que Meng batesse as asas e tivesse um acesso de raiva. Xiao Chiye teve um acesso de raiva também. Ele estava aborrecido, sentindo-se mais furioso quanto mais pensava sobre isso.
Ji Gang voltou de seu passeio com sua gaiola na mão. Ele ficou surpreso ao ver Xiao Chiye, mas depois de um momento de hesitação, ele entrou do mesmo jeito. Xiao Chiye prestou seus respeitos ao shifu. Devido à altura de Xiao Chiye, Ji Gang teve que levantar a cabeça para olhar para ele.
“A guerra no norte está em uma situação crítica.” Ji Gang entregou a gaiola e disse: “Seu shifu deve ter passado por momentos difíceis nas batalhas.”
Xiao Chiye pendurou a gaiola e disse: “Tem sido difícil para ele. Shifu sempre pensa em você e menciona você de vez em quando.”
Ji Gang colocou as mãos atrás das costas e disse: “Eu nunca lutei em uma batalha, então não posso ajudar nisso. Você correu de volta com tanta pressa; há um assunto importante que você precisa resolver?”
Xiao Chiye pensou ainda não, embora a resposta de sua boca fosse: “Os Campos de Caça de Beiyuan foram dados a mim, e o Exército Imperial pretende permanecer estacionado lá. Voltei para perguntar a Lanzhou sobre o progresso. Quando estiver quase na hora, vou providenciar para que alguém venha.”
Ji Gang sabia que todos esses eram assuntos sobre os quais eles falavam em detalhes e longamente, então ele assentiu e não investigou mais.
Era raro para Xiao Chiye encontrar Ji Gang, então ele aproveitou a oportunidade para dizer: “Lanzhou adoeceu no caminho para Chazhou? Shifu, ele é um comedor exigente. Com você para ficar de olho nele em casa, ele ainda pegava um pouco de cada prato para comer um pouco. Mesmo quando ele fica doente, ele está disposto a tomar seu remédio. Mas uma vez que ele está fora a negócios, todos ao seu redor o ouvem, e sem ninguém para vigiá-lo, ele se atreveria a escolher sua comida.”
Ji Gang foi lembrado disso assim que ouviu Xiao Chiye: “Oh, certo! Eu ia dar a ele um pedaço da minha mente ontem!”
“Ele desviou você do assunto.” Xiao Chiye finalmente parou de atormentar Meng e levantou o braço para soltá-lo. “Ele está com a consciência pesada. Sem dúvida ele não se atreveria a mencioná-lo a você.”
Ji Gang assentiu, mas então, sentindo algo estranho, ele perguntou: “Por que ele teria uma consciência pesada? Chuan-er está escondendo mais alguma coisa de mim?”
“Sim.” Xiao Chiye disse com um leve franzir de sobrancelhas. “Há um grande corte em sua mão esquerda. A viagem de volta foi longa e eles não trocaram o curativo meticulosamente o suficiente no caminho de volta. Quando o vi ontem à noite, a ferida em sua palma estava quase infeccionando de tanto suor.”
A cor sumiu do rosto de Ji Gang. Ele rapidamente fez uma pergunta: “Onde ele está?”
“Dormindo.” Xiao Chiye parou por um momento antes de continuar. “Ele dormiu até tarde ontem à noite e estava bastante exausto também. Ele estava todo exausto quando acordou esta manhã. Shifu terá que ficar de olho nele no futuro, para que ele não leve sua saúde a sério. Estou longe, em Libei, e muito do que sei depende do que ele compartilha comigo em suas cartas. Se ele tem a intenção de esconder isso de mim, então eu ficaria completamente no escuro.”
Ji Gang se endireitou. “Eu tenho que vê-lo trocar de curativo.” Então, ele pensou melhor e suspirou. “Ele não estava completamente curado de volta à saúde naquela época, quando estávamos hospedados no templo. Os médicos que chamamos eram todos homens inúteis que não conseguiam chegar a um diagnóstico. Seu corpo é mais fraco do que os outros. Quanto mais o tempo passa, mais ele tem que ser cuidadoso. Você também sabe disso. Quando ele entrou na capital, primeiro ele foi torturado na prisão imperial, seguido de uma surra, e depois houve o seu chute… Esse foi um chute brutal! Se não fosse por meus velhos conhecidos da Guarda Imperial vindo em seu auxílio às escondidas, Chuan-er estaria morto há muito tempo. Sua saúde estava em péssimo estado naquela época e para esconder isso dos outros, ele tomava remédios. Agora me preocupo dia e noite, justamente porque tenho medo.”
Xiao Chiye ficou em silêncio por um momento, então de repente levantou a bainha de seu manto e caiu de joelhos. Ele colocou as duas palmas no chão e fez uma reverência formal a Ji Gang.
Ji Gang ficou imediatamente atordoado. “O que você está fazendo?”
Xiao Chiye manteve sua posição e falou com a cabeça inclinada para o chão. “Seis anos atrás, quando eu cavalgava por Zhongbo, o homem que eu mais odiava era Shen Wei. Eu o desprezei por abandonar a cidade e fugir, e também temi o apoio da Imperatriz Viúva para seu fantoche, então chutei Lanzhou em Qudu. Shifu está certo. Meu chute naquela época tinha sido brutal. Eu fiz isso com a intenção de tirar a vida dele.”
Ji Gang engasgou, momentaneamente, com a língua presa. Com medo de que Shen Zechuan pudesse ouvi-lo de dentro da sala, ele virou a cabeça e soltou um suspiro de coração pesado.
Xiao Chiye parou por um momento, então continuou, “É tudo minha culpa que Lanzhou esteja tão doente hoje. Os médicos em Zhongbo são incapazes; Eu já fui e convidei o Venerável Yideng para vir. Quando a guerra acabar depois do outono, meu shifu virá e tomará seu pulso também. Mesmo que Lanzhou seja extremamente difícil de cuidar, eu ainda quero fazer isso. Mas atualmente estou estacionado longe em Libei, e as entregas de provisões para os militares não podem ser adiadas; Se não posso vê-lo, não me sinto em paz. Incidentes como o que aconteceu em Chazhou não podem continuar acontecendo, mas não tenho família nem amigos próximos em Zhongbo e só posso pedir isso a Shifu. Shifu, Lanzhou de repente ficou cara a cara com a adversidade em sua juventude, e ele gosta de manter as coisas para si mesmo. Mesmo quando ele está com dor ou tristeza, ele mantém silêncio sobre isso. Mas ele trata você como seu pai. Enquanto você estiver ao seu lado, ele levará seus sentimentos em consideração e mostrará mais consideração por sua própria saúde. Não tenho nenhum outro pedido; tudo o que peço é que você o repreenda um pouco mais, para que ele conheça os erros de seus caminhos e sinta dor – da próxima vez que ele fizer algo assim, shifu, me ataque, Xiao Ce’an!
Ji Gang ficou parado no local, atordoado e estupefato, sentindo como se houvesse algo errado com essas palavras, mas naquele momento ele não conseguia identificar exatamente o que havia de errado com isso. Ele olhou para a janela, onde ouviu um leve tilintar de uma xícara de chá do outro lado das persianas de bambu, apenas um som, e então tudo ficou quieto novamente.
◈ ◈ ◈
Os sapos na lagoa tinham sido totalmente removidos, e o pátio estava muito tranquilo depois da hora do jantar.
Xiao Chiye foi tomar banho após a refeição. Lang Tao Xue Jin e Meng já haviam sido alimentados. Shen Zechuan ficou sob os beirais e pegou um punhado do jasmim laranja recém-plantado. Não havia mais ninguém no pátio, mas havia uma mesinha com lanches sob os beirais, banhada pelo brilho da tarde do pôr do sol. Shen Zechuan sentou-se e olhou para o pôr do sol ao longe, perdido em seus pensamentos.
Xiao Chiye saiu, molhado de seu banho, e se agachou atrás de Shen Zechuan enquanto ele secava seu cabelo. Shen Zechuan agarrou o jasmim laranja e virou a cabeça para trás. Xiao Chiye abaixou a cabeça e beijou Shen Zechuan. O sol poente era de um tom laranja-avermelhado, e o mundo, silencioso e imóvel; até mesmo o vento teve o tato suficiente para deixar esta parte do pátio apenas para os dois.
Shen Zechuan de repente se virou e se lançou sobre Xiao Chiye. Parcialmente encostado no batente da porta, Xiao Chiye abraçou Shen Zechuan com força e pressionou a ponta de seu nariz contra a bochecha de Shen Zechuan, dizendo em um tom feroz: “Você está pressionando contra meu ferimento.”
Shen Zechuan jogou os pedaços de jasmim laranja no bolso de Xiao Chiye, “Me deixe tocá-lo.”
Xiao Chiye não deixou. Ele agarrou os dois pulsos de Shen Zechuan e o puxou para si. Ele era forte e em forma, e por isso não se esforçou nem um pouco para suportar o peso de Shen Zechuan. Até a maneira como ele se sentava era despreocupada e desenfreada. Ambos abraçados, do crepúsculo à noite.
Na verdade, Xiao Chiye estava muito infeliz no último meio mês.
O acampamento Shasan que o Exército Imperial havia recuperado foi dado a Guo Weili, e quando Guo Weili veio para assumir, ele esbarrou em Gu Jin. Ambos achavam o outro uma monstruosidade, e o atrito também aumentava entre os soldados sob seus comandos. Xiao Chiye engoliu essa queixa e assumiu a posição de Wu Ziyu no acampamento Bianbo, mas escoltar o transporte de suprimentos era muito mais difícil do que ele imaginava. Ele foi comandado pelos generais comandantes dos respectivos acampamentos militares no local da batalha, e mesmo depois de se retirar para Dajing, ele ainda teve que enviar um relatório completo e detalhado a Xiao Jiming, independentemente de seu significado. Depois de deixar as tendas militares, ele teve que se socializar com os comerciantes do Passo Luoxia e Huaizhou, muitas vezes bebendo durante a noite. Então ele teria que cavalgar para outro acampamento, mesmo antes do céu ficar claro.
Mas ele não tinha intenção de contar nada disso a Shen Zechuan.
Xiao Chiye pensou nas canções folclóricas das montanhas Hongyan; ele não sabia cantá-las e só conseguia cantarolar alegremente sua melodia. Shen Zechuan tinha seus olhos fechados enquanto dormia em meio ao cheiro delicado, sua cabeça descansando contra Xiao Chiye, e suas mãos agarradas na frente do manto de Xiao Chiye. Xiao Chiye o segurou em seus braços, cantarolando até que era hora de pegá-lo e carregá-lo de volta para o quarto.
Shen Zechuan não afrouxou seu aperto, então Xiao Chiye se curvou e soprou levemente em suas palmas, então se agachou e observou por um tempo antes de dizer: “Ainda estou com raiva.”
Shen Zechuan abriu parcialmente os olhos e cutucou as bochechas de Xiao Chiye, sussurrando: “Não fique.”
“Tudo o que você faz é mentir para mim, você…” Xiao Chiye ficou momentaneamente sem palavras. “Er-gongzi* é tão fácil de enganar? Você com certeza é notável por estar intimidando um jovem mestre puro e inocente.”
(n/t: *er-gonzi – O Segundo Jovem Mestre)
Shen Zechuan rolou para se deitar de bruços e encarou Xiao Chiye, cara a cara.
Droga, esse olhar.
Xiao Chiye só conseguiu engolir sua indignação. Ele beliscou as bochechas de Shen Zechuan e falou com uma voz rouca: “Vá em frente, continue agindo de forma fofa comigo. É inútil, Shen Lanzhou. Se você se der outra facada na próxima vez, eu morrerei imediatamente em Libei. Eu não vou mais existir, está me ouvindo?”
Shen Zechuan assentiu, todo bem comportado.
Xiao Chiye se inclinou e bateu sua testa contra a de Shen Zechuan. “Eu tenho que ir.”
Shen Zechuan não soltou. “Quando você estará de volta?”
Xiao Chiye não tinha resposta para isso. Ele acariciou as bochechas de Shen Zechuan com as pontas dos dedos. “Em breve. Ainda há muitos assuntos a serem resolvidos, mas as coisas devem ficar mais fáceis quando o outono chegar.”
Já era hora de zi. Shen Zechuan soltou seu aperto e olhou para Xiao Chiye.
Xiao Chiye nunca se sentiu tão difícil para ficar em pé. Ele rapidamente colocou o protetor de braço e soltou a cortina da cama. Finalmente, ele abaixou a mão e pincelou a ponta do nariz de Shen Zechuan com um dedo. “Durma bem, Lanzhou.”
Lang Tao Xue Jin deixou a cidade na calada da noite, com Meng seguindo Xiao Chiye enquanto subia os céus e se dirigia para o norte.
Chen Yang já havia vindo encontrá-lo no meio da jornada. Xiao Chiye só conseguiu dormir por algumas horas ao chegar ao acampamento Bianbo, após o que ele teve que ir para o norte para os campos de batalha imediatamente. No exato momento em que Xiao Chiye deixou Cizhou, um burro trotou no território de Zhongbo.
Este burro estava carregando um homem curvado sobre suas costas. Era impossível dizer se essa pessoa estava viva ou morta. Um par de sons de miados famintos soaram de dentro da abertura de sua manga. O homem abriu os olhos com grande dificuldade, olhou para a estrada escura à sua frente e os fechou novamente.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰