Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 122
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Quando Yu Xiaozai falou sobre esse ponto, ele se inclinou e se engasgou com soluços, incapaz de continuar. Os estudiosos de sua geração que assumiram cargos oficiais ou queriam ser o patriota e leal Qi Huilian, que daria sua vida por sua causa, ou o Hai Liangyi, que era a força estabilizadora que poderia mantê-los juntos em tempos de crise. Mas então, este palácio oscilando sob os elementos de repente soltou o som estrondoso do colapso[1]. Em uma noite, destruiu as aspirações elevadas de várias dezenas de milhares de pessoas, transformando Da Zhou em uma terra onde os lamentos abundam em todos os lugares.
Shen Zechuan virou a cabeça para o lado em silêncio e escutou o som do vigia noturno em suas rondas além do muro do pátio[2].
Algum tempo depois, Yu Xiaozai parou de soluçar. Ele cobriu o rosto com um lenço quente por um momento antes de dizer: “O uso de sua morte pelo Grande Secretário para protestar forçou Han Cheng a um beco sem saída, mas ele se recusou a desistir. Os discípulos do colégio imperial estavam tão agitados que bloquearam o sedã de Han Cheng na Rua Shenwu após o encerramento da sessão do tribunal e o esmagou em pedaços. As Oito Grandes Divisões de Treinamento isolaram o colégio imperial e capturaram alguns estudantes que estavam assumindo a liderança e os levaram para a prisão imperial. Eles até cortaram o suprimento de comida dos alunos, e assim os alunos fizeram uma greve de fome.”
Yu Xiaozai não pôde deixar de derramar lágrimas novamente.
“Inicialmente, pensei que todos os estudiosos do mundo morreriam neste momento. Mas naquela noite, eu vi os lampejos de chamas[3] entre o Monte Jingyi, onde ficava o colégio imperial, e foi quando eu soube do significado de longo alcance do Grande Secretário. A chama que se espalhou por toda parte já havia se tornado uma força a ser contemplada. Para acalmar a fúria de todos os estudiosos do mundo, a imperatriz viúva mais uma vez exigiu que Han Cheng entregasse a carta particular confiando a criança a ele. Ela também expulsou do palácio a criança do Clã Han que fingia ser o herdeiro imperial. Han Cheng não teve escolha a não ser fazer uma concessão. Ele prometeu que a carta particular seria oficialmente verificada três dias depois.”
“A carta particular forjada não tinha o selo privado do imperador Guangcheng. Assim, o Grande Secretariado rejeitou a proposta do príncipe herdeiro de Han Cheng. Ao ver isso, a imperatriz viúva consentiu em se encontrar com o descendente do príncipe Yan de Huaizhou para estabelecer o candidato ao príncipe herdeiro. No entanto, Huaizhou está longe de Qudu. Assim como Han Cheng havia dito antes, aquele segundo filho do neto do príncipe Yan, de descendência não direta, já tinha idade avançada. Ele estava cansado da longa jornada e, juntamente com o fato de ter passado por uma montanha-russa de emoções, ele desistiu do fantasma antes de chegar a Qudu.”
“A questão de selecionar e designar um príncipe herdeiro completamente chegou a um impasse. Han Cheng, com segundas intenções em mente, usou as Oito Grandes Divisões de Treinamento para coagir o Grande Secretariado. Ele apresentou outro memorial para fazer um pedido para as oito cidades ajudarem nos assuntos governamentais. Ele queria que a imperatriz viúva estabelecesse uma ‘Câmara para a Deliberação dos Assuntos do Estado’, e os candidatos listados eram todos oficiais dos clãs nobres. A Imperatriz Viúva engavetou o memorial sem lhe dar uma resposta. Continuando com o legado do Grande Secretário, Sua Excelência Boran apresentou um memorial para consentir com o plano original para a Câmara, mas pediu a remoção do poder militar de Han Cheng, alegando que os funcionários civis não se envolvem com os militares. Ele queria usar esta oportunidade para derrubar as Oito Grandes Divisões de Treinamento de Han Cheng. Mas Han Cheng recusou, então o Grande Secretariado não deu sua aprovação, e a negociação de ambas as partes fracassou mais uma vez.”
A falta de um herdeiro foi o ponto de ruptura da situação sem vitória em Qudu. Funcionários do Grande Secretariado com Kong Qiu na liderança fizeram uma concessão diante da proposta das oito cidades para auxiliar nos assuntos governamentais, e isso estava de acordo com a política de Hai Liangyi de manter a paz. Eles não tinham tropas. Qidong estava sob o controle da imperatriz viúva e Libei não obedeceu mais às ordens de implantação de Qudu depois do que aconteceu com Xiao Chiye. Kong Qiu só poderia escolher o menor de dois males e ceder. A questão era retirar Han Cheng de seu poder militar. Mesmo que eles não pudessem colocar suas próprias mãos no poder militar, eles não poderiam entregar todas as patrulhas em Qudu aos clãs nobres para se encarregarem como antes.
“Foi precisamente neste momento que Xue Xiuzhuo apresentou seus memoriais.” Yu Xiaozai soltou um sorriso vago e amargo sob a penumbra. “Com uma pedra, ele despertou mil ondulações… Esse movimento dele foi realmente muito engenhoso.”
Xiao Chiye ouviu o nome de Xue Xiuzhuo e desviou um pouco o olhar para Shen Zechuan. Após um momento de silêncio, Shen Zechuan levantou a cabeça ligeiramente para olhar pela janela com as sobrancelhas franzidas. Depois de um momento, ele disse: “Você estava certo antes. Esse talento é realmente outra coisa. Rumores do herdeiro imperial chegaram tão facilmente onde estamos, levando-nos a agir. Originalmente, suspeitei que Han Cheng foi quem matou todos aqueles meninos depois que cheguei a Zhongbo. Mas agora parece que Han Cheng era apenas o mesmo que Xi Hongxuan – todos eram peças de xadrez de sacrifício manipuladas por Xue Xiuzhuo. Um movimento errado de uma peça de xadrez e todo o jogo é perdido. Foi descuido da minha parte subestimar o inimigo.”
O impasse na corte imperial continuou por menos de meio mês, quando o surto de agressões verbais do colégio imperial em Han Cheng mudou para a assistência dos assuntos governamentais das oito cidades. Inúmeros alunos com emoções em alta tornaram-se cada vez mais insatisfeitos com a estratégia conservadora de Kong Qiu. Ao mesmo tempo em que escreviam artigos e elegias para lamentar Hai Liangyi, também lamentavam Qi Huilian. A forma como Kong Qiu estava no momento não era o Grande Secretário de suas expectativas.
A Imperatriz Viúva fez uma concessão quando se tratava da criança do Clã Han, e isso permitiu que todos os estudantes sob o mundo vissem o poder de reunir vários poderes em uma facção. Eram como gotículas de água de todas as partes que convergiam juntas para formar o mar sem limites. Eles acreditavam que suas forças combinadas poderiam empurrar aquele muro alto. A oportunidade de se livrar da doença que eram os clãs nobres estava bem diante de seus olhos.
Porque Kong Qiu confirmou a proposta de Han Cheng para as oito cidades ajudarem nos assuntos governamentais, a direção do colégio imperial mudou de repente, como o clima no quarto mês. Primeiro, um artigo com palavras apaixonadas foi colado na porta da residência de Kong. Então todas as críticas que foram usadas para agredir verbalmente Han Cheng foram usadas em Kong Qiu. Os estudantes ficaram cada vez mais certos de que os oficiais acadêmicos de origens humildes liderados por Kong Qiu eram muito fracos, e foi por isso que Hai Liangyi foi deixado sozinho no Grande Secretariado, o que levou à sua eventual decisão de escolher tal um método resoluto para protestar. Eles listaram abertamente todos os funcionários da corte durante o reinado de Yongyi e verificaram, um de cada vez, se esses oficiais costumavam ter alguma relação com oficiais dos clãs nobres. A notícia de que Cen Yu havia convidado Han Cheng para um banquete particular se espalhou como fogo e deixou os alunos em um frenesi emocional. Eles rotularam Cen Yu, Kong Qiu e até o Ministro da Guerra, Chen Zhen, como “hipócritas”.
O sedã que Cen Yu costumava usar para frequentar as sessões do tribunal foi destruído. Ele ficou na entrada do portão do palácio com a cabeça toda coberta de sangue e apontou para o céu para proclamar que não tinha relações inadequadas com os clãs nobres. Consequentemente, ele foi salpicado com esterco imundo por toda parte. Cen Yu não podia acreditar que esses eram os alunos de antes. Ele estava no Gabinete de Vigilância Chefe havia vinte anos e havia acusado incontáveis funcionários maiores e menores da corte imperial. Ele até se atreveu a destituir o imperador Guangcheng. Mas ele nunca pensou que um dia seria amaldiçoado como uma escória que buscava ganho pessoal sem vergonha.
O Clã Yao sempre foi um exemplo de estudiosos que se preocupavam com a política, mas permaneciam forasteiros políticos que mantinham distância daqueles que estavam no poder. Era uma glória honrosa para um clã produzir três preceptores. Embora não tivessem ninguém na corte imperial após o reinado de Xiande, sua influência superava em muito a dos outros clãs. Eles eram amplamente respeitados entre os clãs nobres e os de origem humilde. Hai Liangyi, Qi Huilian, Kong Qiu e outros antigos e novos funcionários da corte imperial já foram destinatários do conselho e orientação do Clã Yao. A prosperidade do colégio imperial durante o período de ressurgimento do reinado de Yongyi teve tudo a ver com o extenso recrutamento de talentos do Velho Mestre Yao. Mas agora, as portas e janelas do salão ancestral do Clã Yao que haviam montado no extremo leste de Qudu foram quebradas. Se Kong Qiu não tivesse enviado alguém para guardá-lo, teria sido incendiado naquela noite.
Este fogo ainda abriu caminho para Yao Wenyu. Ele era aluno de Hai Liangyi, mas recusou-se a ingressar na corte imperial como oficial. Ele também não apareceu da última vez quando o colégio imperial se levantou para amaldiçoar Pan Rugui. E agora, novas queixas se acumulam sobre velhas pontuações. Rasgaram os ensaios que antes louvavam e compararam Yao Wenyu a um ladrão – um ladrão do clã nobre que roubou o conhecimento da administração governamental de Hai Liangyi.
Qudu mergulhou no caos completo. No momento em que os Oito Grandes Divisões de Treinamentos tentassem enviar tropas para suprimi-los, os estudantes faziam greve de fome em protesto. Já, quatro ou cinco pessoas morreram de fome, e Han Cheng já não se atrevia a agir precipitadamente. Neste momento, mesmo Qi Zhuyin, que estava ocupada com os assuntos do Comando Bianjun em Qidong, também não foi poupada. A aliança matrimonial de Hua e Qi aconteceria no próximo mês, e aqueles artigos apaixonados declarando suas opiniões se espalharam como flocos de neve para Qidong. A comandante-chefe inicialmente teve insônia, e agora, sempre que ela queria se esparramar em sua mesa para descansar, ela fazia Qi Wei ler esses artigos para ela. Quanto mais desagradáveis as repreensões, mais profundamente ela dormia.
O fogo em Da Zhou realmente começou a queimar, mas não da maneira que Hai Liangyi previu. A noite estava zunindo com flechas perdidas flamejantes por toda parte. Eles traçaram um limite claro entre “nós” e os inimigos. As exigências feitas foram exigentes, com preto e branco claramente distinguidos. Não havia meio-termo para ninguém se apoiar, apenas uma luta amarga até o fim quando um lado ficava de pé.
Kong Qiu insistiu em não tirar licença médica, mas comparecer ao tribunal gradualmente se tornou um assunto perigoso. Um dia, ele saiu exausto, mas ainda estava no complexo quando viu um estranho saindo do pátio. O estranho ergueu sua espada e gritou por toda parte, querendo que Kong Qiu expiasse seus crimes com sua morte. Ele era um oficial de boa-fé do Grande Secretariado e costumava receber alguns alunos de outras terras, de modo que nunca havia montado defesas em casa. Mas quem sabia que alguém iria segurar uma espada contra ele agora? Foi simplesmente a maior piada do mundo. Que ridículo!
Foi nessa época que três dos memoriais de Xue Xiuzhuo foram apresentados. O conteúdo de seus memoriais era como uma onda monstruosa que instantaneamente extinguiu o fogo crepitante. Logo em seguida, transformou-se em ondas furiosas que conquistaram os estudiosos do mundo de uma só vez.
Em seu memorial, ele falou das inúmeras dificuldades que passou antes de finalmente encontrar a filha do imperador Guangcheng, que levava uma vida errante na pobreza fora do palácio. Ele não apenas tinha o selo pessoal do príncipe Qin como evidência, mas também os depoimentos de testemunhas relevantes que poderiam provar a filiação dessa garota sem dúvida. Além do mais, ele pediu uma verificação oficial ali mesmo na quadra.
Ter uma mulher como mestra pode ser comparado a uma ruptura no equilíbrio de yin e yang, e uma inversão do sol e da lua[4]. Isso era algo que nunca havia acontecido antes em centenas de anos. O memorial de Xue Xiuzhuo deixou toda a corte imperial em alvoroço. Até Kong Qiu o refutou com veemência e se recusou a aceitá-lo.
Logo em seguida, Xue Xiuzhuo apresentou um segundo memorial.
Ele revelou em seu memorial que essa garota havia acabado em uma casa camponesa em Qudu. Por ser uma criança excepcionalmente brilhante, ela era muito amada pela família. Embora a família fosse pobre, eles estavam dispostos a deixar seu irmão mais velho ensiná-la a ler e escrever. Como descendente do imperador Guangcheng, ela era naturalmente diferente da pessoa comum. Sua família muitas vezes via sinais auspiciosos, como arco-íris materializando-se do orvalho e nuvens roxas sobre a casa, e por isso a tratavam com ainda mais atenção e não ousavam menosprezá-la ou negligenciá-la. Essa garota não era apenas inteligente, mas gentil também. Seus vizinhos estavam em perigo, e havia idosos famintos, então ela guardou sua própria comida e atendeu pessoalmente a eles. Todos dos vilarejos próximos e distantes foram unânimes em seus elogios a ela. Houve depoimentos de testemunhas deste incidente também. Quanto ao seu porte, ele deixaria os vários cavalheiros verificarem por si mesmos quando esta moça chegasse ao tribunal.
Este memorial já havia se espalhado para além dos muros do palácio. Alguém o postou no Colégio Imperial, e até chegou a todas as ruas e vielas de Qudu. A filha do imperador era nobre e preciosa, e a única que poderia reivindicar tal status em Da Zhou no momento era aquela que estava ao lado da imperatriz, Terceira Senhorita Hua. A comparação e contraste entre os dois fez o povo comum ainda mais solidário com a filha desse imperador. Todas as casas de chá e tabernas tinham contadores de histórias que contavam especificamente a lendária história da filha deste imperador vivendo entre as pessoas, fazendo esse talento extraordinário dela parecer como se ela fosse uma imortal que desceu à terra. Ela veio das massas comuns. Sua família vinha cultivando há gerações, o que, em muitos casos, era semelhante aos atuais alunos do colégio imperial. Além do mais, ela era uma pessoa justa e benevolente que era gentil e amigável com seus vizinhos. Ela era a mais consciente das dificuldades do povo. Por um tempo, até os alunos a reverenciavam.
E foi neste momento que Xue Xiuzhuo apresentou seu terceiro e mais crucial memorial.
Ele disse que seu irmão mais velho também era um estudante de origem humilde. Ele já havia entrado em Qudu durante o reinado de Xiande, mas por causa de preconceitos sobre seu status familiar, ele nunca chegou à lista dos que passaram. Depois de voltar para casa, ele morreu deprimido. A afeição entre a filha do imperador e seu irmão mais velho era tão profunda que isso se tornou uma fonte de dor e angústia em seu coração. No caminho para Qudu, ela perguntou a ele muitas vezes sobre a condição da doença do Ancião Hai do Secretariado. Quando ele mencionou o quão difícil tinha sido para o Secretário Elder Hai cuidar dos assuntos do estado, a filha do imperador realmente derramou lágrimas ao ouvir isso e disse: “Se eu fosse um homem, não haveria como eu deixar o Secretário Sênior sofrer tantas dificuldades.” Ele era um filho de descendência não direta de um clã nobre, e havia sido submetido a tratamento severo em ambos os lados devido à diferença de status entre os nascidos da linhagem direta e os que não eram. No entanto, ele não tinha a mesma magnanimidade da filha do imperador e, por isso, sentia-se muito envergonhado.
Por fim, Xue Xiuzhuo disse, como não havia lei no mundo que decretasse que a prioridade deveria ser dada aos descendentes diretos e aos de clãs distintos durante a seleção de funcionários da corte, então também não havia antepassados no mundo que dissessem essa prioridade deve ser dada aos homens quando se trata da seleção para o príncipe herdeiro – ainda mais tendo em vista que Da Zhou já não tinha outra escolha neste estágio.
Os alunos foram despertados. Eles finalmente encontraram um candidato adequado. Os preconceitos entre parentesco e status familiar dificultavam a realização de suas ambições. Eles se viam como companheiros de sofrimento solidarizando-se com a filha do imperador por sua difícil situação na vida. Li Jianheng era um imperador que cresceu em uma vida de luxo. Ele não compreendia as dificuldades do povo, e foi repetidamente acusado pelo Departamento de Vigilância Chefe por sua busca de prazeres mesquinhos em detrimento de aspirações elevadas. Mas veja como era diferente a filha deste imperador concedida pelo Céu. Ela parecia ser a mulher mais maravilhosa deste mundo. Ela tinha um coração compassivo para com todos os estudiosos de origem humilde do mundo.
E assim, foi sob o burburinho de uma noite inteira de discussão que Xue Xiuzhuo – que estava escondido sem mostrar sua coragem durante todo esse tempo – saiu vitorioso.
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] Do idioma 大厦将倾, ou “o palácio à beira do colapso”. A expressão original refere-se a uma situação desesperadora, como um palácio à beira do colapso. Aqui, sugere que a situação é um caso perdido.
[2] Um vigia noturno normalmente patrulhava as ruas à noite com um badalo de madeira ou um gongo e um martelo e regularmente soava os instrumentos em determinados intervalos para lembrar os outros da hora e ficar atento a possíveis riscos de incêndio.
[3] 薪火 chama/tocha que também se refere à chama/tocha do aprendizado/conhecimento
[4] Yin refere-se a energias femininas, e Yang refere-se a energias masculinas no conceito de Yin e Yang, enquanto sol e lua também são usados para se referir ao imperador e à imperatriz.