Não é em Vão - Novel - Capítulo 17
Este foi um beijo fugaz.
Eles não passaram muito tempo juntos. Seus lábios se encontraram por um breve momento antes de se separarem, foi tão rápido que Yu Xiaoman pensou que Lu Ji o havia beijado por engano.
Mesmo que não tenha sido um erro, provavelmente foi para calá-lo e mantê-lo quieto.
Enquanto seus pensamentos corriam, o corpo de Yu Xiaoman permaneceu honesto, sentado imóvel no colo de Lu Ji até que os sons lá fora gradualmente se acalmaram e as velas na sala se apagaram. Só então ele mordeu os lábios que ainda estavam quentes e sussurrou: “Podemos nos mover agora.”
Lu Ji parecia estar atordoado e depois de um tempo, respondeu em voz baixa: “Mm.”
Os dois saíram para o pátio, onde Yu Xiaoman empurrou Lu Ji contra a parede perto da porta dos fundos. Quando ele estava prestes a entrar furtivamente para dentro da casa, Lu Ji o agarrou e disse: “Eu vou.”
Yu Xiaoman sentiu que isso era inapropriado: “É mais fácil para mim me movimentar. Você pode ficar de guarda lá fora. Se alguma coisa acontecer… apenas mie como um gato, e eu sairei imediatamente.”
Lu Ji não disse nada.
Pensando que Lu Ji não soubesse o som de um gato, Yu Xiaoman demonstrou: “Assim, miau——”
Yu Xiaoman tinha uma voz clara e brilhante como a de um menino, soou suave e arrastada quando ele a abaixou, como se estivesse agindo de forma coquete.
Se sua imitação era muito parecida ou não o suficiente, Lu Ji permaneceu em silêncio por um longo tempo. Yu Xiaoman miou mais algumas vezes e insistiu: “Que tal, entendeu?”
Lu Ji: “… Entendi.”
O tempo era essencial. Com tudo pronto, Yu Xiaoman arregaçou as mangas e partiu.
Partindo com grande alarde, ele se moveu furtivamente. Exceto pelo rangido da velha porta de madeira, que estava em mau estado quando foi aberta, quase não houve barulho.
Além da cama, havia uma fileira de armários no quarto. Itens privados, como afrodisíacos, não seriam expostos abertamente, então Yu Xiaoman tinha um objetivo claro: encontrar primeiro a pessoa e então a droga.
Yun Luo dormia no meio da área interna e foi preciso algum esforço para vasculhar seus pertences pessoais.
Felizmente, não havia muitos lugares para esconder coisas neste quarto; os lugares mais prováveis eram debaixo da cama e do travesseiro. Hoje a sorte estava do seu lado. Yu Xiaoman colocou a mão debaixo do colchão e encontrou um pacote de papel dobrado em um quadrado. Não havia cheiro, mas pelo tato, continha algum tipo de pó.
Provavelmente era isso. Yu Xiaoman ficou satisfeito e estava prestes a sair quando pensou: isso não parecia que ele a estava ajudando a destruir as evidências? Ele simplesmente se agachou e abriu o pacote, dividiu-o em dois, colocou metade e guardou de volta, colocando a outra metade no bolso.
Os roncos podiam ser ouvidos por toda parte. Passando pela área onde Matrona Shen estava dormindo, Yu Xiaoman casualmente apalpou debaixo da cama dela. Em vez de pó, ele encontrou um bilhete. Estava muito escuro no quarto para ler, então ele simplesmente o guardou no bolso também.
A missão correu bem. No caminho de volta, Yu Xiaoman cantarolou uma melodia, empurrando Lu Ji rapidamente como um passarinho feliz.
De volta à sala, eles acenderam uma lâmpada e os dois sentaram-se ao redor da mesa para examinar os itens que encontraram. Havia apenas quatro palavras* no bilhete da Matrona Shen — “Aja de acordo com as circunstâncias.”
(n/t: em chinês: 见机行事 é literalmente quatro palavras)
Yu Xiaoman inclinou a cabeça enquanto lia: “Aja de acordo com as circunstâncias… O que isso quer dizer?”
Lu Ji balançou a cabeça, olhando para as palavras por um tempo, franzindo a testa ligeiramente.
Eles concordaram em trabalhar juntos. Yu Xiaoman entregou o bilhete a Lu Ji e abriu o meio pacote de pó, beliscando um pouco para cheirar. Quando seus dedos estavam prestes a tocar a ponta de seu nariz, Lu Ji de repente levantou a mão para impedi-lo: “Não se mexa.”
Yu Xiaoman parecia ter sido enfeitiçado, seu pescoço ficou rígido, apenas seus olhos se movendo. Ele disse timidamente: “Você poderia ter me dito para não me mover. Você não precisa… fazer você mesmo.”
Pensando em como Lu Ji não só agiu, mas também o beijou naquele pátio escuro agora há pouco, a atmosfera entre eles mudou instantaneamente. A chama da vela refletida na janela tremeluziu, lançando um brilho romântico.
“Sobre a noite passada…” Lu Ji finalmente quebrou o silêncio, “Fui muito rude.”
Ele não era um homem de muitas palavras, e “muito rude” era provavelmente o mais próximo que ele conseguia chegar de se expressar. Parecia similar ao seu pedido de desculpas da noite passada, mas Yu Xiaoman não conseguia se sentir feliz com isso.
Aos seus olhos, tudo o que ele fez na noite anterior não foi abrupto, ele estava completamente disposto.
Lu Ji, que estava drogado, talvez pode não se lembrar disso, mas Yu Xiaoman que estava sóbrio, conseguia se lembrar claramente, inclusive tirar vantagem dos outros para satisfazer seus desejos egoístas, sentando-se descaradamente em Lu Ji em busca de prazer.
Yu Xiaoman sentiu amargura em seu coração, mas ele ainda tinha que fingir que nada tinha acontecido. Yu Xiaoman sorriu como se tivesse esquecido a dor, “Você nem investigou completamente e já se desculpou comigo duas vezes. Parece que ganhei alguma coisa.”
Lu Ji parecia querer dizer algo. Temendo que pudesse ouvir algo ofensivo, Yu Xiaoman virou a cabeça primeiro, evitando a mão de Lu Ji e tomou a iniciativa de se distanciar dele: “Não se preocupe, eu não vou perguntar. Vamos nos apressar e organizar as coisas; está quase amanhecendo.”
[…]
Com as evidências em mãos, as coisas ficaram muito mais fáceis de lidar.
Cedo na manhã seguinte, Lu Ji enviou Duan Heng com o pó para descobrir que tipo de remédio era. Enquanto isso, ele e Yu Xiaoman se separaram para coletar amostras de caligrafia na residência para comparar e tentar descobrir quem escreveu o bilhete.
Os resultados vieram rapidamente.
Era o décimo quinto dia do mês, todos os membros da família Lu se reuniam no salão da frente para jantar à noite. Até mesmo Lu Ji que raramente aparecia. Depois de ouvir alguns comentários sarcásticos de Feng Manying, ele anunciou quando estavam prestes a terminar: “Todos, por favor, fiquem um pouco mais, tenho algo a dizer.”
Todos na família Lu sabiam que esse Jovem Mestre tinha um temperamento indiferente e raramente respondia a provocações. Era bem incomum que ele tomasse a iniciativa de dizer algo.
Quando Yun Luo, com as mãos amarradas, foi trazida por Duan Heng, todos se entreolharam confusos, sem entender por que uma criada foi trazida diante deles.
Lu Ji disse: “Isso diz respeito à boa reputação de Xiaoman. Gostaria de tomar um pouco de seu tempo para servir como testemunha, para que rumores não se espalhem e perturbem a paz da mansão.”
Essas palavras fizeram com que várias pessoas abaixassem a cabeça. Feng Manying trocou olhares com Matrona Shen ao lado dela, tossiu levemente e acenou com o leque de concubina imperial em sua mão como se nada tivesse acontecido: “O Mestre está indisposto hoje e deseja voltar para seu quarto para descansar mais cedo. Por favor, seja breve.”
Talvez ela tenha pensado que Lu Ji ficaria mais ou menos contido depois que ela mencionou o Mestre Lu. Quem poderia imaginar que Lu Ji apenas ouviu a última parte. Ele acenou para Duan Heng fazer Yun Luo se ajoelhar e disse sucintamente: “Foi ela quem usou a droga, não Xiaoman.”
Assim que essas palavras foram ditas, murmúrios surgiram. Embora o Jovem Mestre da família Lu não ocupasse mais a mesma posição de antes, ele ainda era o mestre. Como um servo ousaria conspirar contra ele?
Alguns acreditaram nele, enquanto outros não. A segunda tia, que mais gosta de fofocar, liderou o questionamento: “Qi Zhi, por favor, você deve ter certeza. Mesmo se quiser proteger sua esposa, você não pode simplesmente acusar aleatoriamente um servo, certo?”
Feng Manying acrescentou: “De fato, na família Lu, não toleramos coerção ou confissões forçadas.”
Ao ouvir isso, Yun Luo, que estava ajoelhada, levantou a cabeça e rastejou até Feng Manying, segurando suas pernas e implorou: “Salve-me, Senhora, por favor, me salve!”
Feng Manying, que tinha acabado de falar em sua defesa agora há pouco, imediatamente mudou de tom, olhando-a e chutando-a para longe: “Por que você está me implorando? Vá até o seu mestre.”
Por causa desse chute, Yun Luo pareceu entender algo. Ela encolheu os ombros e deu um passo para trás. Ela olhou para Lu Ji com lágrimas nos olhos e o chamou de “Jovem Mestre” timidamente, no final, ela não se atreveu a se aproximar.
Lu Ji assistiu à farsa friamente, sem se afetar. Ele disse severamente: “Eu não diria isso se não fosse completamente verificado.”
Duan Heng apresentou um pacote de papel encontrado debaixo da cama de Yun Luo e relatou ao Mestre Lu: “Esta droga foi testada e confirmada como tendo propriedades afrodisíacas.”
“Não é meu, essa coisa não é minha”, gritou Yun Luo antes que Mestre Lu pudesse dizer qualquer coisa, “alguém deve estar tentando me incriminar!”
“Você é uma mera serva. Quem se daria ao trabalho de incriminá-la?” Duan Heng não conseguiu evitar um sorriso irônico. Ele acenou para seus subordinados que esperavam do lado de fora para trazer várias pessoas e as apresentou: “Esses dois estavam presentes quando o quarto foi revistado. Qualquer um deles pode confirmar onde a droga foi encontrada. Este é o lojista que vendeu a droga. Deixe o Mestre supervisionar a justiça, ele pode confirmar, foi essa garota ajoelhada aqui que a comprou?”
A maior parte desses remédios de baixa qualidade geralmente não é colocado no balcão e poucas pessoas sabem que farmácias decentes os vendem. Então o lojista olhou para Yun Luo com atenção, depois assentiu, dizendo: “É ela.”
“Olhe com cuidado”, interveio Feng Manying, “não acuse injustamente e calunie uma pessoa inocente.”
O lojista foi avisado antes de vir. Embora estivesse um pouco nervoso agora que estava sendo pressionado, ele não tinha medo de dizer a verdade: “A maioria das pessoas que compram essa droga geralmente são homens. Naquele dia, ao ver uma jovem mulher pedindo esse remédio, prestei atenção especial. Mesmo que ela tenha usado um lenço para cobrir o rosto, ainda posso reconhecer seus olhos.”
Yun Luo estava em pânico, e ela ainda discutia: “Eu comprei a droga, mas… era para a Jovem Senhora.”
Yu Xiaoman, que estava em silêncio todo esse tempo, levantou a cabeça, aparentemente não esperando que a garota o incriminasse assim para limpar seu nome: “Yun Luo-jiejie, acredito que sempre te tratei bem e nunca tive nenhuma queixa de você. Por que você repetidamente vai contra mim?”
“Não sei por que ela está contra você, Jovem Senhora, mas sei que ela entregou o chá ao Jovem Mestre naquele dia usando seu nome”, disse Duan Heng, que foi um espectador de todo o incidente. “Temo que ela não esperava que o Jovem Mestre dispensasse os servos e encontrasse um lugar isolado depois de perceber que algo estava errado. Quando ela voltou para recolher o chá, ela provavelmente ficou surpresa ao vê-lo sumido.”
Pega de surpresa, Yun Luo abriu a boca, mas não soube como explicar por um momento e seu rosto ficou pálido.
Todo o salão estava em alvoroço.
Lu Ji obviamente veio preparado. Não importava o quanto o outro lado tentasse argumentar, ele tinha testemunhas e evidências. Agora que as evidências eram conclusivas, foi confirmado que o servo havia usado tais métodos contra o mestre, a natureza do assunto havia mudado.
Houve um som de “pa” quando o Mestre Lu bateu a palma da mão na mesa: “Um servo fazendo uma coisa tão desprezível incriminando o mestre — isso é ultrajante!”
Yun Luo tremeu como uma folha, aterrorizada pela morte. Ela apoiou as mãos no chão e se curvou repetidamente, “Esta serva é inocente! Esta serva jura aos Céus que viu a Jovem Senhora colocar algo no chá do Jovem Mestre. Eu não fui a única — Matrona Shen, Matrona Shen também viu!”
Seguindo as instruções de Feng Manying, Matrona Shen se ajoelhou com um baque: “Posso ser velha, mas não minto. Eu vi a Jovem Senhora adicionando algo à xícara do Jovem Mestre secretamente. Caso contrário, como o Jovem Mestre poderia ter encontrado aquela bolsa contendo aquele remédio com ela naquela manhã? Apenas os dois estavam na sala naquele momento e ninguém interveio!”
Essa declaração jogou água suja em Yu Xiaoman, que tinha acabado de limpar seu nome.
No entanto, o que eles disseram era a verdade. Ao questionar, além de Yun Luo e Matrona Shen, havia outra criada presente que também afirmou ter visto a Jovem Senhora fazer isso. Quando Yu Xiaoman foi questionado, ele não conseguiu dar uma explicação clara, e o olhar de todos os presentes sobre ele se tornou cético.
Vendo a situação se deteriorar e temendo que esses dois servos coniventes arruinassem todos os seus esforços anteriores, Yu Xiaoman estava quase desesperado para revelar a natureza do pó.
Por fim, Lu Ji falou: “Esse é um tônico que Xiaoman preparou para mim. Ela sabe que sou teimoso sobre a lesão nas pernas e tinha medo de que eu não o tomasse depois que eu soubesse disso, então ela o misturou no meu chá.”
Surpreso pela explicação precisa. Yu Xiaoman olhou fixamente para Lu Ji que pegou sua mão.
“Xiaoman sempre foi sincera comigo, mas ela foi falsamente acusada.” O comportamento calmo de Lu Ji tranquilizou o coração de Yu Xiaoman, “Já que todos estão aqui hoje, devo limpar o nome dela.”
[…]
Naquela noite, Yun Luo recebeu a punição que merecia e foi expulsa de casa.
Esse assunto foi tão vergonhoso que Mestre Lu ordenou que não fosse divulgado. Mesmo que ele a vendesse, ele apenas diria que o motivo de sua expulsão era uma simples transgressão de uma serva para salvar a face do Clã Lu.
A punição foi executada no local. Yun Luo foi espancada na frente de todos. Primeiro, ela implorou em lágrimas para Lu Ji, depois lamentou para Feng Manying, mas não obteve nenhuma resposta. Percebendo que estava além da salvação, ela caiu no chão silenciosamente.
A refeição, que se estendeu por quase quatro horas, terminou com todos bocejando enquanto dispersaram. Depois de algumas palavras com a Matriarca, Yu Xiaoman correu para alcançar Lu Ji, mas foi subitamente agarrado por Yun Luo quando passou por ela.
“Por que, porque… Eu o servi por tanto tempo, mas ele nunca olhou para mim. Quem você pensa que é? Como ousa tomar o que era para ser meu?”
A voz de Yun Luo estava rouca, quase delirante. Yu Xiaoman pensou que ela era louca, suprimindo sua raiva e desgosto, disse: “Isso não é motivo para você me machucar.”
“Te machucar? Eu te fiz um grande favor.” Yun Luo zombou amargamente e cerrou os dentes, “Eu planejei por tanto tempo, mas no final, você se beneficiou!”
Yu Xiaoman não querendo falar com alguém tão malicioso, se virou para sair rapidamente.
Yun Luo, incapaz de ficar de pé, mas sem vontade de vê-lo ir embora, então gritou: “Você acha que o Jovem Mestre te ajudou porque se importa com você? Não seja tola. Ele tem alguém que ama — uma beldade celestial do Clã Shen. É por isso que não vai se casar, é por isso que ele não vai tocar em você!”
Yu Xiaoman congelou, seus passos vacilantes.
“Os homens podem ser apaixonados e sem coração. Estou ao lado dele há três anos, e ele pode me abandonar sem pensar duas vezes. Não pense que ele vai te tratar de forma diferente…”
Yun Luo, com o cabelo bagunçado, riu e chorou como se realmente tivesse enlouquecido. “Esta grande Residência Lu não é tão simples quanto você pensa. Quando ele te ajuda, ele não está também se ajudando? Se um dia você perder a proteção dele, você acha que pode sobreviver aqui sozinho por alguns dias?”
────────────────────────
O autor tem algo a dizer:
Originalmente planejei escrever até a parte doce, mas não consegui manter a contagem de palavras baixa… A doçura virá no próximo capítulo.
────────────────────────
Flor: Meu Deus guria, entenda você é uma empregada! Como quer se tornar mestre?! Ainda bem que Lu Ji nunca olhou pra você nestes três anos~~