Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 69
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
O caminho para o Submundo era pavimentado com lírios-aranha vermelhos¹. Lajes de pedras serpenteavam entre as ondas exuberantes de vermelho. Este lugar era escuro e sombrio e envolto em camadas de névoa. Eles podiam ouvir o barulho de correntes enquanto os Guardas Fantasmas corriam de volta de toda Zhongdu. Incontáveis almas acorrentadas vagavam pela estrada, onde gritos e soluços fracos soavam como o tamborilar da chuva persistente em seus ouvidos. Havia uma torre de observação construída entre as flores. A cada dez passos, um General Fantasma seria designado para guardar a torre. Correntes pesadas formavam uma rede para que as almas dos que partiram que haviam pisado neste caminho não tivessem para onde escapar.
O rosto de Jing Lin era como papel fino, pálido e sem vida. Com uma vara na mão e segurando as correntes na outra mão, ele liderou um Cang Ji algemado e seguiu a massa de almas para entrar furtivamente. Vestindo uma máscara, Cang Ji caminhou lentamente e olhou em volta entre os movimentos para observar os arredores.
“Este lugar foi bem escolhido.” Cang Ji curvou a parte superior do corpo ligeiramente e disse ao lado da orelha de Jing Lin. “Depois de descerem aqui, eles ficariam presos nas profundezas das ravinas. Flanqueando ambos os lados estão todas as rochas resistentes de mil anos que protegem cada reino de Zhongdu. É somente através do caminho do mar de flores é que se podia ir e voltar suavemente. Se uma pessoa comum descesse aqui, ela não seria capaz de voltar para cima novamente.”
“A vida e a morte chegam ao fim antes do posto avançado. Quando uma pessoa comum chega aqui, ela já está morta. Ande por mais uma hora e eles estarão na entrada de Li Jin.” Jing Lin cutucou Cang Ji com o cotovelo. “Sua aura yang² está vazando.”
Cang Ji empurrou a máscara e perguntou: “Por que todas as almas precisam usar máscaras para cobrir o rosto? Isso não tornaria difícil detectar se eles pegassem a pessoa errada?”
“Existem registros detalhados no Registro de Vidas Humanas. Antes que os Guardas Fantasmas coletem a alma, eles têm que verificar a identidade da pessoa.” Jing Lin disse: “Eles não precisavam usar uma máscara no passado, mas o antigo Rei do Inferno foi comido por outra pessoa, e o novo que assumiu estava com medo de desmaiar se visse fantasmas com aparências miseráveis, então ele disse aos Guardas Fantasmas para colocarem máscaras quando eles conduzissem as almas.”
Cang Ji disse: “Que piada. O Rei do Inferno tem medo de fantasmas. Do jeito que ele é, como ele conseguiu se tornar um Rei do Inferno?”
“Porque ele ama comer. Ele estava originalmente em reclusão sob o muro do Submundo, e sua fome era insuportável quando ele acordou. Então, ele sentiu o cheiro da fumaça das almas de fogo e, de uma só vez, devorou dezenas de milhares de almas do Submundo. Ele até comeu metade do Palácio do Rei do Inferno.” Como se tivesse pensado em outra coisa, Jing Lin virou a cabeça para advertir Cang Ji. “Cuidado com o que você come.”
Cang Ji perguntou com curiosidade: “Mas o dragão não é aquele com a habilidade de devorar todas as criaturas vivas? Por que ele pode fazer isso também?”
“Ele estava apenas devorando-os para encher sua barriga.” Jing Lin disse. “Quando ele encontrou algo para comer, ele cuspiu as almas junto com o Rei do Inferno.”
O pobre e velho Rei do Inferno sempre foi consciente em seus deveres. Após a reforma do Submundo, ele trabalhou diligentemente como um Guarda Fantasma, trabalhando duro para alcançar resultados. Depois de quase mil anos ocupando o posto, ele foi finalmente promovido pelo Nono Reino do Céu para assumir as funções do Rei do Inferno. Quem saberia que ele estaria fazendo isso por apenas algumas centenas de anos, quando foi engolido, sem rima ou razão, no estômago de outra pessoa e então vomitado todo envolto em saliva? Em um acesso de irritação, tristeza e indignação, ele renunciou. Ninguém no Nono Reino do Céu estava disposto a se humilhar ou se rebaixar para assumir o posto. Eventualmente, eles puniram esse demônio que havia devorado e cuspido o antigo Rei do Inferno para assumir o comando do Submundo, tornando-se assim o novo Rei do Inferno.
Cang Ji tocou seu pomo de Adão e considerou: “Ele poderia devorar quarenta e três mil almas em Li Jin de uma só vez. Qual é a forma original dessa pessoa? Ele tem um apetite tão grande.”
Jing Lin disse: “Sua forma original é feroz. Li Jin construiu especialmente uma estátua de pedra em sua forma original como um aviso para as gerações futuras. Você também ficará com medo se o vir.”
Cang Ji perguntou: “Ainda mais feroz do que eu?”
Jing Lin assentiu, aguçando ainda mais a curiosidade de Cang Ji. Seguindo a longa procissão de almas, ambos caminharam por um bom tempo até ouvirem as rápidas correntes do rio. Cang Ji finalmente conseguiu apreciar toda a paisagem da travessia de balsa de Li Jin.
O mar de lírios-aranha vermelhos balançavam em ondas, e eles viram uma cidade sentada em meio à névoa vermelha. O rio fluía por toda a cidade, onde barcos estavam lado a lado com carruagens puxadas por cavalos. Lanternas de várias cores pendiam em formação complexa sobre as cabeças de milhões e milhões de almas, como se fosse a Via Láctea sem limites suspensa acima delas. Pequenas cortinas de pérolas e jade pendiam nos pavilhões perto do rio. Eles podiam ouvir os acordes de pipa³ fluindo junto com as correntes de água, enquanto as almas nas ruas subiam como marés. O pequeno barco que poderia transportar as almas para o Palácio do Rei do Inferno era extremamente estreito. Duas fileiras de Guardas Fantasmas armados com cartões de identificação gritavam nomes após nomes, e uma alma saia para cada um chamado. No entanto, este lugar já estava lotado com dezenas de milhares de almas. No ritmo em que estavam indo, mesmo quinhentos anos não seriam suficientes para chamar todos os nomes.
Cang Ji desviou os olhos e viu uma escultura de pedra erguida no alto da cidade. Os membros anteriores da escultura de pedra estavam pendurados sobre o peito, e suas duas garras foram polidas até brilharem. Suas patas traseiras estavam dobradas em uma posição ereta enquanto empurrava o peito para frente e mantinha a cabeça erguida. Ele olhava para longe com a maneira descarada de uma besta feroz. Esta deve ter sido a forma original do Rei do Inferno que Jing Lin mencionou.
Com tal postura e porte, Cang Ji não pôde deixar de se sentir inferior. Pressionando seu peito contra Jing Lin, ele abaixou a cabeça e rangeu os dentes.
“Uma doninha?!”
◈ ◈ ◈
Tendo sido enganado por Jing Lin uma vez, Cang Ji não estava mais disposto a acreditar em seus comentários improvisados. Ele apenas agarrou o homem firmemente em sua mão e caminhou ombro a ombro com ele.
“Há tantas pessoas aqui.” Cang Ji levantou a mão para empurrar a máscara para cima. “E não temos o cheiro de Qianyu para nos atrair. Como vamos encontrá-lo?”
“Qianyu quer encontrar Zuo Qingzhou. Então, ele só pode ficar de guarda na travessia da balsa.” Jing Lin puxou sua mão levemente e levou Cang Ji para frente.
Havia uma longa fila de almas errantes na travessia da balsa. O Guarda Fantasma que estava gritando nomes sentiu-se ressecado e desceu para pegar uma tigela de água. Ele tinha acabado de se sentar quando sentiu o aroma rico de carne. Ele virou a cabeça e viu dois homens sentados na barraca a poucos passos de distância. Um deles abriu o papel oleado e espalhou a carne assada gordurosa na mesa, fazendo com que todas as almas na metade da rua revelassem olhares de fantasmas famintos. Mas temendo o homem dos dois que estava vestido como um Guarda Fantasma, eles não se atreveram a subir para pedir uma porção.
O aroma fez o estômago do Guarda Fantasma roncar. Ultimamente, ele estava de serviço nesta travessia de balsa e não ia a Zhongdu há muito tempo. Então ele tateou em busca de algumas pérolas de cobre em suas mangas e se levantou para caminhar até aqueles dois homens.
“Amigo, você acabou de voltar de cima? A julgar pelo cheiro, deve ser a carne assada da Casa de Wanfu na capital!” Ele hesitou. “Estou disposto a pagar o dobro. Você estaria disposto a se desfazer dela?”
Os pauzinhos de Jing Lin pararam. Ele disse: “Quanto vale um prato de carne? Irmão, se você não se importa, sente-se e faça uma refeição conosco.”
O Guarda Fantasma concordou repetidamente e levantou seu manto para se sentar. Cang Ji entregou a ele um par de hashis. Ele olhou para aqueles dois homens de passagem e disse: “Obrigado! Irmão, você parece estranho para mim. Você é novo aqui?”
“Isso mesmo.” Jing Lin respondeu, “É minha primeira viagem, e houve tantos incidentes imprevistos. Realmente não é fácil conseguir trazê-lo de volta aqui.”
O Guarda Fantasma estava se empanturrando com a cabeça abaixada. Ao ouvir isso, ele riu e disse: “Irmão, você acabou de começar a trabalhar. Das centenas de postos aqui no Submundo, ainda é melhor guiar as almas.”
“Oh?” Jing Lin humildemente buscou seu conselho. “Por que você diz isso? Estou com tanta inveja de ver você gritando nomes na travessia da balsa. Você não precisa se cansar correndo por aí.”
“Embora você tenha que ir e vir o tempo todo para guiar as almas, há restrições muito menores. O que há para invejar em fazer chamadas? Eu só posso transportar algumas pessoas o dia todo, e ainda tenho que ouvir dezenas de milhares de almas em Li Jin tagarelando sem parar sobre suas queixas.” O Guarda Fantasma suspirou e continuou, “O Nono Reino do Céu negligência enviar suas saudações, e o Rei do Inferno se torna ainda mais preguiçoso. Olhe para isso, Li Jin. Se isso continuar por muito tempo, será um desastre.”
“Com o que o Rei do Inferno está ocupado?” Cang Ji brincou com seus hashis e disse. “Eu morri tarde e ainda quero renascer mais cedo.”
“Hã?” O Guarda Fantasma riu apesar de si mesmo. “Você está com tanta pressa de reencarnar. Você tem que saber que, uma vez que você passar por este Rio Wangchuan⁴, você não vai mais se lembrar desta vida. Se houver alguém importante para você, você também terá que esquecê-lo.”
“Eu conheci um homem sem coração nesta vida.” Cang Ji beliscou a ponta do dedo de Jing Lin. “Seria melhor esquecê-lo.”
A expressão de Jing Lin permaneceu inalterada. Ele apenas perguntou: “O Rei do Inferno não cuida dos casos?”
“Irmão, você acabou de voltar, então ainda não sabe. Será uma ocasião feliz para o Rei do Inferno em mais alguns dias. Ele está prestes a se casar com uma raposa. Ele passa o dia todo se entregando ao vinho e à luxúria. Onde no mundo ele teria tempo para se importar com os casos?”
Cang Ji e Jing Lin se entreolharam e falaram em uníssono. “Uma raposa?”
“Isso mesmo.” O Guarda Fantasma disse, “É uma raposa branca com uma cauda quebrada. A raposa branca estava originalmente vagando pela travessia da balsa procurando por alguém. Quando o Rei do Inferno descobriu, ele convocou a raposa ao palácio, mas acabou ficando encantado com a aparência da raposa. Você acredita que ele realmente fez uma cena exigindo se casar com a raposa? Mas aquela raposa branca é macho para começar e prefere morrer do que se render.”
“O Rei do Inferno perdeu a cabeça?” Cang Ji disse, “Essa raposa já tem outra pessoa!”
“Quem se importa se ele fizer isso? Uma vez que ele entrar no Palácio do Rei do Inferno, ele não será capaz de escapar dele a menos que o Rei do Inferno diga.” O Guarda Fantasma largou seus hashis e se levantou para fazer uma reverência. Ele sorriu e disse: “Irmão, obrigado pela sua hospitalidade. Estou de plantão aqui nesta travessia de balsa. Se precisar de alguma coisa no futuro, venha me procurar. Meu humilde nome é Feng Chun.”
Com isso, o saciado Guarda Fantasma se virou para sair. Jing Lin olhou para ele uma segunda vez e notou que ele tinha um porte extraordinário. Ele não parecia o típico Guarda Fantasma.
“Onde está o Palácio do Rei do Inferno?” Um Cang Ji impaciente se levantou, querendo ir embora. “Não podemos perder Qianyu.”
“O Palácio do Rei do Inferno é separado por uma pesada barricada de fossos naturais. Temos que cruzar Wangchuan e passar Mishan antes de podermos alcançá-lo.” Jin Lin fez um gesto para que ele permanecesse calmo e disse, “Já que ele quer se casar com Qianyu, ele deve seguir as etiquetas. Na noite anterior ao casamento, a liteira nupcial vai parar em Li Jin por uma noite. No dia seguinte, o Rei do Inferno tem que transportá-lo e guiá-lo de volta para que isso conte. Só precisamos esperar em Li Jin até que a liteira nupcial seja enviada.”
◈ ◈ ◈
Cang Ji e Jing Lin descansaram em Li Jin. Não havia sol e lua neste lugar. Após cerca de dois dias, eles finalmente viram a travessia da balsa decorada com lanternas e faixas, com seda vermelha pendurada no alto da cidade.
Cang Ji se inclinou sobre a janela para observar. Ele perguntou: “Por que todos os fantasmas da cidade estão chorando incessantemente?”
“A visão da cena toca uma corda em seus corações e desperta sua tristeza.” Jing Lin disse, “Eles estão aqui há tanto tempo, e seus passados permanecem vívidos em suas mentes. Eles não conseguem esquecer, nem voltar.”
“Existem muitas coisas na vida inteira de um ser humano que não acontecem como desejado.” Cang Ji disse, “O que há para chorar?”
“Embora a grande maioria vá contra os desejos de alguém, ainda existe uma coisa que faz o coração de alguém cantar. Só por isso, eles estão dispostos a suportar, mesmo que seja amargo.”
Cang Ji disse: “Se for muito amargo, você nem consegue sentir o gosto doce.”
Enquanto falavam, Cang Ji de repente viu mais de dez Guardas Fantasmas carregando uma liteira vermelha em seus ombros enquanto voavam no ar e pisavam em suas correntes para atravessar Wangchuan rapidamente. Ele se animou e puxou Jing Lin junto.
“Está aqui!”
Com um grito, os Guardas Fantasmas pousaram a liteira com um baque, levantando uma tempestade de poeira na travessia da balsa. A carruagem estava adornada com um anel de lanternas e a porta e as janelas estavam todas pregadas. Estava tão escuro lá dentro que eles não conseguiam ver claramente a figura de Qianyu. No momento em que os Guardas Fantasmas pousaram a liteira, todos recuaram em uníssono. Um boi enorme e robusto de repente se levantou do chão, e as correntes em suas costas caíram pesadamente. Então, ele arrastou a liteira para frente. Um bando de pássaros mostrando suas presas se levantou da superfície do rio e se aglomerou ao redor da liteira como redemoinhos de nuvens negras para impedir que outros dessem um passo mais perto. Havia um homem sentado na liteira com um chapéu de bambu na cabeça e um talo de grama na boca. Ele brandiu o chicote para bater no boi.
Jing Lin disse: “Esse é o Rei do Inferno, Fei Luo.”
“É ele?” Cang Ji se apoiou e viu o rosto bonito de Fei Luo sob o chapéu de bambu. “Ele parece ainda mais jovem do que eu.”
“Ele já tem mil e quatrocentos anos.” Jing Lin disse, “Parece que ele valoriza muito Qianyu. Ele nem mesmo usou qualquer ajuda durante toda essa jornada.”
“Uma pena que ele esteja muito atrasado.” Cang Ji disse. “Qianyu tem alguém em seu coração. Não há lugar para ele.”
Jing Lin virou a cabeça de lado e perguntou: “Você entende Qianyu tão bem?”
“Sim. Ele é tão manso e submisso que é adorável.” Cang Ji cruzou os braços. “Além disso, ele já é marido de alguém. Há muitas coisas em que preciso pedir conselhos a ele.”
Jing Lin ficou em silêncio e ouviu enquanto Fei Luo pisava na viga e se levantava. Ele se apoiou na liteira com uma mão e levantou seu chapéu de bambu com a outra. Então ele anunciou em uma voz clara para todos ao redor: “Amanhã, eu vou me casar! Todos os fantasmas de Li Jin estão convidados para beber. Há centenas de milhares de mesas preparadas para o banquete. Visitantes de todos os lugares são meus convidados! Todos vocês devem beber! Divirtam-se e tenham um bom tempo!”
Os pássaros cantaram em uníssono, e o enorme boi cravou seus cascos. Eles deram três voltas em torno de Li Jin antes de terminarem. No final, Fei Luo jogou seu chicote de lado e desceu da liteira. Ele se encostou na janela e disse a Qianyu: “Querido, depois desta noite, você e eu seremos marido e mulher. O que eu prometi há alguns dias não contará mais! É natural que marido e mulher compartilhem o mesmo quarto. Não há mais razão para você me deixar de fora, não é?”
Qianyu bateu na tábua da janela e disse com uma voz fria: “Eu já tenho um marido!”
“Ele está morto, não está?” Fei Luo cuspiu o talo de grama. “Está escrito muito claramente no Registro de Vida. Ele é um fantasma de vida curta. Não se preocupe. Ainda posso viver por milhares de anos, então posso envelhecer com você. Tenho mais tempo do que um mortal.”
“Me deixe sair!” Qianyu olhou para ele através da abertura e repetiu: “Eu já tenho um marido.”
Com as mãos nas costas, Fei Luo chutou a liteira e disse: “Não sou tão bonito quanto ele? Meu cultivo é inferior ao dele? Eu posso te dar tudo o que ele pode te dar. Eu posso até te dar metade do Submundo, sem falar em alguns pedaços de papel e algumas linhas de poemas. Querido, por que se submeter ao sofrimento por centenas de anos? Você seria muito mais feliz se transferisse esse amor para mim, não?”
“Você não entende o amor deste mundo de jeito nenhum.” Qianyu pressionou a cabeça contra a janela e desviou o rosto. “… Eu não quero mais ninguém. Eu só quero Zuo-lang!”
Qingzhou, o sino de cobre queria lhe contar. Zhuo Qingzhou sacudiu suas mãos trêmulas fracamente. Ele ouviu Qianyu chamando por ele, “Zuo-lang.”*
Mas Fei Luo virou a cabeça e disse a ele: “Você é tão lindo comparado ao Nono Reino do Céu, onde apenas Lorde Dong e Lorde Lin Song podem superar sua aparência. Eu estimo sua aparência e realmente quero ter relações íntimas com você. Como você poderia não querer isso?”
Qianyu sabia que ele não entendia nada, então ele simplesmente perguntou: “Se você realmente valoriza aparências atraentes, por que não se casa com Lorde Dong?”
“Embora a aparência de Lorde Dong seja deslumbrante, sua forma original é selvagem. Além disso, ele é um demônio nascido do Mar de Sangue. Fico nervoso por estar com ele. No entanto”, Fei Luo riu. “Algumas centenas de anos atrás, Lorde Lin Song certa vez ouviu doutrinas mundanas entre as nuvens, e seu perfil lateral envergonhou dezenas de milhares de espíritos. Até a Deusa Sheng Le teve que ceder. Depois que Lorde Lin Song recebeu sua patente de Lorde Divino, a outrora considerada a ‘beleza número um’ Deusa Sheng Le não mostrou mais seu rosto. Para dizer a verdade, quando Lorde Lin Song ainda estava vivo, eu estava decidido a me casar com ele.”
Cang Ji ainda podia ouvi-lo no início, mas quando ouviu essa frase, a madeira da janela sob suas mãos estalou com um “CRACK”.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodapé
1 彼岸花 Lírios-aranha vermelhos, também conhecidos como higanbana. Diz-se que são flores sinistras que crescem no inferno e conduzem a pessoa à sua reencarnação.
2 阳气 energia yang ou aura. Do conceito de Yin e Yang, que representa forças opostas, como vida (yang) e morte (yin), masculino (yang) e feminino (yin). Então, aqui, o vazamento da aura yang de Cang Ji poderia potencialmente denunciá-lo como alguém que ainda está vivo e não morto.
3 琵琶 Pipa, instrumento musical chinês de quatro cordas, pertencente à categoria de instrumentos dedilhados.
4 Também conhecido como Rio do Esquecimento.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Mei: Senti o cheirinho de vinagre daqui. Rsrs
Flor: Eu não sei se essa frase inteira com o * é da raw do livro tradicional, pois eu não achei no livro simplificado, e como está assim na tradução em inglês, então vou manter assim.