Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 130
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
No momento em que o Acampamento Bianbo foi atacado, Shen Zechuan estava tirando um cochilo.
Qiao Tianya estava sentado sob o beiral brincando com sua cítara de sete cordas, enquanto Ding Tao e Li Xiong cercavam o pote de cobre brincando com os peixes. Estava quieto dentro da sala. A luz do sol derramou sobre metade dos ombros de Shen Zechuan. Ele tinha acabado de acertar os detalhes do registro do censo com Zhou Gui e os outros na noite anterior, e eles começaram a fazer um inventário das reservas dos armazéns de Cizhou esta manhã. O outono estava ao virar da esquina. Se eles queriam fazer negócios com Chazhou, este era o melhor momento. Ele ficou ocupado até a tarde, e foi aí que aproveitou para cochilar por um momento enquanto estava sentado em sua mesa.
Uma quantidade não especificada de tempo depois, ele acordou.
Shen Zechuan recostou-se na cadeira de taishi e beliscou o centro de suas sobrancelhas. Depois de um momento para se recompor, ele chamou Qiao Tianya.
“Os bandidos de meio mês atrás já retornaram ao Monte Luo. Houve algum movimento de Lei Jingzhe?” Shen Zechuan pegou seu pincel e continuou a escrever o que ainda não havia terminado no papel.
“Mesmo que haja algum sinal de atividade, chegará até nós alguns dias depois.” Qiao Tianya escolheu uma cadeira para se sentar. “Além disso, o marquês é meticuloso em seus arranjos. Quando Lei Jingzhe retornar ao Monte Luo, ele será alvo de críticas. Apenas tentar resolver seus próprios assuntos internos no Monte Luo levará cerca de um mês ou mais.”
Shen Zechuan não disse nada e continuou escrevendo. Achando-o um tanto distraído, Qiao Tianya acrescentou: “O Mestre só dormiu quatro horas na noite passada, e você ainda tem que ir à residência do Zhou para discutir assuntos oficiais com eles depois do jantar. Não há mal nenhum em descansar enquanto você pode agora.”
Shen Zechuan disse: “Vou dormir depois de voltar. Fei Sheng ainda está ocioso? Já que ele quer fazer alguma coisa, dê a ele algo para fazer.”
Qiao Tianya esfregou os dedos e disse: “Tenho pensado sobre isso esses dias. Você o deixou no frio por mais de um mês. Se isso continuar, temo que ele guarde ressentimento.”
“As engrenagens no cérebro dessa pessoa com certeza giram rápido. Ele sabe que Ce’an não está disposto a aceitá-lo, então ele quer permanecer em Cizhou. Zhou Gui e Kong Ling temem seu histórico de Guarda-costa Imperial e não se atrevem a usá-lo, então ele só pode seguir o shifu, esperando conseguir um emprego meu através do shifu.” Shen Zechuan largou o pincel para deixar a tinta secar e continuou: “Agora que Gu Jin retornou a Libei, realmente estamos com falta de pessoas para nos procurar.”
Quando Qiao Tianya e o resto chegaram a Cizhou, os vários Guarda-costas Imperiais que os seguiram para fora de Qudu também chegaram um após o outro. Mas mesmo que esses Guarda-costas Imperiais se reunissem, havia apenas cerca de cem homens, metade dos quais eram antigos subordinados de Fei Sheng. A princípio, quando Shen Zechuan colocou Fei Sheng de lado sem usá-lo, foi porque Fei Sheng não tinha a intenção de segui-lo; aquele olhar dele estava fixo em Xiao Chiye. Uma pena que Xiao Chiye não estava disposto a tomá-lo como subordinado, então Fei Sheng só poderia se contentar com a próxima melhor opção e permanecer ao lado de Ji Gang, deferindo a ele em todas as questões. Em Cizhou, Fei Sheng não estava envolvido em nenhum dos assuntos, mas muitas vezes se colocava à vista de Shen Zechuan. Sua intenção era simplesmente muito óbvia.
Fei Sheng leu tudo com bastante precisão. Mesmo que Shen Zechuan o deixasse no frio por um momento, Shen Zechuan acabaria tendo que usá-lo ainda, porque ele havia observado cada movimento de Shen Zechuan, e ele sabia que Shen Zechuan não tinha mão de obra.
Qiao Tianya se inclinou levemente e perguntou do outro lado da mesa: “O que o Mestre quer que ele investigue?”
“Duas coisas.” Shen Zechuan respondeu. “A primeira é fazer com que ele acompanhe constantemente o preço do chá e do arroz nas várias províncias de Zhongbo e na cidade de Huaizhou. O preço proposto por Cizhou estará no meio. Se quisermos evitar perdas, teremos que ter uma boa ideia dos preços nesses lugares. Os Guarda-costas Imperiais costumavam ter a mesma tarefa em Qudu, então ele pode designar homens para realizar essa tarefa. A segunda é para ele chegar ao fundo do relacionamento de Lei Changming e Lei Jingzhe com o Clã Yan de Hezhou. Especialmente Lei Changming. Quero saber todos os detalhes da vida dessa pessoa.”
Qiao Tianya ficou um pouco surpreso. “Lei Changming era apenas um alvo vivo que Lei Jingzhe criou para si mesmo do lado de fora. Por que o Mestre não está investigando Lei Jingzhe, mas sim Lei Changming?”
Shen Zechuan parou por um momento antes de dizer: “Quando eu estava tirando um cochilo mais cedo, lembrei-me da aparência de Lei Changming antes de morrer. Acho ele um pouco estranho. O costume de usar brincos é o mais prevalente entre os clãs nobres de Qudu e das Oito Grandes Cidades. Li Xiong é um órfão criado por Lei Jingzhe. Ele raramente socializa com essas pessoas e só as encontrou uma vez, então não é de surpreender que ele não consiga se lembrar claramente. Mas Lei Changming era o chefe dos bandidos do Monte Luo. Ele tinha negócios com os prefeitos das províncias e comandantes das tropas de guarnição das duas províncias de Dunzhou e Duanzhou; ele até teve negócios com Yan Heru, o mais jovem mestre do Clã Yan, uma família de comerciantes ricos. Ele deveria ter encontrado homens usando brincos inúmeras vezes, mas ele continuou focando no meu brinco de jade antes de sua morte…”
Shen Zechuan franziu as sobrancelhas ligeiramente. Ele podia se lembrar claramente da expressão de Lei Changming antes de sua morte. Se Li Xiong não tivesse mencionado isso, ele também não teria notado. O olhar perturbado e delirante de Lei Changming estava claramente olhando para outra pessoa através deste brinco de jade.
Este assunto era originalmente inconsequente. Quem ouviu isso não deve levar isso a sério. Isso porque o brinco de jade de Shen Zechuan não era nada raro; era apenas algo que Xiao Chiye havia polido com o material restante enquanto ele estava fugindo. Comparado com a caixa de brincos que ele deu a Shen Zechuan em Qudu, este não era nada valioso. Outros podiam dizer de relance quão “precioso” era apenas por causa de sua redondeza e suavidade. Os clãs nobres consideravam uma “bênção” deixar seus filhos mais preciosos usarem brincos de jade.
Mas Shen Zechuan se sentiu sutilmente incomodado com isso. Ele intuitivamente sentiu que havia algo lá dentro que ele gostaria de aprofundar. Ainda havia alguns segredos sobre o par de tio e sobrinho do Clã Lei que Zhou Gui e Kong Ling não conheciam.
Li Xiong estava sentado ao lado da bacia de cobre, brincando com um barbante vermelho[1]. Mas ele era desajeitado e continuava falhando em suas tentativas.
Ding Tao pegou o peixe e a água espirrou sobre Li Xiong.
De repente, Li Xiong quebrou a corda com raiva e a jogou em Ding Tao. Ele fez uma careta e disse: “Vou procurar meu grande mano”.
Ding Tao, com as mangas ainda arregaçadas, disse: “Melhor não; o que é tão bom sobre o seu grande mano? Por que você não trata Qiao Yueyue e eu como seus irmãos mais velhos e segue nosso Jovem Mestre? Nosso jovem mestre distribui doces todos os meses e nunca retém nossos salários.”
“Não quero dinheiro.” Li Xiong de repente se levantou. “Eu quero meu grande mano.”
Ding Tao deu uma olhada na sala principal e viu Qiao Tianya ainda discutindo assuntos com Shen Zechuan do outro lado das cortinas de bambu parcialmente penduradas, então ele abaixou as mangas e disse: “Por que você não vem comigo para pegar alguma carne?”
“Eu não estou comendo!” Por alguma razão, Li Xiong estava agitado. Ele coçou a bochecha e perguntou ansiosamente: “Por que vocês não estão me deixando ir? Eu quero sair da cidade. Eu quero voltar ao Monte Luo!”
Ding Tao sentiu que Li Xiong era realmente um pirralho. Ele não podia argumentar com Li Xiong, mas se eles viessem a brigar, ele também não seria páreo para Li Xiong. Vendo que Li Xiong estava prestes a fazer uma cena novamente, Ding Tao de repente teve uma ideia. “Você sente muita falta do seu grande mano. Ele deve ser realmente formidável, hein?”
Li Xiong respondeu: “Meu grande mano é o herói número um no Monte Luo. Claro, ele é formidável.”
Ding Tao bateu palmas e disse: “E daí que ele é um herói no Monte Luo? Ele é tão formidável quanto meu mestre, meu jovem mestre? Eu não penso nele como um herói!”
Com certeza, Li Xiong estava furioso. Ele olhou para Ding Tao. “Seu mestre e jovem mestre não são formidáveis! Ele é tão magro; meu grande mano pode matá-lo com apenas um soco!”
Ding Tao cuspiu para si mesmo, sentindo-se um pouco descontente, mas ainda tentou o seu melhor para fingir um ato feliz. “Oh? Então isso é formidável. Seu grande mano é Lei Jingzhe, certo? Seu tio é Lei Changming. Eu sei tudo sobre isso.”
Li Xiong já estava com inveja de Ding Tao para começar, e ele não estava disposto a perder para Ding Tao aqui. Para provar que Lei Jingzhe era mais forte que Xiao Chiye e Shen Zechuan, ele disse apressadamente: “Lei Changming também é formidável. Ele pode levantar as pessoas pequenas de cabeça para baixo, mas meu grande mano é ainda mais formidável do que Lei Changming!”
Vendo que ele tinha mordido a isca, Ding Tao brincou e perguntou: “Que tipo de movimento de artes marciais está levantando as pessoas de cabeça para baixo?”
Li Xiong deixou escapar de improviso. Agora que Ding Tao estava perguntando, ele quebrou seu cérebro para recordar a vida de Lei Changming. Memórias passaram por sua mente. “Ou seja, levantar as crianças de cabeça para baixo. Lei Changming adorava fazer coisas assim.” De repente, ele se lembrou de algo. “Oh! Eu me lembro agora! Brincos… brincos redondos e brancos. As crianças que Lei Changming pendurou de cabeça para baixo também as usavam!”
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan planejava sair depois de sua refeição. Enquanto trocava suas roupas, ele ouviu Ding Tao e Li Xiong correndo pelo pátio, berrando e gritando. A criada recuou com uma reverência para a porta e estava prestes a instruí-los a não fazer barulho quando Shen Zechuan olhou para trás e disse: “Está tudo bem. Deixe-os brincar.”
Qiao Tianya originalmente queria colocar sua cítara de sete cordas na mesinha sob o beiral, mas ao ver isso, ele temeu que as duas crianças colidissem imprudentemente com ela enquanto estavam brincando e a danificasse, então ele a mandou de volta para seu próprio quarto.
Quando Shen Zechuan estava saindo do pátio, Ding Tao o seguiu, parecendo querer dizer alguma coisa. Mas vendo que já era tarde, ele engoliu suas palavras e disse enquanto se agarrava ao portão da lua: “Se escurecer, vou com uma lanterna e espero por você.”
Shen Zechuan acenou para Ding Tao. Uma vez que o último se aproximou, ele disse: “Depois de sua refeição mais tarde, vá para o pátio do vovô. Ele quer te ensinar as Vinte e Quatro Posturas do Clã Ji. Estarei de volta no primeiro quarto na hora de hai[2] o mais tardar.”
Ding Tao assentiu e levou Shen Zechuan até a porta, sentindo-se um pouco relutante em se separar dele. Ele tinha ouvido um monte de histórias à tarde. Ele não sabia se Li Xiong estava mentindo para ele ou se era tudo real. Estava quase escuro agora, e ele estava com um pouco de medo também. Assim que Shen Zechuan saiu, ele rapidamente trouxe Li Xiong para procurar Ji Gang. Ainda havia muitos guardas e Guarda-costas Imperiais hospedados naquele pátio. Com mais pessoas ao redor, ele não tinha mais medo.
Shen Zechuan chegou à residência de Zhou. O estudo estava bem iluminado, com vários conselheiros sentados dentro. A noite de verão estava quente e as janelas dos três lados do escritório estavam abertas. Eles também acenderam incenso para repelir mosquitos. A sala parecia abafada quando ficava lotada. Kong Ling temia que Shen Zechuan se sentisse desconfortável, então ele manteve as portas bem abertas.
“Estes são os grãos que foram contados hoje. Vice-comandante, por favor, dê uma olhada.” Zhou Gui apresentou o livro a Shen Zechuan e disse de seu assento: “A colheita do outono está chegando. A nosso ver, este é o momento mais apropriado para discutir negócios com Chazhou.”
“Durante o outono no passado, a companhia de comerciantes viajantes de Hezhou e Juexi tem que passar por Zhongbo para se dirigir à área onde o mercado de comércio mútuo de Libei e da Tribo Huiyan está para lidar com mercadorias. No entanto, a guerra é intensa este ano, e com esse negócio inviável, eles provavelmente irão para Chazhou para compensar isso.” Kong Ling ergueu ligeiramente o manto e se sentou. “Se ficarmos atrás deles, não importa o quão barato vendemos os grãos quando chegar a hora, Chazhou não terá dinheiro para comprar. Então esse assunto tem que ser feito o mais rápido possível.”
“Essa é a coisa.” Shen Zechuan examinou cuidadosamente a quantidade de grãos e disse: “Este assunto é o mais importante agora. Se tudo correr bem, a vida em Cizhou será melhor no próximo ano. Nenhum comércio não foi feito no passado, então os comerciantes de Juexi e Hezhou não poderiam ter antecipado isso, mas eles devem saber mais ou menos disso quando nossos homens forem discutir negócios. Isso envolve a obtenção de uma fatia de sua torta; eles podem não necessariamente estar dispostos.”
“Essa é a coisa difícil.” Zhou Gui concordou. “Deixando de lado a questão de saber se as negociações com o prefeito da província de Chazhou e os bandidos podem correr bem, temos que quebrar a cabeça apenas para nos proteger contra os outros. A tropa de guarnição de Cizhou foi estabelecida por menos de um mês. O campo de treinamento militar não está pronto e os soldados ainda não foram treinados. Se os outros tivessem planos para os grãos e conspirassem contra nós, não seríamos capazes de vencer contra eles.”
Shen Zechuan estava esperando há alguns dias que Zhou Gui dissesse essas palavras. Ele fechou o livro e bateu silenciosamente nele com o dedo. “Cizhou não tem general comandante no momento. Vocês, senhores, e eu não somos versados na arte de treinar soldados. No entanto, o Exército Imperial deixou alguns soldados e cavalos para trás no Campo de Caça Beiyuan para manter a guarda. Se Vossa Excelência está disposto, por que não os deixar treinar as tropas de guarnição primeiro? Temos que chegar a um acordo com Chazhou antes de entregarmos os grãos. O negociador foi decidido? Vou pedir a Qiao Tianya para liderar os Guarda-costas Imperiais e o escoltar para proteção.”
Zhou Gui olhou para Kong Ling antes de olhar para trás. “Eu não posso deixar Cizhou, então só posso enviar Chengfeng e designar alguns funcionários que podem fazer as contas para acompanhar. Se o vice-comandante estiver disposto a enviar alguns homens para protegê-los, seria realmente o melhor.
Zhou Gui não entendeu, mas Kong Ling entendeu perfeitamente bem. Ele se recompôs e disse a Shen Zechuan: “Mas eu sou um novato quando se trata de fazer negócios, e me sinto muito apreensivo por não saber se há especialistas lá… então, eu gostaria de pedir ao vice-comandante que me conceda um estratagema engenhoso que eu possa trazer.”
Shen Zechuan sorriu e disse: “Senhor Chengfeng, você é muito modesto. Onde diabos eu teria um estratagema engenhoso? Se for permitido, irei com o senhor Chengfeng nesta viagem.”
Como Zhou Gui ousaria deixar Shen Zechuan se aventurar nas profundezas da toca do tigre, onde os perigos espreitam? Xiao Chiye “se apresse dentro de um dia” ainda estava ecoando em seus ouvidos! Ele apressadamente disse: “O vice-comandante é —”
Kong Ling já estava fazendo sua reverência e expressando sua gratidão. “Sinto-me tranquilo com o vice-comandante por perto.”
Este homem realmente sabe como se faz.
Shen Zechuan olhou para Kong Ling com uma expressão gentil.
Realmente inteligente demais.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Cama de gato, um jogo que consiste em fazer figuras de barbante com as mãos.
[2] 亥时 21h-23h, com base no sistema de subdivisões de duas horas usado em tempos antigos.