Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 140
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Enquanto Cai Yu reunia seus homens com grande alarde, os refugiados fora da cidade já haviam se reunido em uma horda. Levou apenas uma noite para a notícia de que alguém havia montado um estande para distribuir mingau para espalhar mais de dez li ao redor. Refugiados que estavam tão famintos que estavam pálidos e emaciados vinham em massa e se amontoavam ao redor da tenda de mingau de Cizhou tão perto que nem mesmo uma gota d’água podia escorrer.
Qiao Tianya observou enquanto as pessoas vinham em enxame até eles. Não havia mais mãos suficientes na frente para ajudar a manter a fila de pessoas que vinham receber seu mingau, então ele sinalizou para Fei Sheng com os olhos. Fei Sheng recuou em compreensão e liderou os Guarda-costas Imperiais para guardar a carroça. Ele também trocou os guardas de Cizhou para ajudar na manutenção da ordem da fila. Esses Guarda-costas Imperiais estavam todos vestidos com túnicas pretas com lâminas, e cada um deles parecia capaz e resistente, produzindo assim um efeito dissuasor nas pessoas inquietas ao redor.
“Mestre.” Qiao Tianya levantou o braço para segurar algumas pessoas e sussurrou para Shen Zechuan. “Está ficando escuro. Já estamos aqui há dois dias e uma noite. Está quase na hora. Você deve recuar para a retaguarda.”
Shen Zechuan tinha acabado de conversar com um idoso entre os refugiados. Ele não olhou para trás ao ouvi-lo, mas guardou o lenço azul que havia tirado e disse: “Não há mal nenhum em ficar”.
Qiao Tianya examinou os arredores e olhou para as pessoas ao redor deles se empurrando umas contra as outras. Estes eram todos refugiados emaciados. Preocupado que haveria um conflito em algum momento e alguém poderia pescar em águas turbulentas para pegar os grãos e ferir Shen Zechuan no processo, ele disse: “Mestre, fique atrás ou fique perto da carroça.”
Shen Zechuan olhou para a floresta banhada pelo brilho do pôr do sol de nuvens vermelhas que pareciam pedaços rasgados de algodão vermelho. O sol poente já estava a meio caminho de sua descida; não demoraria muito para que o céu escurecesse. Ele já havia ficado fora da cidade por dois dias e uma noite, e agora, ele desviou o olhar e disse: “Não há pressa.”
◈ ◈ ◈
O céu escureceu gradualmente e as várias lojas ao longo das ruas das cidades penduraram suas lanternas. Chazhou não tinha tabernas de vinho e casas de chá no momento, mas devido à proliferação de traficantes de seres humanos aqui, havia muitos bordéis montados em cantos remotos. Cai Yu queria reunir seus homens, e os que ele chamou eram todos os vários chefes de sua própria gangue. Essas pessoas dependiam de Cai Yu para viver e raramente faziam trabalhos adequados para ganhar seu sustento. Em vez disso, eles gostavam de intimidar os fracos e tiranizar a cidade. Eles adoravam ir para os bordéis e descansar lá durante todo o ano. Quando eles foram chamados um de cada vez, eles ainda estavam segurando suas calças, parecendo todos com os olhos turvos. Muitos deles estavam completamente bêbados. O assessor de confiança de Cai Yu não se atreveu a ofendê-los e teve que persuadi-los e bajulá-los antes que pudesse fazer com que essas pessoas saíssem.
Enquanto eles estavam fazendo uma chamada e se alinhando em formação nesta extremidade, Luo Mu e Kong Ling também começaram a fazer seus movimentos do seu lado.
Kong Ling curvou-se para os vários chefes das gangues de pequeno porte que Luo Mu havia ajudado em segredo e disse: “Como todos sabem, Cizhou está aqui desta vez para vender grãos. Enquanto pudermos passar por esta crise com segurança esta noite, o preço do arroz amanhã só pode ser ainda mais baixo.”
Um deles perguntou: “Falar é fácil. Como você espera que acreditemos em você sem nenhuma prova ou garantia?”
Então Kong Ling virou de lado e gesticulou para Luo Mu e disse: “Minhas palavras não são confiáveis, mas certamente você pode acreditar nas palavras de Sua Excelência Luo?”
Luo Mu repetidamente estendeu a mão para essas gangues, financiando-as com bastante prata apenas neste meio mês. Eles haviam sido tão maltratados por Cai Yu ultimamente que nem se atreveram a sair de seus becos em plena luz do dia. Eles não receberam uma parte daqueles grãos baratos de um tael por cinco dou. Cai Yu já os havia encurralado, e foi tudo por causa do apoio financeiro de Luo Mu que eles puderam sobreviver, então, naturalmente, eles estavam dispostos a acreditar nas palavras de Luo Mu.
Luo Mu limpou a garganta e disse: “Atualmente, todos os armazéns da cidade são administrados apenas por Cai Yu. Os preços são realmente exorbitantes. Mesmo pessoas como nós não podem pagar, muito menos as pessoas comuns. O preço oferecido por Cizhou é justo; é próximo ao preço de Qudu. O que é ainda mais raro é a promessa de Cizhou de nunca inflar o preço no futuro. Já assinei os documentos com Cizhou. Não pode ser falso quando tudo foi escrito em preto e branco.”
Os vários chefes juntaram suas cabeças para discutir o assunto entre si.
Kong Ling continuou: “Eu sei que todos vocês estão preocupados com o Clã Yan, mas é melhor acabar logo com isso do que prolongar a agonia. Em vez de permitir que o Clã Yan se apoie na autoridade de Cai Yu para controlar a linha de vida de Chazhou, porque não deixar meus irmãos aqui decidirem por si mesmos? Além disso, a única razão pela qual Cai Yu está disposto a baixar o preço hoje é porque o preço dos grãos de Cizhou está muito baixo. Se não conseguirmos nos livrar dele esta noite, quando os vagões de grãos de Cizhou partirem, o preço dos grãos em Chazhou voltará a subir ao que era originalmente.”
Se alguém quisesse que as pessoas trabalhassem juntas, primeiro teria que conversar com elas sobre os benefícios. Kong Ling sabia disso muito bem. O preço original estabelecido por Cizhou era de um tael por um dan e oito dou* de arroz, mas Shen Zechuan não havia mencionado esse valor durante esses últimos dias de redução de preços, e isso foi precisamente porque ele estava esperando para usar essa informação para inspirar as pessoas no momento certo.
(n/t: *oito dou seria cerca de 72kg)
Kong Ling parou por um momento antes de continuar: “De acordo com o Vice-Comandante, contanto que todos estejam dispostos a contribuir, uma vez que Cai Yu tenha sido derrubado, o preço do grão será menor que um tael por um dan e três dou, por três dou*!”
(n/t: * um dan e três dou seria um dan = 90kg e três dou = 27kg.)
No momento em que essas palavras foram ditas, as pessoas começaram a fervilhar de excitação.
O preço do grão em Qudu era apenas um tael por um dan e cinco dou* de arroz, mas Cizhou estava disposta a oferecer um dan e seis dou**. O impacto superou em muito o pequeno gesto de Cai Yu. Eles estavam preocupados não apenas com os grãos, mas também com seus futuros meios de subsistência e sobrevivência em Chazhou. Mais importante ainda, o primeiro lote de grãos neste outono não foi pago de seus bolsos, mas por Luo Mu. Depois que Cai Yu foi derrubado de seu pedestal, Chazhou ainda poderia saquear os armazéns da residência Cai. Com a combinação dessas duas fontes de grãos, eles não teriam que se preocupar em passar o inverno este ano!
(n/t: *um dan e cinco dou seria um dan = 90kg e cinco dou = 45kg.
**um dan e seis dou seria um dan = 90kg e seis dou = 54kg.)
Sons de assentimento abaixo subiram em harmonia e, em pouco tempo, o moral estava em alta.
Kong Ling acenou para Luo Mu, então disse aos vários chefes: “Os homens de Cai Yu não deixaram a cidade, então não há necessidade de todos se preocuparem; naturalmente temos planos em prática.”
Por volta da hora de zi[1], os homens de Cai Yu deixaram a cidade. Esses bandidos estavam todos usando suprimentos do exército do arsenal pertencente às tropas da guarnição de Chazhou e, embora o equipamento fosse antigo, estava totalmente intacto. Com espadas, lâminas e escudos todos no lugar, eles tinham, à primeira vista, a aparência de um exército adequado.
Quando o assessor de confiança enviou alguém para verificar a situação pela manhã, havia apenas cerca de mil pessoas fora da cidade, mas quando ele saiu da cidade para dar uma olhada agora, a multidão era densa demais para ele enxergar. Claramente, o número de pessoas dobrou. O número de homens e cavalos sob o comando de Cai Yu na cidade era de apenas mil e quinhentos, e ele havia trazido mil nessa viagem, e ainda assim eles se sentiram um pouco intimidados enquanto se aglomeravam ao redor da entrada da cidade.
“Por que de repente há tantas pessoas aqui?” Um dos chefes na parte de trás esticou a cabeça: “Está lotado até os confins da terra!”
O assessor se virou, sorrindo obsequiosamente enquanto dizia: “Eles estão famintos demais para andar. Como podem ser considerados pessoas? O importante são os vagões de grãos. O Velho Mestre já disse que, desde que todos possam derrubá-lo, os grãos de Cizhou podem ser divididos entre cada um dos chefes daqui.”
Os chefes observaram silenciosamente e viram que eles eram de fato apenas alguns refugiados em trapos, e o número de guardas de Cizhou era pateticamente pequeno; assim, eles disseram: “Com essa garantia do chefão, vamos fazer! Vê aqueles guardas de Cizhou? Vamos dividir de acordo com o número de vagões. Quanto mais você mata, mais parte do grão você obtém mais tarde!”
A multidão de pessoas esfregou as palmas das mãos, ansiosa por uma luta. Eles nem precisavam que o assessor desse um comando antes de partirem.
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan só levou o mingau à boca quando ouviu os gritos de guerra. Um bando de bandidos saiu da via pública e brandiu suas lâminas para começar a golpear. Felizmente, os guardas de Cizhou estavam guardando na periferia, e ambas as partes começaram a combater de perto. Fei Sheng imediatamente abriu a boca e gritou para o grupo de refugiados: “Roubo! Cai Yu enviou seus homens para arrebatar os grãos!”
Fei Sheng gritou em voz alta. Seus gritos não eram altos, mas os refugiados próximos já estavam assustados. Eles se empurraram e se esbarraram um no outro e gritaram atrás dele: “Roubo! Cai Yu enviou seus homens para arrebatar os grãos!”
Ao ouvir isso, um chefe do outro lado ficou encorajado e rugiu com uma risada selvagem. “Estamos aqui para roubar grãos! Quem ousar ficar em nossos caminhos será sacrificado às nossas lâminas! Irmãos, ataquem!”
Os guardas de Cizhou eram muito poucos para resistir ao ímpeto do ataque dos bandidos, ainda mais quando todos os refugiados estavam logo atrás deles. Enquanto eles se empurravam, os gritos daqueles que estavam sendo pisoteados ecoavam por toda parte. Ao ver isso, os bandidos começaram a abrigar a intenção de brincar com as pessoas, e assim arrancaram os idosos, os fracos, mulheres e crianças e os aterrorizaram com suas lâminas. “Não estamos apenas roubando os grãos, mas também vamos matar, matar, matar!”
Os bandidos arrastaram uma mulher com uma criança nos braços pelos cabelos, e a lâmina brilhante a assustou tanto que ela estava tremendo por inteiro enquanto chorava e suplicava. Mas os bandidos estavam acostumados a cometer todo tipo de atos atrozes e, quando a viram chorando, não sentiram pena e caíram na gargalhada em uníssono. Eles até estenderam as mãos e fizeram força para puxar a criança em seus braços.
Inesperadamente, uma mão de repente se estendeu entre a multidão de pessoas para parar aquela lâmina.
Qiao Tianya jogou de lado a bainha de seu manto e sorriu: “Matar é uma coisa, mas por que humilhar os outros? É tão irritante ouvir todos esses choros e lamentos. Levante a mão e solte a lâmina em um movimento rápido; acabe com isso e pronto!”
Este bandido exerceu sua força, mas a lâmina não se moveu nem um pouco. Ele gritou: “Minha nossa, mano! Solte!”
Vendo seu rosto vermelho de raiva, Qiao Tianya deu alguns passos para trás, fazendo com que o chefe cambaleasse para acompanhá-lo.
Shen Zechuan, que estava de pé atrás, disse: “Qual é o sentido de fazer os outros de tolos? Qiao Yueyue, solte e devolva a ele.”
Qiao Tianya disse: “Claro, sem problemas. Eu estou soltando. Eu estou soltando agora!”
As palavras tinham acabado de sair de sua boca quando Qiao Tianya realmente o soltou. Aquele bandido foi arrastado com força em uma investida em direção a Qiao Tianya. Qiao Tianya deu um passo para o lado para evitá-lo, então levantou o pé e chutou aquele bandido na bunda, enviando-o voando para a multidão e pousando bem na frente dos pés de Shen Zechuan.
Quando aquele bandido fez menção de se levantar, seu olhar se deslocou ao longo do manto branco. Assim que estava prestes a deslizar até o peito de Shen Zechuan, a ponta da bainha de Yang Shan Xue pressionou contra o centro de seu cabelo, parando a trajetória ascendente de sua cabeça.
A expressão de Shen Zechuan ficou fria, seu olhar afiado e feroz enquanto falava com justiça. “Cizhou está aqui para fornecer ajuda às pessoas comuns de Chazhou. Tudo bem se Cai Yu não me permitir entrar na cidade, mas vocês também têm que derrubar a tenda de mingau? Então vá em frente e derrube-os. Não machuque ninguém.”
Sua voz não era alta nem suave, mas havia arrebatado os que estavam nas redondezas. Chazhou sofreu muito nas mãos de Cai Yu e dos esquemas do Clã Yan para aumentar o preço dos grãos, e as pessoas estavam atualmente sobrecarregadas de tristeza e indignação. Enquanto a mulher que foi resgatada chorava, muitas outras também começaram a chorar.
Como o bandido poderia saber que havia caído em uma armadilha? Tudo o que ele conseguia lembrar era o número de funcionários que o chefe havia mencionado anteriormente. Incapaz de levantar a cabeça devido à humilhação, ele se preparou e cuspiu odiosamente: “Chazhou é o domínio do chefão. Se ele quiser derrubá-lo ou matar seu povo, vocês podem detê-lo?!”
Shen Zechuan diminuiu muito ligeiramente a quantidade de força que ele estava usando, “Esses grãos —”
Em um instante, o bandido agarrou a lâmina que havia caído nas proximidades, levantou o braço e se moveu para cortar o peito de Shen Zechuan. Qiao Tianya já havia se movido, mas o bandido estava muito mais perto, e aquela lâmina foi direto para Shen Zechuan. No entanto, foi neste exato momento que o bandido viu a compostura nos olhos de Shen Zechuan, como se ele estivesse esperando apenas por isso.
A bainha de Yang Shan Xue fez um som de ‘pancada’ quando atingiu o lado da lâmina do bandido. No entanto, algumas gotas de sangue fresco seguiram o som, respingando na manga de Shen Zechuan.
Um homem ao lado de Shen Zechuan caiu de bunda, paralisado e aterrorizado. “Eles estão matando pessoas!”
Qiao Tianya inicialmente pensou que o sangue pertencia a outra pessoa, mas após uma inspeção mais próxima, era na verdade a mão esquerda de Shen Zechuan que estava sangrando.
Gritos de alarme ecoaram por toda parte. Fei Sheng, que estava longe, gritou com todas as suas forças: “Quem se atreve a prejudicar meu mestre?!”
Assim que ele disse isso, todos os Guarda-costas Imperiais sacaram suas lâminas. A partir do momento em que Qiao Tianya interceptou a lâmina, um dos chefes de pé atrás sabia que havia encontrado alguém difícil de lidar. Ele calmamente deu alguns passos para trás e ordenou: “Faça o que o chefão diz. Corte todos eles até a morte!”
O bandido na frente de Shen Zechuan ainda não estava morto, então Qiao Tianya o chutou pelas costas, fazendo o homem rolar no chão. Mas, antes que Qiao Tianya pudesse sacar sua lâmina, várias pessoas correram atrás de Shen Zechuan, fervilhando em direção aos bandidos enquanto eles davam socos e chutes neles. A multidão foi despertada para a ação, sua raiva atingiu seu pico. Os refugiados correram em uníssono, colidindo sem medo com os bandidos sem se importar com suas vidas.
“Cai Yu, abra os armazéns! Vocês bandidos do mal devem morrer! Não machuque nosso benfeitor!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 子时 23h pm às 1h am, com base no sistema de subdivisões de duas horas usado em tempos antigos