Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 141
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Como os bandidos poderiam esperar que os plebeus se unissem e revidassem? O som ensurdecedor de pés pisando rugiu como súbitos trovões, enquanto a cacofonia de maldições e gritos se misturavam e engolfavam os bandidos como uma onda de enchente. Os plebeus já estavam todos vermelhos enquanto gritavam na confusão: “Os bandidos do mal merecem ser mortos!”
Os bandidos não eram páreo para tanta gente. Pedras e tigelas quebradas voaram e quebraram por toda parte, fazendo com que os bandidos corressem para se proteger. Vendo que a situação não era um bom presságio, aquele chefe em particular pretendia fugir, mas quando olhou para trás, o assessor de confiança de Cai Yu já estava fugindo!
“Filho da puta!” O chefe ficou furioso e também fugiu.
Mas ele não teve sorte, e Fei Sheng, de olhos afiados, habilmente o arrastou de volta. Este chefe era apenas um plebeu, e não havia como derrotar um Guarda-costas Imperial bem treinado como Fei Sheng, então ele prontamente caiu na horda de pessoas que se aglomeravam ao seu redor para espancá-lo enquanto ele cobria o rosto e rolava no chão gemendo.
O resto dos bandidos ficaram desorientados. Vendo como os plebeus fora da cidade estavam todos agindo como espíritos malignos devoradores de homens enquanto atacavam o chefe, eles abandonaram a batalha e fugiram de volta para a cidade.
◈ ◈ ◈
Cai Yu estava esperando por atualizações em sua residência. Os pratos deixados de lado na mesa já haviam esfriado. De repente, ele ouviu uma comoção do lado de fora e se levantou apressadamente, mas ele só tinha dado alguns passos quando viu seu atendente entrar cambaleando. Este último relatou em pânico: “Velho Mestre, há muitas pessoas lá fora. Eles cercaram nossa mansão!”
As principais forças de Cai Yu já haviam sido despachadas para fora da cidade e, no momento, ele não tinha mais de quinhentas pessoas deixadas para trás na cidade. Imediatamente ocorreu a ele, e ele sibilou com os dentes cerrados: “Eu fui enganado!”
Ele não tinha homens ao seu lado no momento, e isso deu às gangues menores uma abertura para explorar a situação.
Cai Yu disse imediatamente: “Diga aos guardas que guardam o complexo e aos homens restantes para ficarem de olho nos portões dos vários pátios. Traga meu manto. Vou encontrá-los pessoalmente!”
Cai Yu colocou seu manto sobre si mesmo e segurou sua espada larga, então rapidamente saiu com sua comitiva. As portas da residência estavam bem fechadas. Cai Yu espiou pela fresta da porta e viu tochas em todos os lugares do lado de fora da residência. Mesmo com o coração pesado, ele fingiu uma risada e disse: “Quem temos aqui? Não estou organizando um banquete hoje e também não há nenhum evento alegre acontecendo. Então, por que criar um grande hooha vindo para dar seus parabéns?”
Do lado de fora, Luo Mu respondeu calmamente: “Ouvi dizer que o irmão mais velho tem sido assombrado por pesadelos ultimamente e tem problemas para dormir, então fiz uma viagem especial para convidar os vários irmãos esta noite para dissipar a energia maligna na residência do irmão mais velho.”
Cai Yu expressou descontentamento ao ouvir a voz de Luo Mu. “Mengzheng, eu casei minha irmã mais nova com você e também o tratei bem, e ainda assim você retribui minha bondade com inimizade. Temo que isso seja uma violação dos princípios morais.”
Sem pestanejar, Luo Mu disse: “Cai Yu, você fechou os armazéns para vender grãos e lucrar com o infortúnio dos outros, e você fecha os olhos para os plebeus destituídos e deslocados fora da cidade. Você não é mais considerado um bandido cavalheiresco que rouba os ricos para ajudar os pobres. Como prefeito da província de Chazhou, não tive escolha a não ser socializar com você por anos para fazer você baixar a guarda. Agora que você perdeu o coração do povo, você deve se render sem resistência o mais rápido possível.”
Cai Yu nunca foi de fingimentos. Ele ficou instantaneamente fora de si com raiva. “Que rapaz sem vergonha! Você foi tão sério e sincero em suas palavras quando pediu a mão da minha irmã mais nova em casamento e agora está se voltando contra mim. Você, sua escória desprezível!”
Luo Mu deu alguns passos à frente, não querendo se envolver mais com Cai Yu. “Abra as portas rapidamente e se renda, ou vamos arrombar as portas!”
Cai Yu agarrou a espada ao lado de sua cintura e gritou: “Vou ver quem se atreve a forçar a entrada! Minha lâmina não envelheceu nem um pouco. Eu vou matar quem se atrever a aparecer!”
Mas mesmo que Cai Yu cortasse uma presença imponente, ele ainda não seria capaz de resistir a um cerco de todos os lados. Os guardas da residência Cai eram todas pessoas comuns, e todos tiveram vontade de fugir quando viram o brilho sinistro das espadas largas e espadas do lado de fora.
Sob a proteção de seus Guarda-costas, Cai Yu evitou a chuva de flechas que havia sido lançada sobre ele. “Recompensarei generosamente qualquer um que guardar o complexo! Minha posição em Chazhou foi indicada pessoalmente pelo jovem mestre; ele até me chama de ‘pa*’. Luo Mu, se você danificar pelo menos um fio do meu cabelo esta noite, o jovem mestre definitivamente fará você pagar em dobro no futuro!”
(n/t: *pa = é o endereço usado para pai nos tempos antigos.)
Antes que Luo Mu pudesse responder, ele ouviu Kong Ling, que estava ao lado dele, falar: “E a quem exatamente esse Chazhou pertence? É o suficiente que você seja o lacaio do Clã Yan, mas você ainda quer que os plebeus de Chazhou se juntem a você e sejam seus cachorrinhos também?! Você foi cúmplice de um vilão e o ajudou a fazer coisas erradas para o povo, causando a morte de muitos plebeus inocentes! Não vamos nem começar a falar sobre esta noite; nós definitivamente estamos derrubando você!
Os portões principais do pátio externo já haviam sido arrombados no momento em que as palavras de Kong Ling saíram de sua boca. Mesmo enquanto os observava entrarem, Cai Yu se recusou a renunciar ao seu destino e seguiu os poucos homens restantes em sua residência enquanto eles lutavam e recuavam. Em menos de uma hora, eles já haviam sido forçados a voltar para o perímetro do pátio nos fundos.
Na vasta extensão da noite, Cai Yu tornou-se um prisioneiro pego na armadilha. Ele passou metade de sua vida sendo cavalheiresco, mas ele caiu, tudo pela palavra “dinheiro”. E agora, ao ver sua fortuna em chamas, e suas esposas e filhos chorando, ele não podia deixar de sentir uma sensação de tristeza semelhante à de um herói chegando ao fim de sua corda. Mas era tarde demais para arrependimentos.
Sentindo-se desdenhoso pelo comportamento de Luo Mu, Cai Yu estava determinado a revidar até o fim. Foi um pandemônio nas ruas fora da Residência Cai, com diferentes gangues entrando na briga. Os homens de Cai Yu estavam diminuindo a cada minuto. Assim que Cai Yu perdeu completamente o ânimo e estava pronto para tirar a própria vida, ele de repente ouviu um grito de “gege” em meio ao caos.
Luo Mu, lamentando a chegada inoportuna, virou-se para trás e gritou: “Mande a jovem senhora de volta!”
A concubina Cai sempre foi mimada e manhosa e, no entanto, ela correu todo o caminho em sua pressa para se apressar, perdendo não apenas os sapatos no processo, mas também caindo e machucando seus braços. Ela não se importava com o cabelo encharcado de suor enquanto apontava para Luo Mu e tremia incontrolavelmente. Apesar de toda a sua natureza rabugenta, havia agora apenas engasgos insuprimíveis de soluços saindo de sua garganta. “Luo… Luo Mu! Você…” ela lamentou, “Seu homem desprezível e vil!”
Embora ciente de Kong Ling que estava ao seu lado, Luo Mu não pôde deixar de dar dois passos à frente.
O cabelo da Concubina Cai estava despenteado enquanto ela mantinha a cabeça erguida em meio ao pânico. Ela cuspiu em Luo Mu, com lágrimas escorrendo pelo rosto. “Eu dei meu coração a um cachorro! Como pude ser enganada por um bastardo como você?!”
A concubina Cai e Cai Yu eram irmãos, com uma grande diferença de idade entre eles. Embora ela fosse sua irmã mais nova, Cai Yu a criou como se fosse sua própria filha. Irmão e irmã cresceram dependendo um do outro e, portanto, eram muito próximos um do outro.
Vendo Cai Yu completamente cercado, a Concubina Cai entendeu que Cai Yu não escaparia da morte esta noite. Então ela cobriu o rosto e gritou: “Fui eu quem prejudicou o gege!”
Quando Kong Ling viu a Concubina Cai cobrindo o rosto, ele percebeu que havia algo errado e disse apressadamente: “Rápido, pare ela!”
Mas era tarde demais. A concubina Cai aproveitou a ação para puxar um grampo dourado de seu cabelo. Em um piscar de olhos, o sangue já havia espirrado por todas as sedas e cetins com os quais ela estava adornada. Cai Yu ficou dominado pela dor ao ver isso. Lágrimas escorriam por seu rosto enquanto ele permanecia no meio da multidão, com a cabeça inclinada para trás enquanto gritava de tristeza: “Minha irmã boba, claramente fui eu quem te arruinou!”
Com isso, ele cortou a ideia de brandir sua espada larga para cortar sua própria garganta. Com um berro alto, ele investiu contra o grupo de bandidos e cortou várias pessoas até morrer de exaustão, mas mesmo assim, ele ainda gritava antes de sua morte: “Eu sou Cai Yu de Chazhou. Meu tempo chegou ao fim!”
Quando o primeiro vislumbre da aurora apareceu durante a hora de mao[1], após uma noite de batalha caótica, a luta na cidade já havia cessado. Quase metade das paredes do pátio da residência Cai havia desabado, sua imagem próspera de ontem evaporou completamente. Atendentes e servas varreram os ornamentos de ouro e prata da residência em suas trouxas, levando-os consigo enquanto fugiam pela noite.
Kong Ling ficou ao lado da concubina Cai e observou enquanto a poça de sangue manchava a bainha de seu manto. Toda a família de Cai Yu perdeu a vida esta noite, a maioria deles mortos sob as lâminas dos bandidos. Kong Ling esperou que Luo Mu viesse buscar o corpo da concubina Cai para o enterro, apenas para ouvir um atendente dizer que Luo Mu havia ido verificar os armazéns do Clã Cai.
Kong Ling ficou onde estava e esperou até o final da tarde. Mas Luo Mu nunca veio.
◈ ◈ ◈
Assim que Cai Yu caiu, todos os armazéns de grãos em Chazhou ficaram sob o comando de Luo Mu. Ele agora não estava apenas sentado nos grãos de Cai Yu, mas também na riqueza de Cai Yu. Os vagões de grãos de Cizhou finalmente entraram na cidade, mas o dinheiro que ele prometeu a Cizhou antes nunca se materializou. O preço do grão na cidade ainda era um tael por um dan* de arroz, o mesmo preço que Cai Yu estabeleceu enquanto estava vivo.
(n/t: *um dan = 90kg, verificar nota do autor no cap 113)
Fei Sheng disse com um suspiro no pátio: “Enquanto eu ainda estava na prisão imperial no passado, muitas vezes ouvi aquele filho da puta Han Cheng falar sobre como o trabalho de campo não é fácil e como os “funcionários” locais são todos muito astutos. Sua notoriedade é verdadeiramente merecida.”
“A sua astúcia é muito mais forte do que os funcionários da capital.” Qiao Tianya apoiou a cabeça nos braços e deitou-se em um banco de pedra para se aquecer ao sol. “Não é de admirar que ele tenha sido o prefeito da província de Chazhou por tantos anos. Ele com certeza é alguma coisa.”
Ao lado deles, Kong Ling preparava o chá em silêncio.
Shen Zechuan, que estava na sala principal, levantou a cortina e saiu. Os três fizeram menção de se levantar, mas Shen Zechuan fez sinal para que não o fizessem. “Que horas são?”
Fei Sheng competiu para responder: “É quase meio-dia”.
Shen Zechuan agarrou seu leque dobrável. Vendo que o sol estava ofuscante, ele abriu o leque para cobrir os olhos. “Chazhou conquistou uma vitória, mas ainda temos que realizar a festa de comemoração, certo? Vá enviar um convite a Luo Mu. Diga a ele que vamos tomar um drinque aqui esta noite.”
Fei Sheng reconheceu a ordem e acrescentou: “Mestre, mas e se ele não se atrever a vir?”
Shen Zechuan revelou seus olhos que tinham uma pitada de sorriso neles. “Se ele não o fizer, então ele é corajoso.”
Fei Sheng podia ouvir seu descontentamento. Ele saiu apressadamente da sala e foi entregar o convite.
Kong Ling andou bebendo e jogando nesses últimos dias, parecendo estar se divertindo tanto que se esqueceu de sua casa e de seus deveres. Mas ele ainda se levantou quando viu Shen Zechuan descendo as escadas.
Shen Zechuan disse: “Ouvi dizer que foi o senhor Chengfeng quem pagou pelo enterro da concubina Cai.”
Kong Ling cruzou os braços nas mangas e tocou no restante da soja frita no bolso da manga. “Oh. Sim, fui eu.”
Shen Zechuan fechou seu leque dobrável e olhou para Kong Ling por um momento.
Kong Ling pensou que Shen Zechuan estava descontente, mas ele não queria explicar mais.
Ele não esperava que Shen Zechuan deixasse o assunto morrer. Em vez disso, Shen Zechuan bebeu meia xícara de chá e não investigou mais.
Kong Ling lembrou-se do ferimento na palma da mão esquerda de Shen Zechuan naquela noite e sentiu-se ainda mais cansado. Ele estava consciente do fato de que quase não havia feito nada naquela viagem, mas estava ainda mais exausto do que em Cizhou.
Para a surpresa de Fei Sheng, Luo Mu não apenas apareceu naquela noite, mas também veio sozinho. O cozinheiro desta residência era novo e suas habilidades culinárias eram aceitáveis. Shen Zechuan não criticou a comida, então mesmo que isso fosse proclamado um banquete, os pratos eram apenas um pouco mais requintados do que o habitual. Os refugiados ainda eram uma visão comum em Chazhou no momento e, como tal, Shen Zechuan também comia simplesmente.
A atmosfera entre ambas as partes era harmoniosa quando passaram por três rodadas de vinho. Fei Sheng observou que, fosse Shen Zechuan ou Luo Mu, ambos eram cordiais e amáveis, nenhum deles exibindo qualquer sinal de descontentamento com a paralisação nos últimos dias.
Luo Mu fez um brinde enquanto falava. “Estamos todos prontos para discutir questões sobre o grão agora que tudo está no lugar, mas eu estava me perguntando quando o Vice-Comandante planeja retornar? Será mais fácil para mim conseguir que os conselheiros em minha residência elaborem uma carta se eu tiver uma data para trabalhar.”
Cai Yu já estava morto há três dias. Este assunto foi discutido muito antes de eles agirem. A recusa de Luo Mu agora em prosseguir de acordo com o acordo inicial foi porque ele estava intencionalmente tentando ganhar tempo e andar em círculos com Shen Zechuan. Era exatamente como ele havia dito a Kong Ling, cada aumento de grãos em um dou* por tael era igual a uma redução no lucro, e era tudo dinheiro real em jogo ali. E agora que todo esse dinheiro havia caído em suas mãos, era simplesmente impossível esperar que ele o perdesse como costumava pensar.
(n/t: *um dou seria cerca de 9kg.)
Havia uma garota e seu velho cego no salão cantando uma melodia. Enquanto Shen Zechuan observava o velho tocar o erhu[2], ele bateu os dedos suavemente no leque, como se não tivesse ouvido Luo Mu. Foi só depois que a música terminou que Shen Zechuan respondeu com um sorriso: “Estou com um cronograma apertado; será nos próximos dois dias.”
Luo Mu parecia estar em um lugar enquanto falava. “Dois dias é muita correria. O Vice Comandante não pode ficar mais alguns dias? Chazhou tem muitos pontos turísticos que o Vice Comandante ainda não visitou.”
O olhar de Shen Zechuan mudou e pousou no rosto de Luo Mu. “Minha família em casa está preocupada e estou ansioso para voltar.”
A resposta de Shen Zechuan foi gentil, mas Luo Mu injustificadamente controlou sua frivolidade. Ele se endireitou em seu assento e disse com uma expressão solene: “Isso é verdade. Que tal isso então? O Vice Comandante pode retornar primeiro e, quando meu lado terminar de redigir a carta, enviarei alguém para trazê-lo. Chengfeng pode ficar para supervisionar e atuar como testemunha.”
Kong Ling estava prestes a falar quando Shen Zechuan bateu seu leque levemente contra a borda da mesa no mesmo momento. Ele então manteve a boca fechada e não falou.
Segurando seu leque, Shen Zechuan manteve os olhos em Luo Mu enquanto falava com o velho cego. “Toque outra música, uma de Chazhou. Chazhou não tem aquela música[3] ‘Para Matar Um Bandido’?”
Aquele velho cego deu um leve aceno com a cabeça e se mexeu um pouco para que a neta passasse para a pipa[4] e começasse a tocar.
Shen Zechuan não respondeu às palavras de Luo Mu, e Luo Mu, que estava sentado à sua frente, não se atreveu a trazer o assunto à tona novamente. Inicialmente, ele ainda podia olhar para Shen Zechuan nos olhos, mas conforme a melodia gradualmente assumiu um tom sinistro e assassino, ele começou a suar profusamente.
Shen Zechuan abriu a tampa da xícara. “Este chá foi um presente de Vossa Excelência. É um chá de boa qualidade. É de Hezhou?”
Luo Mu forçou uma risada. “Nós os encontramos em nossa busca na Residência Cai. Não entendo muito de chá, então é melhor apresentar isso ao Vice Comandante como uma demonstração de respeito.”
Shen Zechuan sorriu e respondeu: “Eu não gosto de chá.”
Os dedos da menina deslizaram ao longo da pipa. O barulho da pipa era como cortes de lâminas cortando o ar para perfurar seus ouvidos e romper seus tímpanos, tão intenso que as costas de Luo Mu estavam encharcadas de suor. Essa música parecia insuportavelmente interminável para ele. Aquela mesa cheia de pratos já havia esfriado, sendo que o mais marcante era a ‘Cabeça de Leão[5]’ à sua frente. Quando Luo Mu saiu do banquete, suas pernas já estavam dormentes.
Shen Zechuan ficou sob o beiral e disse a Fei Sheng: “Mande Sua Excelência de volta. É uma longa jornada a fazer.”
Luo Mu se forçou a se curvar, olhando para Kong Ling várias vezes antes de finalmente ser conduzido porta afora por Fei Sheng. Em não mais de quatro horas na mesma noite, os documentos e dinheiro previamente combinados foram todos entregues na residência de Shen Zechuan. Enquanto ele estava acordado no meio da noite, Luo Mu só conseguia pensar em uma coisa, e era que Shen Zechuan sabia o que ele planejava fazer.
Luo Mu estava ganhando tempo porque queria enviar Shen Zechuan e esperar pela mensagem do Clã Yan originalmente destinada a Cai Yu. Cai Yu não existia mais, mas ele deu um passo à frente. Ele também poderia fazer o que Cai Yu fez pelo Clã Yan. O preço do grão oferecido por Cizhou era realmente baixo, mas isso apenas do ponto de vista dos plebeus. Não havia nada de benéfico nisso para Luo Mu. Ele pode nem ser capaz de obter aquele pequeno lucro que costumava obter por ficar ao lado de Cai Yu.
Ele inicialmente pensou que Shen Zechuan não havia trazido tantos homens junto e, portanto, não ousaria colocar as mãos nele. Então, quando Shen Zechuan retornou a Cizhou, Luo Mu já estaria em contato com o Clã Yan. Quando chegasse a hora de Cizhou considerar voltar para cobrar sua dívida, ele teria o apoio e a confiança para rejeitar Cizhou.
No entanto, o significado de Shen Zechuan esta noite era claro. Ele não havia caído no estratagema de Luo Mu. Ele estava com pressa, e se Luo Mu não conseguisse resolver as coisas e colocasse suas esperanças no Clã Yan de Hezhou, então Shen Zechuan ousaria fazer seu movimento e matar Luo Mu imediatamente. Essa música foi a resposta mais clara de sempre.
Fechando os olhos, Luo Mu pensou nas ações de Shen Zechuan fora da cidade. Um homem que ousasse colocar sua própria vida em risco não se importaria com as consequências de matá-lo. Antes de agirem contra Cai Yu, Shen Zechuan havia dito que “eles estavam aqui para fazer negócios”. Agora que Luo Mu pensou sobre isso, ele percebeu que essas palavras também foram um aviso antecipado de Shen Zechuan para ele.
◈ ◈ ◈
Dois dias depois, Fei Sheng permaneceu estacionado em Chazhou, onde poderia acompanhar e registrar os preços, bem como ficar de olho em Luo Mu. Os vagões de grãos de Cizhou entraram nos armazéns, com o lojista da loja de cosméticos fazendo as contas para eles. E assim, o comércio de grãos entre Cizhou e Chazhou foi decidido. O preço que Shen Zechuan estabeleceu com Zhou Gui e o restante em Cizhou era um tael por um dan e oito dou* de arroz, mas agora era um pouco mais alto, um tael por um dan e seis dou** de arroz. Esse preço, porém, já era menor do que o de Qudu.
(n/t: *um dan e oito dou seria cerca de um dan = 90kg e oito dou = 72kg
**um dan e seis dou seria cerca de um dan = 90kg e seis dou = 54kg)
Ao comprar os grãos de Cizhou, Luo Mu não apenas teve que montar tendas para distribuir mingau, mas também pensar na maneira mais eficaz de otimizar o dinheiro que estava sendo gasto. O problema de maior prioridade de Chazhou era o recadastramento no registro do censo. Ele agora segurava a comida dos pequenos bandidos em suas mãos; ele poderia alistá-los nas tropas da guarnição. Ainda havia alguns problemas quando se tratava do acompanhamento, mas todos eles poderiam ser discutidos novamente quando o grande lote de grãos chegasse de Cizhou. Com Fei Sheng aqui, eles também poderiam ficar de olho nos movimentos do Clã Yan em Hezhou.
Shen Zechuan havia eliminado sucessivamente duas das principais forças do Clã Yan em Zhongbo, e o Clã Yan não podia esquecer essa dívida. Eles inicialmente não tinham nada a ver um com o outro antes, mas agora ele tinha que colocar sua atenção em Zhongbo, em Shen Zechuan.
Shen Zechuan não ficou por muito tempo. Ele subiu na carruagem naquele mesmo dia e foi embora. Assim que eles estavam quase fora do território de Chazhou, eles de repente ouviram alguém em uma carruagem perseguindo-os por trás.
Qiao Tianya levantou um canto da cortina e sussurrou para Shen Zechuan: “É Luo Mu.”
Luo Mu estava aqui para se despedir deles, mas Qiao Tianya disse que Shen Zechuan não estava se sentindo bem hoje, então ele deixou o assunto de lado. Ele estava aqui principalmente para se despedir de Kong Ling, de qualquer maneira. Ambos desceram das carruagens e caminharam um pouco pela via pública.
Luo Mu tirou os doces embrulhados em papel oleado de seus braços e disse: “Você adorava comê-los na academia. Eu vi alguém vendendo-os quando saí e os comprei de passagem. Leve com você para comer durante a viagem.”
Kong Ling olhou para o papel oleado. “Foi há tantos anos, e você ainda se lembra disso.”
Luo Mu sorriu com tristeza. “É… algo que eu deveria lembrar. Você virá com o próximo lote de vagões de grãos?”
Kong Ling pegou o papel oleado e deu alguns passos. Ele não respondeu.
Luo Mu olhou para Kong Ling como ele sempre fez tantos anos atrás.
Kong Ling apertou aquele pacote de doces e disse inexplicavelmente: “Naquela época, quando saímos da academia, você perguntou se eu estava indo para Qudu e eu não respondi. Mais tarde, seguimos caminhos separados. Você já voltou para dar uma olhada?”
Luo Mu disse: “Quando deixei a academia, fui para o oeste com minha família e morei em Qudu por alguns anos…”
Kong Ling virou a cabeça para trás e finalmente olhou Luo Mu nos olhos. “Mengzheng.”
Luo Mu esperou um momento, mas Kong Ling não continuou. Ele não pôde deixar de rir. “Mais tarde, enquanto eu estava em Qudu, ouvi dizer que você se juntou a Tantai Long e trabalhou sob seu comando. Ele é um bom oficial, e vocês conseguiram um bom resultado lá também… Por que você não se casou?”
Porque eu não me casei.
Kong Ling silenciosamente repetiu para si mesmo e sorriu lentamente. Ele já estava velho e, no entanto, no momento exalava uma aura de gentileza e compostura que possuía em sua juventude. De alguma forma, ainda havia vontade e espírito neste par de olhos que já estavam nublados. Ele agarrou aquele pacote de doces com força e apenas disse: “… eu deveria sair agora.”
O vento passou pelas folhas de grama. Kong Ling se virou. Ele não esperou pela resposta de Luo Mu.
Luo Mu ficou parado ao vento e observou as mangas e as vestes de Kong Ling flutuarem com a brisa. Sua garganta apertou. Ele não pôde deixar de dar um passo atrás dele; ele até estendeu a mão. Os cabelos brancos misturados no coque de Kong Ling desapareciam ao vento, cobertos por folhas dançantes. Em seu transe, Luo Mu viu o tempo como era há muitos anos.
Kong Ling perdeu muitas coisas em sua vida, mas não porque ele nunca tentou lutar por elas. Certa vez, ele se revirou na cama por causa de um convite, mas tudo o que conseguiu depois de andar de um lado para o outro enquanto esperava na academia foi uma chuva do sétimo mês. Ele esperou naquela chuva até que seus olhos estivessem molhados. E a partir de então partiu para uma terra distante, longe de casa.
Mengzheng era um homem de espírito livre.
Isso foi algo que Kong Chengfeng passou a entender naquela chuva. Muitos anos depois, ele esperou novamente, mas tudo o que ele teve para mostrar para esse esforço no final foi um manto com a bainha manchada de sangue. Não importa que horas fossem, Luo Mu nunca veio.
A partir de então, Kong Ling e Luo Mu nunca mais se viram.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 卯时 5h às 7h am, baseado no sistema de subdivisões de duas horas usado em tempos antigos.
[2] 二胡 Erhu: um instrumento musical de duas cordas.
[3] Especificamente 词 ci: uma forma de poesia clássica chinesa que data da dinastia Tang, na qual os versos são escritos para se encaixar em melodias pré-existentes, muitas vezes em linhas de comprimento variável.
[4] 琵琶 Pipa: um instrumento musical chinês de quatro cordas, pertencente à categoria dedilhada de instrumentos.
[5] 狮子头 Cabeça de Leão: ou almôndega cozida, é um prato da culinária Huaiyang do leste da China; nada a ver com leões reais, estas são grandes almôndegas de porco que são cozidas no vapor / refogadas e servidas com legumes.