Não é em Vão - Novel - Capítulo 15
Havia muitas servas e servos na Mansão Lu, mas apenas alguns deles eram qualificados para circular pelo pátio interno, portanto, o assunto foi rapidamente concluído sem muito confronto.
Primeiro, Yun Luo testemunhou que a Jovem Senhora ultimamente estava saindo frequentemente e estava especialmente sendo diligente em preparar o chá para o Jovem Mestre. Uma vez, quando ela passou, viu a Jovem Senhora adicionando algo a uma xícara. Quando ela notou Yun Luo, a Jovem Senhora entrou em pânico e se escondeu, claramente tramando algo ruim.
Essas palavras foram confirmadas pela Matrona Shen: “Da última vez que passei pela cozinha, também vi a Jovem Senhora colocando algo furtivamente na sopa do Jovem Mestre. Fiquei me perguntando por que a Jovem Senhora faria tanto esforço, já que geralmente são as criadas de cada quarto que entregam a sopa aos mestres.”
“Olhe com atenção”, Lu Ji perguntou com voz severa, “Era esse o pó?”
A Matrona Shen esticou o pescoço para olhar o pó no chão: “Não é? É branco, está embalado em um saco de pano. Provavelmente não deve ser a primeira vez que ela faz isso.”
Não era segredo que Lu Ji e Feng Manying não se davam bem na Mansão Lu. Muitos servos sabiam que Feng Manying adorava pedir à cozinha para fazer sopa para o Jovem Mestre para mostrar seu amor maternal, no entanto, Lu Ji nunca bebia, e quase sempre devolvia a sopa intocada, apenas para no final ser despejado no balde de restos.
Portanto, isso não pode ser considerado uma evidência conclusiva. Mesmo tendo sido enganado, Lu Ji ainda reprimiu sua raiva e tentou resolver os eventos e perguntou a Yu Xiaoman: “Você colocou este pó no meu chá?”
Yu Xiaoman já havia se levantado do sofá macio e estava parado em um canto do escritório com a cabeça baixa. Ele não refutou ou explicou as acusações de várias pessoas. Ele apenas olhou fixamente para o pó branco no chão. Ele só respondeu quando ouviu a voz de Lu Ji, olhando para ele e assentindo: “Sim, mas este pó não é…”
Antes que ele pudesse terminar, a Matrona Shen interrompeu: “A Jovem Senhora é realmente direta. Ela nos poupou o trabalho de interrogá-la.”
Yun Luo ainda estava um pouco assustada, endireitou as costas e disse: “Exatamente como eu pensava. Talvez a Jovem Senhora não tenha conseguido conquistar o favor do Jovem Mestre nos poucos meses que entrou na casa, então ela recorreu a esse método, mas nós a pegamos.”
Todos sabiam que o Jovem Mestre e a Jovem Senhora recém-casada, não se davam bem. Isso era especialmente desde o incidente em que os dois se recusaram a dormir na mesma cama, forçando o Mestre Lu a enviar alguém para ficar de olho neles, confirmando a discórdia.
Agora que ouviram isso de Yun Luo, que estava na sala do Jovem Mestre, todos sabiam que a situação era pior do que os rumores. Ao ver a Jovem Senhora procurando impacientemente por ele no escritório, era provável que o Jovem Mestre nunca tivesse estado perto dela antes.
De repente, houve murmúrios de desaprovação, os criados reunidos que vieram assistir ao tumulto sussurravam entre si, lançando olhares de desprezo e zombaria à desavergonhada Jovem Senhora.
Lu Ji também olhou para Yu Xiaoman.
Ele estava descalço, de pé no chão com uma perna da calça amassada e enrolada, revelando uma panturrilha branca e esbelta. Mais acima, suas roupas estavam bem arrumadas e seu cabelo estava um pouco bagunçado e espalhado no pescoço, cobrindo metade de seu rosto, dificultando a leitura de sua expressão.
Os efeitos da droga desapareceram tão rápido quanto surgiram. Lu Ji não conseguia se lembrar claramente do que aconteceu na noite passada, e deliberadamente tentou ao máximo não se lembrar, fazendo parecer como se nada tivesse acontecido.
Duan Heng, que estava com Lu Ji o dia todo, não esperava que as coisas acontecessem dessa forma. A princípio, ele defendeu Yu Xiaoman, dizendo que a Jovem Senhora chegou mais tarde, no entanto, Yun Luo o interrompeu: “A Jovem Senhora me pediu para entregar o chá drogado para o Jovem Mestre. Então, ela fingiu que nada havia acontecido e veio para o escritório. Como pode haver tal coincidência?”
Duan Heng ainda sentia que algo estava errado: “Isso não prova que o pó foi colocado pela Jovem Senhora, prova?”
Yun Luo ficou perplexa com sua pergunta e disse depois de um longo tempo: “”Você está suspeitando de mim? A evidência é clara, o Jovem Mestre a encontrou sozinho. O que mais há para dizer? Se você não acredita em mim, por que você não me revista e vê se tenho esse tipo de pó prejudicial comigo?”
Os servos ao redor concordaram, achando que o que Yun Luo disse era razoável. No final, esse tipo de coisa ainda dependia de evidências.
Encorajada pelo apoio deles, Yun Luo se sentiu mais ofendida. Ela enxugou os cantos dos olhos e disse: “Eu servi o Jovem Mestre por três anos com lealdade inabalável. Como você ousa me caluniar desse jeito? Eu, eu poderia muito bem me matar batendo minha cabeça contra a parede——”
Ao falar isso, ela endireitou o pescoço e correu em direção à parede, mas foi impedida pelos espectadores.
“Por que você tem que fazer isso? Todos na Mansão Lu conhecem sua lealdade ao Jovem Mestre”, disse a Matrona Shen que também foi até ela para impedi-la. Ela se virou para Lu Ji parecendo angustiada, “Este assunto finalmente veio à tona. Jovem mestre, por favor, tome uma decisão. Há tantos pares de olhos observando; não podemos deixar os servos leais ficarem desapontados.”
Lu Ji naturalmente sabia que ela estava se referindo a Yun Luo, e ele também sabia como lidar com esse assunto para acabar com a fofoca.
Mas por alguma razão, mesmo que isso fosse algo que ele mais odiasse, Lu Ji se viu hesitante quando chegou a hora de tomar uma decisão.
Ele perguntou a Yu Xiaoman pela última vez: “Foi você que administrou a droga?”
Se Yu Xiaoman dissesse não, ele teria um motivo para reinvestigar o assunto.
Como general, Lu Ji sempre foi decisivo em matar e nunca hesitou nas adversidades. Mas, desta vez, ele estava preso em um dilema. Por um lado, ele sentiu que não havia necessidade de prosseguir com o assunto, mas, por outro lado, ele queria dar a Yu Xiaoman uma chance de se explicar.
Parecia que o casamento substituto era obra do chefe da Vila Yu, e Yu Xiaoman estava apenas cumprindo ordens. Depois de se acalmar um pouco, Lu Ji pensou em tudo o que tinha acontecido. Não importava o quanto tentasse, ele não conseguia entender por que Yu Xiaoman o havia drogado, a menos que houvesse algo a mais que ele estivesse escondendo por trás de seu exterior aparentemente inocente.
As experiências passadas fizeram Lu Ji construir um muro fortemente protegido em seu coração. Ele não podia confiar em ninguém, não importa quanto tempo estivessem ao seu lado. Até mesmo seus subordinados de longa data o traíram, muito menos alguém que ele conhecia há apenas dois meses.
Ele se acalmou e esperou pacientemente pela resposta de Yu Xiaoman.
Mas Yu Xiaoman de alguma forma desistiu de lutar. Ele apenas olhou para ele, seus olhos cheios de tristeza, seus lábios pálidos se abriram e ele lentamente pronunciou a palavra: “Sim”.
A casa estava um alvoroço, e o barulho do lado de fora era perturbador.
[…]
À tarde, Shen Hanyun veio sem ser convidado e convidou Lu Ji para aproveitar a vista dos campos de trigo com ele. Embora Lu Ji não estivesse interessado nessas coisas, ele podia dizer pelo olhar de Shen Hanyun que ele tinha algo a dizer, então deixou de lado os assuntos triviais domésticos e saiu com ele.
Depois de entrarem na carruagem, Shen Hanyun ainda estava olhando pela janela e, não vendo ninguém por um tempo, ele não pôde deixar de perguntar: “Ele… quero dizer… Senhora, por que não vem conosco?”
Lu Ji disse: “Ele cometeu um delito e está confinado em casa.”
Sob os questionamentos persistentes de Shen Hanyun, Lu Ji explicou brevemente o incidente da droga, mas deixou de fora a parte sobre os efeitos do antídoto. Shen Hanyun ficou ainda mais agitado do que ele: “Drogando? Ele? Impossível.”
“Por que é impossível?” Um olhar cruel apareceu no rosto de Lu Ji mais uma vez, “Só porque ele é seu salvador?”
Da última vez no haras, Shen Hanyun perguntou descaradamente por Yu Xiaoman, afirmando que Yu Xiaoman foi quem o salvou de se afogar no mar quatro anos atrás. Embora ainda houvesse outro segredo que ele não havia revelado, os dois agora estavam bem abertos um com o outro e não havia nada a esconder.
Shen Hanyun estalou a língua, “Claro que não é só isso. Olhe para ele, ele parece tão inocente e inexperiente, ele parece alguém que poderia fazer uma coisa dessas?”
Este tipo de julgamento baseado em primeiras impressões era altamente não confiável. Lu Ji havia sofrido muitas perdas assim antes, então as palavras de Shen Hanyun não conseguiram dissipar suas dúvidas.
“Este assunto ainda não foi concluído. Se não foi ele, eu definitivamente garantirei justiça para ele”, disse Lu Ji.
Shen Hanyun respondeu imediatamente: “Como você garantirá justiça a ele? Todos na casa viram como ele foi repreendido por você hoje. Quem o respeitará no futuro?”
“Aqueles servos não ousariam.”
“Heh, não é como se eu nunca tivesse ido à sua casa antes. Seu quintal é cheio de encrenqueiros.”
Os dois estavam prestes a discutir.
No final, Lu Ji estava mais calmo. Ele mudou de assunto, perguntando: “Por que você está me procurando hoje?”
Shen Hanyun não era uma pessoa que gostava de ir ao fundo das coisas, então ele respirou fundo, se acalmou e mudou para um tom mais sério, dizendo: “Tenho novidades sobre o assunto que você me pediu para ajudar a investigar.”
Ele estava falando sobre quando Lu Ji havia sido emboscado no campo de batalha três anos atrás. Naquela época, ele estava tão imerso na tristeza de não poder voltar ao campo de batalha que levou muito tempo para ele se recompor e rever a situação. Quanto mais ele pensava sobre isso, mais desconfiado ele se sentia. Pelo local, as pessoas ao seu redor, ao momento e posicionamento da emboscada, tudo parecia perfeitamente orquestrado.
Quanto mais perfeito o processo , mais suspeito ele se tornava. Era como se alguém estivesse orquestrando tudo nos bastidores.
Então, enquanto Lu Ji conduzia sua própria investigação em segredo, ele também pediu a Shen Hanyun que o ajudasse a ficar de olho e informá-lo se descobrisse alguma coisa. No entanto, este assunto envolvia uma ampla gama de pessoas, incluindo o exército e a corte imperial, eram alvos de investigação. Até mesmo a pessoa sentada no trono do dragão não poderia ser poupada, então ele verificou por um longo tempo antes de obter algumas pistas.
“Falando nisso, foi uma coincidência. Alguns dias atrás, fui a Guanzhong e fiz contato com as tropas estacionadas lá. Acontece que havia uma unidade que você liderou antes. Alguns soldados ainda se lembravam de sua liderança com carinho, então conversei com eles. Adivinhe? Eles disseram que antes daquela batalha na fronteira, três anos atrás, havia vários soldados da capital que se juntaram à unidade. Depois daquela batalha, eles desapareceram sem deixar vestígios. Ninguém sabe quem os deixou entrar ou quem os deixou sair.”
Logicamente falando, esse tipo de movimento de tropas deveria ter sido tratado por Lu Ji, como general, mas ele não tinha lembranças disso. Com milhares de soldados sob seu comando, era impossível para ele verificar pessoalmente cada um deles.
Depois de refletir um pouco, Lu Ji perguntou: “A casa ancestral deles fica na capital?”
“Sim, quando ouvi isso, soube que essa viagem daria resultados”, Shen Hanyun fechou seu leque. “Depois de beber um pouco e bisbilhotar, adivinha o que aconteceu?”
Lu Ji franziu a testa e esperou pacientemente que ele continuasse.
Como amigo de longa data de Lu Ji, Shen Hanyun queria ajudá-lo a encontrar o culpado que o havia prejudicado. Sem mais delongas, ele repassou todas as informações que havia coletado: “Essas pessoas eram relativamente próximas dos novos recrutas e tiveram algumas conversas, quando perguntaram de qual família eles vinham na capital, nenhum deles disse. Quem diria que, quando eles retornassem ao acampamento para distribuir cartas de seus familiares, eles avistaram uma carta com o sobrenome ‘Feng’ no envelope… Isso mesmo, o sobrenome da sua madrasta, Feng. Isso não é uma grande coincidência?”
[…]
Ao cair da noite, Lu Ji voltou para casa. Ele planejou ir direto para o escritório, mas quando lembrou do caos desta manhã, ele estava relutante em ir.
Ele dispensou seus atendentes, até mesmo mandando Duan Heng embora. Ele caminhou sozinho pelo caminho sinuoso, olhando para o sol poente e para as flores caídas, ele surpreendentemente se sentiu calmo.
Neste momento, nas profundezas da floresta de bambu, ele se lembrou de como uma vez foi emboscado aqui. Uma flecha atravessou o ar e quase passou raspando seu pescoço. Se não fosse por seus sentidos afiados e reflexos rápidos, ele poderia ter morrido;
À frente estava o lago que ele adorava. Ele poderia ficar lá o dia todo para ter tranquilidade. Mas uma vez, ele mal tinha cochilado quando alguém empurrou a cadeira de rodas por trás. Felizmente, ele tinha um galho na mão e o usou para parar as rodas, evitando cair no lago.
Houve inúmeros incidentes desse tipo nos últimos três anos e, no final, ele nunca pegou o perpetrador ou descobriu quem estava por trás deles. O resultado foi que Lu Ji foi forçado a levantar a guarda, vivendo em medo constante mesmo em sua própria casa, menos livre que os peixes no lago.
Sem ninguém por perto, os olhos de Lu Ji perderam o foco, revelando um raro olhar confuso.
Um homem inocente é culpado de possuir um tesouro, pensou. No passado, ele não sabia como esconder seu brilhantismo e se tornou alvo de muitos. Agora com a perna aleijada e tudo perdido, ele não tinha mais forças para competir. Então por que ainda havia pessoas que estavam determinadas a vê-lo morto?
Os últimos três anos foram mais exaustivos do que os dezenove anos anteriores juntos. Ele não conseguia comer facilmente a comida que lhe era trazida, nem dormir profundamente. Recentemente, ao cumprir os arranjos da família para se casar lhe trouxe algum alívio, e ele pensou que finalmente poderia relaxar. Mas ontem, ele descuidadamente bebeu chá que tinha sido misturado com esse tipo de droga…
Pensando nisso, Lu Ji voltou seus passos em direção ao seu pátio, com a intenção de esclarecer algumas dúvidas que não havia abordado nesta manhã.
[…]
Quando chegou, ele não encontrou Yu Xiaoman, mas primeiro encontrou sua criada.
“Oh, este não é o nosso querido Jovem Mestre? Um convidado raro, de fato”, Yu Tao o cumprimentou com sarcasmo.
Lu Ji ignorou a atitude dela e perguntou: “Onde está a Jovem Senhora?”
“Chorando, não comeu o dia todo, seu rosto está tão fino que é do tamanho de uma palma. Qualquer um sentiria pena dela… exceto você é claro, Jovem Mestre.”
Yu Tao não estava presente esta manhã e só soube disso mais tarde. Ela ficou com tanta raiva que ameaçou levar Yu Xiaoman embora. Vendo o comportamento calmo de Lu Ji agora só a deixou mais irritada, e ela falou com ele com menos respeito.
Lu Ji não teve tempo para suas reclamações e foi direto para o quarto. Yu Xiaoman não estava lá. Ele também procurou nos quartos laterais, mas ainda não conseguiu encontrá-lo.
“Agora você decide procurá-la? Por que você não abriu os olhos para ver quem realmente se importa com você e quem abriga más intenções?” Yu Tao seguiu atrás de Lu Ji, resmungando. “Depois de caluniá-la, você vem procurá-la. O quê? Dando um doce depois de um tapa?”
Depois de olhar em todos os lugares, Lu Ji, pacientemente, perguntou mais uma vez: “Onde ela está?”
No final, ela não ousou repreendê-lo muito. Yu Tao bufou e tirou as mãos da cintura. Ela disse: “O coração da minha Senhora é todo para você. Mesmo quando ela não tem roupas para vestir, ela não se esqueceu de fazer uma fina e elegante para você. Ela ficou acordada por muitas noites e finalmente terminou, apenas para você simplesmente jogá-la no chão.”
Yu Tao ainda não conseguia engolir sua raiva. Enquanto falava, seus olhos ficaram vermelhos enquanto ela apontava na direção do escritório, “Ela foi pegar as roupas, dizendo que as lavaria e as daria para mim vestir. Mesmo se você correr para lá agora, temo que seja tarde demais!”
Lu Ji não conseguia dizer quanto disso era verdade, inconscientemente, ele foi instado a se mover mais rápido.
Suas pernas aleijadas eram inconvenientes, geralmente ele levava o tempo de meio bastão de incenso para andar do seu pátio até a sala de estudos no canto noroeste da Mansão Lu, mas agora ele chegou antes do escurecer.
Nenhum guarda estava estacionado aqui regularmente, e Duan Heng não estava o seguindo hoje. Assim que Lu Ji passou pelo arco, uma brisa soprou em seu rosto, trazendo uma sensação de desolação para a noite de verão.
No meio do verão, as noites eram misericordiosamente curtas, então as janelas eram abertas para que o ar fresco entrasse¹. O som das rodas rolando lentamente sobre o pavimento de pedra ficava mais próximo. As portas e janelas estavam ligeiramente entreabertas, a multidão da manhã já havia se dispersado há muito tempo. Só ao se aproximar era possível ouvir os ruídos fracos lá dentro.
Caminhando até a porta, Lu Ji espiou pela fresta. Primeiro ele viu as roupas cuidadosamente dobradas que Yu Tao mencionou, colocada cuidadosamente sobre a mesa. Abaixo dela, ele viu as costas de Yu Xiaoman, ajoelhado no chão.
Depois de ajustar ligeiramente o ângulo, Lu Ji pôde ver o perfil lateral de Yu Xiaoman, bem como a pilha de pó no chão que ninguém se preocupou em limpar.
Yu Xiaoman segurava um saco de pano limpo, pegando meticulosamente o pó e despejando-o no saco pouco a pouco. De vez em quando, ele levantava a mão para enxugar o canto dos olhos, como se estivesse enxugando as lágrimas.
Ele ainda estava usando as mesmas roupas do dia anterior. Lu Ji lembrou que quando acordou de manhã, Yu Xiaoman estava tão bem vestido, como se tivesse medo de que Lu Ji visse alguma coisa. Mesmo quando Lu Ji o carregou para o sofá, Yu Xiaoman agarrou o colarinho com força enquanto dormia, murmurando: “Não olhe.”
Na penumbra, era possível ver vagamente algumas marcas vermelhas no pescoço branco exposto de Yu Xiaoman, que pareciam ter sido deixadas na noite passada.
Houve um zumbido repentino em sua mente e Lu Ji inesperadamente se lembrou de algumas cenas fragmentadas da noite passada. Infelizmente, elas eram muito fugazes para formar uma sequência coerente. A única sensação vivida era o calor dos lábios macios e molhados pressionando contra os seus.
Talvez tenha tocado em outras partes: pescoço, braços, ombros, peito… até mesmo na parte interna das coxas delicadas.
E agora, os lábios que estavam entrelaçados com os dele a noite passada inteira tremiam com soluços. Enquanto Yu Xiaoman chorava, ele levou os dedos manchados de pó à boca e os lambeu e chupou de uma forma que Lu Ji estava inexplicavelmente familiarizado. Enquanto lambia, ele murmurou em um tom soluçante, “Que coisa boa, tudo desperdiçado… Humph, se você não quiser comer, eu vou.”
────────────────────────
Notas de tradução:
1 “仲夏苦夜短, 开轩纳微凉。” Da Dinastia Tang: de Du Fu (Suspiro da Noite de Verão).
────────────────────────
O autor tem algo a dizer:
Estou atrasado, mas ainda está bem longo…