Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 139
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Sabendo que ele havia humilhado Shen Zechuan com sua rejeição, Kong Ling mal se aproximou dele nos próximos dias. Em vez disso, concentrou sua atenção em inspecionar as mercadorias nas respectivas lojas, ocupadas demais para fazer uma pausa. Por outro lado, Shen Zechuan se comportou como sempre fazia e continuou a cumprimentá-lo como Senhor Chengfeng sempre que o via. Isso encheu Kong Ling com ainda mais pavor, e ele se submeteu a Shen Zechuan em todos os assuntos.
Assim como eles esperavam, o grão de baixo preço de Cai Yu não impressionou os bandidos menores. Com Luo Mu no meio agindo como intermediário e puxando as cordas, várias partes gradualmente começaram a desenvolver sentimentos de insatisfação em relação a Cai Yu. Cai Yu tinha gosto pela extravagância nos últimos anos, e a cada ano que comemorava seu aniversário, com certeza receberia presentes raros e inestimáveis. Ele também classificava seus amigos e parentes próximos e distantes de acordo com os presentes que eles lhe davam, e isso posteriormente despertou muita infelicidade entre um grande número deles em particular. Ao mesmo tempo, a notícia de que Cai Yu estava distribuindo grãos baratos de repente se espalhou para fora da cidade, e com o preço caindo cada vez mais baixo, os plebeus famintos fora da cidade ficaram cada vez mais indignados.
Cai Yu costumava se considerar um sênior respeitado de Chazhou, e ainda assim ele estava ignorando todos eles com os portões da cidade fechados, deixando-os à própria sorte. Shen Zechuan estava certo; não que ele não entendesse, mas que ele estava em uma situação difícil, sem ter como recuar.
O grão em Chazhou foi atualmente fornecido por Hezhou e subsidiado pelo Clã Yan. Ao pegar todos esses grãos, Cai Yu teve que pagar juros ao Clã Yan, e a parte que ele não pôde pagar teve que ser paga de seus próprios bolsos. Abaixar o preço só o prejudicaria e, como ele não estava disposto a perder, ele só poderia se forçar a seguir em frente. Ele já havia enviado várias cartas sucessivas a Hezhou para perguntar sobre a situação.
Isso era o que Shen Zechuan estava esperando.
Cai Yu nunca poderia imaginar que, em uma noite, toda a cidade estaria em discussão sobre o preço dos grãos.
“De onde essas pessoas vieram?” Cai Yu chamou a serva para ajudá-lo a vestir suas roupas e pediu a seu assessor de confiança: “Por que não ouvi nada sobre os vagões de grãos de Cizhou entrando em nosso território!”
Seu assessor respondeu: “Eles tomaram a via pública e suprimiram a notícia de sua chegada fora da cidade; nunca conseguiu chegar até nós.”
A expressão de Cai Yu era sombria quando ele calçou as botas e deu alguns passos. “Eu achei estranho quando Kong Ling entrou na cidade. O que Cizhou estaria fazendo aqui sem rima ou razão? Acontece que é para roubar nosso negócio! Eles se prepararam tão minuciosamente, tudo para me desafiar! O que eles disseram?”
Seu assessor de confiança pegou a bainha do manto de Cai Yu por trás. “Enviei alguém para fazer perguntas esta manhã. O preço dos comerciantes de Cizhou é um tael por sete dou* de arroz[1].”
(n/t: *sete dou, seria cerca de 63kg)
Ao ouvir isso, Cai Yu prontamente zombou. “Eu pensei que eles estavam aqui para jogar Bodhisattva e salvar as pessoas, mas eles também estão aqui apenas para lucrar com o infortúnio dos outros. Houve alguma resposta de Hezhou?”
O assessor estimou o tempo e respondeu: “Neste momento, a carta ainda não foi entregue”.
Cai Yu parou junto à porta e a contemplou em silêncio ao lado do riacho murmurante no pátio e os cantos claros e melodiosos dos pássaros sob a passarela coberta. Ele gastou uma enorme soma de dinheiro neste complexo com a intenção de passá-lo para as gerações mais jovens como residência da família. Ele ainda tinha alguns filhos que estavam esperando para assumir os negócios da família e as propriedades de seu velho, e havia mais de mil pessoas em sua família cujo sustento dependia da venda de grãos. Ele não se atreveu a perder este negócio.
“Um tael por sete dou.” Cai Yu murmurou. “Um tael por sete dou… Cizhou não está me menosprezando um pouco pensando em roubar meu negócio por esse preço? Já que eles baixaram o preço, então vamos baixar ainda mais. Vá dizer às lojas de grãos abaixo de nós que vou reduzir o preço para um tael por oito dou* por pena dos plebeus fora da cidade.”
(n/t: *oito dou, seria cerca de 72kg)
O assessor hesitou. “Mas o Jovem Mestre ainda não respondeu. Se…”
“Abaixe isso.” A expressão de Cai Yu gradualmente ficou séria. “O Jovem Mestre ainda se dirige a mim como ‘pa*’. Mesmo que não possamos lucrar desta vez, posso engrossar minha pele e ir a Hezhou pedir um favor. Com o Jovem Mestre à frente do Clã Yan, ninguém ousaria fazer nada comigo! Cizhou veio caindo sobre nós tão ameaçadoramente desta vez. Haverá problemas no futuro se não os fizermos pensar duas vezes e desistir.”
(n/t: *pa = é o endereço usado para pai nos tempos antigos.)
O assessor de confiança de Cai Yu tinha acabado de sair de casa, e Shen Zechuan sabia tudo sobre isso.
A rede de Fei Sheng estava em toda parte. Quando ele sussurrou a informação para Shen Zechuan, Shen Zechuan estava distribuindo mingau grátis fora da cidade.
O tempo estava claro e brilhante hoje. Shen Zechuan deixou a cidade na hora de mao[2] e começou a distribuir mingau de graça para os pobres e necessitados desde a hora de chen[3] até a hora de shen[4]. O sol estava tão escaldante neste momento que o chão lamacento estava rachado. Todos os refugiados procuraram abrigo sob as sombras das árvores. Shen Zechuan deu um leve aceno de cabeça depois de ouvir Fei Sheng e disse: “Já que ele mordeu a isca, ele não poderá escapar. Vá até Luo Mu e faça com que ele diga às gangues menores de bandidos para não ficarem ansiosos. O preço de Cai Yu de um tael por oito dou pode ser reduzido ainda mais.”
Fei Sheng estava claramente ciente da intenção de Shen Zechuan, mas ele apenas teve que se fazer de bobo antes do último e perguntou como um estudante ansioso para aprender: “Então, Mestre, vamos reduzir nossos preços também? Não podemos deixar Cai Yu seguir seu caminho.”
Shen Zechuan jogou o lenço para Qiao Tianya e disse: “Claro, mas teremos que esperar o anoitecer antes de reduzir o preço”.
Porque ele tinha assuntos a tratar durante o dia.
Um cavalheiro vestido de branco vestindo uma pérola de jade branca com dois ou três atendentes a reboque apareceu de repente do lado de fora da cidade de Chazhou e ficou na tenda de mingau de manhã à noite para distribuir pessoalmente o mingau para o povo. Os refugiados que receberam o mingau fizeram uma pequena investigação e descobriram que esses grãos de Cizhou inicialmente deveriam ser vendidos em Chazhou, mas Cai Yu se recusou a deixá-los entrar na cidade. Como eles tinham pena dos plebeus fora da cidade, eles usavam esses grãos para distribuí-los a eles.
A atitude de Shen Zechuan foi cordial e amável, e ele falou com humildade e educadamente. Além do mais, ele era bonito. Se houvesse famílias com órfãos e viúvas, ou com velhos, fracos, doentes e deficientes, ele não apenas lhes dava comida, mas até mandava o médico para examiná-los. Ele mesmo absorveu todas as taxas de consulta e custo das ervas medicinais. Em menos de duas horas, os refugiados que saíram ao ouvir seu nome convergiram para um bando. Sempre que os outros perguntavam sobre o nome de Shen Zechuan, Qiao Tianya e Fei Sheng respondiam com “Assessor de Sua Excelência Zhou” e “Camarada do Senhor Chengfeng”.
Mesmo assim, Shen Zechuan era jovem e tinha um ar distinto quando se movia e atuava. As especulações começaram a girar rapidamente. Nenhuma das pessoas comuns sabia quem era esse jovem mestre, e isso posteriormente o fez parecer ainda mais misterioso e visível.
◈ ◈ ◈
Cai Yu estava inquieto de ansiedade enquanto ficava esperando em casa até a hora do chou[5], sem ousar fechar os olhos. Quando ele ouviu alguém vindo para relatar, ele se levantou apressadamente para deixar seu assessor de confiança entrar antes de perguntar: “Como é? Existe uma atualização sobre o fim de Kong Ling?”
O assessor estava correndo de um lado para o outro o dia inteiro e, mesmo que tivesse pegado o sedã no meio da viagem, ainda não conseguiria suportar esse grau de exaustão. Suas costas estavam encharcadas de suor. Ele enxugou o suor com as mangas e respirou fundo ao responder: “Acabou! Como o Velho Mestre previu, Cizhou também baixou o preço novamente!”
Cai Yu perguntou preocupado: “Por quanto?”
O assessor respondeu: “Um tael por nove dou* de arroz”.
(n/t: *nove dou, seria cerca de 81kg)
A expressão de Cai Yu estava calma; este preço estava dentro de suas expectativas. Ele andou. “Nós baixamos em um dou, e eles seguiram o exemplo. Parece que eles também não têm confiança suficiente.”
O assessor seguiu ao lado de Cai Yu. “Velho Mestre, então devemos baixar o preço? Se baixarmos ainda mais, chegará a um dan*!”
(n/t: *um dan seria aproximadamente 90kg)
De dois dou para um dan, Cai Yu já pensava no tipo de punição que iria enfrentar quando fosse para Hezhou após esse desastre. No entanto, ele só poderia continuar forçando a questão agora. Ele apertou a mandíbula e disse: “Abaixe ainda mais! Para um tael por um dan!”
◈ ◈ ◈
Quando Luo Mu ouviu a notícia em sua residência, ele disse a Kong Ling: “Se Cai Yu continuar a baixar o preço, será difícil para ele aumentá-lo novamente no futuro. Ele caiu na isca da linha do anzol do estratagema.”
Kong Ling olhou para a janela e confirmou que não havia mais ninguém por perto antes de falar. “É tudo graças à previsão do Vice-Comandante.”
Pensar em Shen Zechuan fez Luo Mu suspirar. “Se fosse eu, eu teria sido enganado também. Como Cai Yu poderia saber que Cizhou estava planejando se desviar do preço de Qudu? Este é um negócio lucrativo. Cada aumento de um dou de grão por tael é uma perda de dinheiro real.”
“As riquezas não podem ser levadas para a sepultura; quanto tempo ele pode lucrar com os infortúnios em Zhongbo? Você é um tolo! Se Cai Yu tivesse alguma previsão, ele teria mostrado contenção este ano. Cizhou não tinha confiança devido à falta de recursos há seis anos, mas estamos nos recuperando e reconstruindo nossas forças nesses seis anos. O transporte das provisões do exército para os militares de Libei de Cizhou no ano passado foi decidido pelo Secretariado Sênior Hai e o marquês. Pense nisso, Qudu já sabia que Cizhou tinha a capacidade de assumir essa responsabilidade. Assim que Cizhou for revitalizada, aqueles com ambição das respectivas províncias também competirão entre si para chegar ao topo. Quando chegar a hora desses lugares recultivarem seus campos de grãos, o preço dos grãos em Zhongbo certamente cairá. Este caminho para a fortuna não pode durar muito; a única questão é quem será o único a esmagá-lo.” Tendo falado sobre esse ponto, Kong Ling parou por um momento. “Tanto a hora quanto o lugar estão certos. O Vice-Comandante pretendia matar em Zhongbo.”
Ao notar que Kong Ling estava atordoado, Luo Mu perguntou: “Percebi que o Vice-Comandante tem intenções de usá-lo, mas você continuamente fecha os olhos para isso. Chengfeng, será que o Vice-Comandante também não pode ser comparado a Zhou Gui?”
Kong Ling olhou para a sombra da árvore do lado de fora da janela e respondeu apenas meio momento depois: “Minhas habilidades são medíocres. A única razão pela qual posso apoiar Zhou Gui é que ele só pode ser o Prefeito da Província de Cizhou nesta vida. Manter a calma em um canto do mundo é fácil o suficiente para que alguém do meu calibre possa fazê-lo. Mas estabilizar um vasto território só pode exigir talentos que sejam pilares do Estado. O Vice-Comandante não é um mero peixe em um lago; Não ouso ser tão presunçoso a ponto de reivindicar conexões com tal homem.
Luo Mu ficou mudo.
◈ ◈ ◈
Nem os homens dentro ou fora de Chazhou dormiram bem esta noite. Cai Yu bebeu xícara após xícara de chá forte, com medo de fechar os olhos para que a outra parte não baixasse sub-repticiamente o preço novamente no momento em que ele se deitou. Ele nunca tinha sido um homem com perspicácia nos negócios, e estava apenas confiando em seu status de bandido para manter uma farsa para o Clã Yan. E agora, ele era uma pilha de nervos, tendo sido levado a um estado de ansiedade.
O povo de Cizhou permaneceu passivo por muito tempo. Apenas a tenda de mingau fora da cidade ainda estava funcionando. Cai Yu ouviu dizer que mais de mil pessoas haviam convergido para fora da cidade, mas tinha certeza de que o que tinha em mãos eram as forças armadas genuínas; a reunião fora da cidade era meramente uma equipe heterogênea. Mesmo que convergissem juntos, não poderiam afetar a situação.
O tempo continuou a passar. Quando a tarde chegou, Cai Yu decidiu tirar uma soneca totalmente vestido, mas ele tinha acabado de fechar os olhos quando ouviu um relatório chegando. Ele se sentou apressadamente e deixou uma criada apoiá-lo na saída. No momento em que viu a expressão do assessor, seu coração afundou. “Para quanto eles baixaram?”
O assessor relatou ansiosamente: “Velho Mestre, a queda de preço desta vez é uma loucura! Eles baixaram para um tael por um dan e três dou* de arroz. As pessoas que estavam adotando uma atitude de esperar para ver ontem já estão começando a deixar a cidade uma atrás da outra. Eles estão todos indo direto para o vagão de grãos de Cizhou para comprar grãos!”
(n/t: *um dan e três dou, seria um dan = 90kg e três dou = 27kg)
Cai Yu ficou sem palavras por um momento. “Tão baixo?!”
O assessor respondeu: “Já está próximo do preço do grão em Juexi. Se continuar caindo, teremos que abrir mão de todos os nossos lucros após a primavera deste ano para reembolsar Hezhou!”
Cai Yu segurou o homem e disse incrédulo. “Cizhou não acabou de enviar provisões do exército para Libei? Agora que Libei se rebelou, eles receberão todas as provisões de Cizhou no futuro. Se Zhou Gui vender todos os grãos, como ele vai prestar contas ao Príncipe de Libei? Além disso, o que eles estão ganhando ao baixar tanto o preço?!”
O assessor de confiança seguiu atrás de Cai Yu, igualmente em pânico enquanto falava: “Exatamente! Se continuarem baixando o preço, não será diferente de Juexi. Isso não seria uma perda? Que lucros poderia haver?”
Cai Yu estava envelhecendo e não havia dormido a noite toda; ele estava tão instável em seus pés que ele teve que deixar alguém ajudá-lo a se sentar. “Eles estão determinados a roubar nosso negócio…” O ódio borbulhou nele. “Como eles ousam! Vá reunir meus homens. Hoje à noite, vamos derrubar o vagão de grãos, capturar Kong Ling e matar todos aqueles que vieram com ele! Tenho bandidos ferozes do meu lado; por que eu teria medo deles? Zhou Gui, aquele pirralho ignorante. Vou ver se ele tem coragem de lutar comigo de frente!”
O acessor deu um tapa em seu joelho, emocionado enquanto falava: “É assim, Velho Mestre! Deveríamos ter retaliado há muito tempo e não desperdiçar todo esse esforço sendo legal com eles! Eu vou agora mesmo!”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Palavras da Autora T97 (Tang Jiuqing):
Tudo bem eu já entendi. Vocês todos querem que eles se conheçam, certo? Tudo bem, tudo bem. Em breve.
Obrigada por ler.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Flor: esta tradutora fritou os neurônios para trazer o quilo das sacas de grãos durante o capítulo, se houver algum erro nas contas, me digam, e eu vou chorar por culpa do Lanzhou (ಥ﹏ಥ)
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 斗 dou: uma medida seca para grãos igual a um décimo de 石 dan.
石 dan: medida seca para grãos. Em QJJ, 1 dan = aproximadamente 90kg (ver nota do autor no capítulo 113). Portanto, 1 dou teria cerca de 9 kg.
[2] 卯时 05hrs às 07hrs com base no sistema de subdivisões de duas horas usado em tempos antigos
[3] 辰时 7hrs às 9hrs am
[4] 申时 15hrs às 17hrs pm
[5] 丑时 1hr às 3hrs am