Qiang Jin Jiu - Novel - Capítulo 118
⊱───────⊰⊹⊱✫⊰⊹⊱───────⊰
Kong Ling não se atreveu a reclamar consigo mesmo por medo de que Xiao Chiye pudesse sentir algo errado. Depois de enxugar o suor, ele tomou um gole de chá tentando encobri-lo, apenas para torná-lo mais visível. Ele disse enquanto assentiu: “Vossa Senhoria está retornando a Libei para travar batalhas com as Tribos Biansha, então Cizhou não pode incomodar mais o Exército Imperial. Além disso, com a presença do Vice-Comandante aqui, Lei Jingzhe não poderá tirar nada disso, mesmo que ele volte.”
Zhou Gui ainda não havia entendido a dica neste momento. Ele apenas disse: “A marcha de um exército por uma longa distância é cercada de dificuldades. Cizhou fica ao sul de Libei, então Libei não tem nada com que se preocupar aqui. Se pudermos ser de alguma utilidade para Vossa Senhoria no futuro, Cizhou certamente fará o possível para ajudar. Quanto aos bandidos que foram detidos na prisão, como Vossa Senhoria deseja lidar com eles?
“Vários desses bandidos já foram um dos poucos chefes de bandidos do Monte Luo. Não há muita utilidade em matá-los, então por que não liberá-los junto com Lei Jingzhe?” Xiao Chiye já tinha um plano em mente. Ele disse: “Já subornei alguns bandidos para espalhar a notícia de que Lei Jingzhe foi libertado pelo Exército Imperial. Meio mês depois, eles saíram da prisão e fugiram com Ding Niu e Liu’er. Quando chegar a hora, Cizhou pode simplesmente enviar homens para persegui-los e levá-los de volta ao território de Dunzhou. Eles têm homens que morreram nas mãos do Exército Imperial. Uma vez que eles concluam que o cerco no leste foi um vazamento de Lei Jingzhe, eles nunca o deixarão sair.”
Zhou Gui e Kong Ling assentiram em uníssono. Pensando que Xiao Chiye estava prestes a retornar a Libei em breve, Zhou Gui decidiu que precisava discutir as provisões militares com ele. Eles conversaram com Shen Zechuan alguns dias atrás sobre o subsídio das provisões militares para o Exército Imperial no próximo ano, mas Shen Zechuan prontamente recusou.
“Cizhou originalmente planejava dar ao Exército Imperial um subsídio de 16 mil dan de grãos após a primavera do próximo ano.” Zhou Gui enfrentou Xiao Chiye e refletiu sobre suas palavras. “Sabemos que é uma quantia pequena, mas é um pequeno sinal de agradecimento de Cizhou a Vossa Senhoria. Já disse isso ao Vice-Comandante. O Vice-Comandante entende as dificuldades de Cizhou. Ele quer que vendamos esses grãos a um preço adequado para Chazhou e usemos o dinheiro como fundos para a reconstrução. Estamos pensando nisso há alguns dias, e ainda nos sentimos mal com isso. Vossa Senhoria, há um terreno baldio a noroeste de Cizhou. É o antigo local do Campo de Caça Beiyuan[1]. No início, queríamos lavrar a terra e cultivar os campos lá, mas o solo não é adequado e não podíamos cultivar grãos, exceto semear algumas sementes de colza. Em vez de deixá-lo ocioso, podemos presenteá-lo a Vossa Senhoria para criar uma pista para passeios a cavalo ou construir um novo acampamento como desejar.”
O surgimento do Campo de Caça Beiyuan precedeu o Campo de Caça Nanlin. Devido à ascensão de Xiao Fangxu no norte mais tarde, o Clã Li cancelou a cerimônia anual no Campo de Caça Beiyuan e mudou o local para o Campo de Caça Nanlin, onde eles poderiam se sentir mais à vontade. Este pedaço de terra não era pequeno; era ainda maior do que os campos de treinamento militar de Xiao Chiye no Monte Feng em Qudu. Foi longe o suficiente para representar uma ameaça para Dancheng e perto o suficiente para fornecer apoio a Cizhou. E ficava também na linha de fronteira de Libei. Era uma excelente posição para avançar e recuar, lançar um ataque e defender.
O interesse de Xiao Chiye foi despertado. Ele temia as tropas da guarnição de Qidong no sul. Shen Zechuan estava ficando para trás em Zhongbo. Se ele não tivesse um lugar para estacionar suas tropas, ele teria que correr de um lado para o outro entre os dois extremos. Não importa se era apenas ele sozinho. Mas se ele corresse assim com dezenas de milhares de homens a reboque, ele não apenas exporia seus rastros, mas também atrairia problemas desnecessários para eles.
Mas Xiao Chiye não tinha dinheiro. Ele havia economizado e economizado para construir os campos de treinamento militar no Monte Feng. Não era tão imponente quanto os terrenos militares das Oito Grandes Divisões de Treinamento, mas consumia pratas reais. Seu título de nobreza era inútil agora, e não havia ninguém para lhe pagar um salário. Suas residências em Qudu haviam se transformado em objetos sem vida que ele podia ver, mas não comer. Até mesmo tirar um punhado de moedas de cobre seria um problema para ele.
O pequeno brinco de contas de jade que Shen Zechuan estava usando na orelha direita foi polido pelo próprio Xiao Chiye. No passado, Xiao Chiye nem piscava um olho ao perder alguns leques de marfim. Agora que o pequeno leque de bambu de Lanzhou ficou manchado de um lado e ele prometeu substituí-lo, ele estava pensando em fazer um ele mesmo mais tarde.
Vendo que Xiao Chiye ainda não tinha dito uma palavra, Zhou Gui pensou que o pedaço de terra não era do seu agrado, então ele disse: “O lugar é grande. Embora seja um local de caça, caiu em anos de ruína, e todos os faz-tudo foram embora. A parede do perímetro me parece ainda sólida. Depois que Vossa Senhoria assumir, você só precisará fortalecer um pouco as defesas e poderá usá-la.”
Kong Ling também acrescentou: “Vossa Senhoria ajudou Cizhou a sair de sua situação. Naturalmente, não tentaremos enganar Vossa Senhoria neste assunto. Nós também mencionamos este lugar para o Vice-Comandante ontem, e o Vice-Comandante disse que iria pessoalmente fazer uma viagem para dar uma olhada quando tivesse tempo nesses dois dias. Parece que ele também gosta.”
Tinha sido uma noite apaixonada ontem à noite, e Shen Zechuan não teve tempo ou chance de trazer esse assunto à tona. Além do mais, Xiao Chiye saiu com pressa pela manhã, e Shen Zechuan ainda não estava bem acordado.
“O lugar é bom. É adequado como local de descanso e alojamento temporário para o Exército Imperial. Lanzhou e eu gostamos.” Sem uma mudança de expressão, Xiao Chiye disse: “Não há necessidade de vocês dois estarem em tal cerimônia, mas obrigado.”
◈ ◈ ◈
Shen Zechuan saiu da cama e vestiu uma roupa simples e branca. Ele originalmente queria sair, mas os traços de seu amor eram muito óbvios. As marcas em seu peito, cintura, lateral das pernas, dobra do pescoço poderiam ser cobertas com roupas. Mas ele era muito magro. Contanto que eles tivessem feito isso vigorosamente à noite, a vermelhidão persistente nas laterais de seus olhos não diminuiria totalmente no dia seguinte.
Ding Tao estava na varanda alimentando as carpas vermelhas. Ele também estava tagarelando sem parar, contando uma história para Gu Jin. A isca de peixe em suas mãos continuava vazando na cuba, onde as duas carpas vermelhas a engoliam. Quando Gu Jin percebeu o que estava acontecendo, um deles já estava tão inchado que virou de barriga para cima.
Gu Jin fez para espancar Ding Tao. Sentindo problemas, Ding Tao rapidamente enfiou a isca de peixe restante em seu bolso e fugiu para a sala principal. Ele gritou: “Jovem Mestre! Más notícias! Jin-ge alimentou o peixe até a morte!”
Shen Zechuan pegou a sopa doce da bandeja. Ele deu uma tigela para Ding Tao e disse-lhe para se sentar sob o beiral para beber. Ele então perguntou a Gu Jin: “Como estão seus ferimentos hoje?”
Gu Jin viu Shen Zechuan usando tamancos de madeira e sabia que o último não sairia hoje. Ele curvou-se em saudação e disse: “Muito melhor. O médico veio como programado para trocar as bandagens. Já que o Jovem Mestre não vai sair hoje, vamos pegar a cozinha para preparar as refeições agora?”
Aglomerados de sombras de árvores decoravam os jardins do pátio, enquanto sombras de flores adornavam os painéis das duas portas abertas. O tempo estava bom hoje. Ainda não era meio-dia, mas já estava começando a ficar quente. Os dedos de Shen Zechuan que estavam se aquecendo à luz do sol pareciam estar segurando um punhado de âmbar cristalino. Ele não suportava o frio e também não gostava do calor. Ele parecia estar exausto hoje, e toda a sua pessoa exalava preguiça.
“O tempo está quente. Shifu teme comida gordurosa, e Ce’an fica irritado facilmente. Peça ao chef para escolher e fazer alguns pratos leves. Você está atualmente cuidando de uma lesão, então faça o que o médico e o shifu dizem e leve a cozinha para fazer uma porção individual para você.” Shen Zechuan recuou meio passo e retornou ao frescor da sombra sob o beiral. “Ding Tao, vá para o pátio e chame o shifu.”
◈ ◈ ◈
Ji Gang não ficou no pátio separado que Shen Zechuan lhe deu inicialmente. Em vez disso, ele morava em um pátio junto com Qiao Tianya e o resto. As pessoas tendem a temer a solidão quando envelhecem, e era inevitável que ele ficasse todo sentimental agora que Qi Huilian não estava mais por perto para brigar com ele. O bom era que havia aqueles de Libei e aqueles que originalmente vieram da Guarda-costas Imperial entre este grupo de guardas. Todos eles respeitavam o estilo de boxe do Clã Ji, e esperavam obter dicas e orientação de Ji Gang. Era por isso que eles gostavam de ficar com Ji Gang quando não estavam de serviço. Além do mais, eram todos rapazes que ainda não haviam se casado. Ji Gang os achou barulhentos e animados, e isso o fez feliz por estar perto deles também.
Ji Gang dormiu cedo e acordou cedo hoje em dia. Ele se levantou no primeiro quarto da hora de mao hoje e assistiu Qiao Tianya e os outros praticando boxe da sombra no pátio. Depois de beber seu chá, ele saiu para passear e descobriu que Shen Zechuan ainda estava dormindo. Então ele deu outro passeio com as mãos nas costas e voltou para descobrir que Shen Zechuan ainda não estava de pé. Então, ao vê-lo agora, ele não pôde deixar de perguntar: “Por que você acordou tão tarde hoje? Você ficou doente?”
Surpreso, Shen Zechuan fez uma pausa por um momento antes de dizer: “… Eu dormi demais.”
Ji Gang observou que ele parecia estar mal hoje, então ele disse: “Embora haja muitos problemas no momento, você também precisa cuidar de sua saúde. Vou cozinhar alguns pratos de peixe para você esta noite.”
Enquanto conversavam, Xiao Chiye voltou. Ele viu Ding Tao na entrada do pátio e sabia que Ji Gang havia chegado. Ele tirou sua roupa externa e perguntou a Chen Yang enquanto lavava as mãos: “O shifu veio de manhã também?”
Chen Yang respondeu com sinceridade: “O jovem mestre comprou uma cotovia para shifu alguns dias antes, e shifu sempre dava um passeio com o pássaro todas as manhãs quando se levantava. O jovem mestre ainda estava dormindo quando chegou à entrada do nosso pátio esta manhã, então ele perguntou sobre isso várias vezes.”
Xiao Chiye enxugou as mãos e caminhou pela passarela até a frente. Quando ele entrou, ele fez uma reverência de discípulo a Ji Gang. Ele tinha sido muito respeitoso com Ji Gang e Zuo Qianqiu naquela época na Residência Flor de Ameixa, mas Ji Gang não conseguia esquecer aquele chute que ele deu a Shen Zechuan seis anos atrás. Agora que Shen Zechuan e Xiao Chiye estavam no mesmo barco remando em direção a um objetivo comum, Ji Gang pensou que eles haviam enterrado o machado em particular e eram apenas amigos em bons termos um com o outro. Então, pelo bem de Shen Zechuan, ele não daria a Xiao Chiye o olhar ruim.
Ji Gang e Zuo Qianqiu eram irmãos. De acordo com a antiguidade, Xiao Chiye prestar homenagem a ele era etiqueta. Ji Gang assentiu e disse concisamente: “Vossa Senhoria pode dispensar tais formalidades.”
Xiao Chiye tomou seu assento. Ji Gang estava na frente, então Xiao Chiye e Shen Zechuan estavam sentados frente a frente um com o outro. Durante a refeição, Ji Gang fez perguntas relacionadas à repressão dos bandidos, bem como sobre Zuo Qianqiu. Xiao Chiye respondeu a ele com todos os detalhes. Ele não esperava dar uma resposta perfeita; tudo o que ele queria era ser genuíno em suas respostas.
Ji Gang era uma pessoa que valorizava muito os relacionamentos e os laços. Em seus anos mais jovens, ele estragou sua missão por causa da bebida e fez com que seu pai adotivo, Ji Wufan, perdesse o favor do Imperador Guangcheng. Isso estava pesando muito em seu coração. Mais tarde, Duanzhou caiu nas mãos dos inimigos e nunca mais tocou em vinho. Ele não tinha a ilustre reputação de Qi Huilian por seus talentos, mas tinha grande prestígio entre os Guarda-costas Imperiais. Ele foi a principal razão pela qual o grupo com Ge Qingqing à frente estava disposto a fazer tudo para ajudar Shen Zechuan quando Shen Zechuan foi açoitado e jogado na prisão imperial, estendendo sua assistência a ele no período seguinte. Quando Ji Gang ainda servia como Vice-Comandante da Guarda-costas Imperial, ele raramente abusava de sua autoridade para oprimir os outros. Ele também abominava Pan Rugui e afins. Repetidamente, ele havia ajudado os inocentes a reparar as injustiças que haviam sofrido e, por causa disso, ofendeu um grande número de funcionários poderosos.
Quando se tratava de anciãos como este, Xiao Chiye não recorreria a truques duvidosos para sua própria vantagem pessoal. Ele teve que tirar toda a sua sinceridade. Só então ele seria capaz de fazer Ji Gang vê-lo sob uma luz nova e mais favorável.
A refeição deles durou uma hora. Ji Gang pensou que eles ainda tinham assuntos importantes para discutir, então ele não ficou muito tempo e saiu mais cedo.
◈ ◈ ◈
Xiao Chiye estava trocando de roupa. Quando sua parte superior do corpo estava nua, ele puxou a mão de Shen Zechuan e a colocou nas costas para tocá-la.
Shen Zechuan ainda estava sentado no tapete com um pincel na mão enquanto calculava as despesas para este período de tempo. Ao tocar o suor de Xiao Chiye, ele ergueu os olhos e disse: “O quão nervoso você estava?”
“Isso foi assustador.” Xiao Chiye rapidamente vestiu suas roupas. “Eu estava preocupado que minhas respostas não fossem sinceras o suficiente, e isso afastaria o shifu de mim ainda mais. Eu estive muito ocupado neste período de tempo. Vou ter que encontrar um dia depois para conversar com shifu.”
“Um pai ama seu filho sem pedir nada em troca[2].” Shen Zechuan pousou o pincel. “Não há troca transacional de benefícios e lucros quando se trata de shifu, apenas afeto genuíno e preocupação sincera. O Segundo Jovem Mestre tem um longo caminho pela frente. Esse seu chute realmente te fez retroceder um longo caminho.”
Xiao Chiye caiu na cadeira de vime. Ele pensou por um momento e disse: “Se fosse meu velho sentado lá hoje, talvez nem terminássemos a refeição.”
Ainda sentindo a apreensão, Xiao Chiye tocou seu próprio peito e olhou para Shen Zechuan, que estava absorto em pensamentos sobre as contas. Ele segurou o pincel, depois a pousou, e sua manga deslizou para revelar uma porção de pele clara. A expressão em seu perfil lateral era calma. Não havia mais ninguém na sala, e sua gola que estava levemente afrouxada por causa do calor expôs uma extensão branca como a neve com vestígios de mordidas de amor nela.
Que frágil.
Por um momento, Xiao Chiye ficou atordoado enquanto olhava fixamente para Shen Zechuan. Ele pensou em muitas coisas, mas também parecia que não tinha descoberto nada.
“Lanzhou.” Xiao Chiye inexplicavelmente o chamou.
A mente de Shen Zechuan não estava aqui. Ele estava pensando que deveria fazer com que Ge Qingqing encontrasse alguns comissários de Juexi que pudessem fazer as contas e enviá-las quando de repente ouviu a voz de Xiao Chiye. Embora seus olhos nunca deixassem o livro de contas, ele virou o rosto levemente e respondeu: “Fale logo se você tem algo a dizer”.
Xiao Chiye se levantou abruptamente, virou-se algumas vezes e de repente se agachou atrás de Shen Zechuan para abraçá-lo. Shen Zechuan ainda estava escrevendo. Foi tudo graças ao poder de seu foco extraordinário que ele não estragou seus golpes.
Xiao Chiye se aninhou contra a bochecha de Shen Zechuan por trás até o rosto de Shen Zechuan ficar quente. Shen Zechuan não tinha ideia do que estava acontecendo com Xiao Chiye. Xiao Chiye nunca disse uma palavra enquanto tocava em Shen Zechuan e pegava Shen Zechuan em seus braços, agarrando-se a ele como cola.
E assim, Shen Zechuan sentou-se no abraço de Xiao Chiye e continuou a fazer suas contas. Quando ele teve dificuldades, ele fez Xiao Chiye esticar os dedos, mas Xiao Chiye não estava disposto e fez as contas oralmente enquanto continuava a abraçá-lo. Surpreendentemente, ele foi bastante rápido em seus cálculos.
“Segundo Jovem Mestre.” Shen Zechuan empurrou o ábaco de lado. “Você tem um pouco de talento para isso. Calcule tudo isso para mim, sim?”
Xiao Chiye puxou o ábaco para trás e disse: “Conte o suficiente, e eu vou atrapalhar. É tão complicado que é melhor entregá-lo aos profissionais. Você sabe quem em Qudu é o melhor em aritmética?”
Shen Zechuan respondeu: “Isso, eu realmente não sei.”
“Terceira Senhorita Hua, Hua Xiangyi.”
Então Shen Zechuan perguntou: “Então você sabe quem em Zhongbo é o mais habilidoso em empregar táticas de diversão para atrair os inimigos?”
Xiao Chiye arriscou um palpite. “… Tantai Long?”
“É Xiao Ce’an.” Shen Zechuan finalmente olhou para ele e disse com toda a seriedade: “Olhe para ele se aconchegando em mim até que meu coração bater forte e eu ficar preocupado demais para começar a trabalhar seriamente.”
“Sou indigno da reputação.” Xiao Chiye se aproximou. “É só porque eu vi o quão suado o jovem mestre está e com as roupas em tal estado de desordem que eu vim especificamente para deixar um ou dois lembretes.”
“Então você é um verdadeiro cavalheiro.” Shen Zechuan escovou a ponta deste dedo que estava umedecido com água de chá nas costas da mão de Xiao Chiye e disse: “Ao contrário de mim e minha mente trabalhando em excesso.”
⊱───────⊰✯⊱───────⊰
Notas:
[1] 北原猎场 literalmente terras de caça das planícies do norte.
[2] A citação original fala do amor de uma mãe (慈母爱子,非为报也。) por Liu An (刘安).