Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 51
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
O assunto ainda não estava resolvido, então Jing Lin não dormiu por muito tempo. Antes do amanhecer do dia seguinte, os dois estavam de pé e correndo pelas ruas. Xiyan liderou o caminho com uma lanterna na mão e parou antes de uma bifurcação na estrada.
“Qianyu-gege saiu daqui.” A raposinha coçou a orelha. “E então ele desapareceu.”
“Há o cheiro persistente dos clássicos¹ aqui.” Cang Ji cheirou a brisa fresca de uma nova manhã. “Ele até mesmo levou os escritos de Zuo Qingzhou.”
“Qianyu-gege disse que todos eles são de importância crucial. Ele tinha que levá-los com ele.” Xiyan tinha um olhar preocupado. “Agora Wu Ying está montando guarda fora da cidade, enquanto os bandidos abundam dentro. Qianyu-gege é incapaz de usar nenhuma de suas habilidades. Mas ele tem a firme opinião de que Zuo-lang² foi injustiçado. Ele insiste em limpar o nome de Zuo-lang antes de acabar com sua própria vida.”
“Ele não fez nada de errado. Por que ele precisa se matar?” Cang Ji disse, “Já que não podemos sair, então faremos um tumulto e viraremos a capital de cabeça para baixo. Quanto mais eles querem encobrir isso, mais eu quero desenterrar a verdade.”
“Isso é verdade. Mas a cauda de Qianyu-gege está quebrada. Ele não tem muito tempo de vida.” Xiyan apagou a lanterna e limpou o orvalho com a cauda. Ele disse: “A pessoa que incriminou Zuo-lang é um homem chamado Liu Chengde. Se você puder encontrá-lo, talvez consiga encontrar Qianyu-gege também.”
Agora que as palavras de Xiyan chegaram a esse ponto, tudo o que restava era a impotência para ajudar. A raposinha curvou-se várias vezes e disse: “A Senhora está sendo suprimida pelo Nono Reino do Céu. Ela não está em posição de intervir por medo de atrair a atenção de Zui Shan Seng e outros semelhantes. Então, só podemos implorar a vocês dois que encontrem Qianyu-gege e o tragam de volta para a pousada o mais rápido possível. As nove caudas da Senhora são poderosas. Ela está disposta a abrir mão de uma cauda para ajudá-lo a acordar para a realidade e esquecer seu relacionamento passado.”
“Ela quer que Qianyu esqueça Zuo Qingzhou?” O peito de Cang Ji estava pesado. Ele disse: “Qianyu quer estar junto com Zuo Qingzhou. E essa é a intenção dele. Mesmo que Huachang tenha os melhores interesses dele no coração, ela não deveria fazê-lo esquecer seus laços passados.”
“Mesmo assim.” Xiyan soltou um longo suspiro como uma criança sábia além de sua idade. Ele disse a Cang Ji: “Como Qianyu-gege seria capaz de viver se não consegue esquecer? Ele definitivamente não vai querer permanecer vivo sozinho.”
“Se você quer que ele esqueça”, disse Cang Ji, “é melhor deixá-lo morrer.”
Xiyan não entendeu o significado por trás das palavras de Cang Ji. Em sua confusão, tudo o que a raposinha conseguia pensar era se havia algo mais que valesse a pena valorizar mais do que permanecer vivo. Ele puxou as orelhas novamente. Eventualmente, ele se curvou para eles mais algumas vezes antes de voltar sozinho.
Cang Ji viu Jing Lin parado em meio à névoa da manhã com o cabelo levemente úmido. Ele perguntou: “Frio?”
Jing Lin olhou para ele e respondeu: “Não.”
Cang Ji achou adorável o jeito que Jing Lin olhava quando ele respondia perguntas obedientemente. Ele não conseguiu resistir a dar mais alguns olhares para ele, mas Jing Lin apenas continuou olhando para ele. Assim, Cang Ji perguntou: “O que você está olhando?”
Jing Lin disse: “Se ele não consegue esquecer, então ele nunca será capaz de deixar ir. Se ele não consegue deixar ir, então ele nunca esquecerá. A roda da vida e da morte gira incessantemente. Zuo Qingzhou está morto. Sua alma retornará ao Submundo. A essa altura, ele provavelmente entrou no caminho da reencarnação. Qianyu não consegue esquecê-lo, nem nunca o alcançará. Isso é tortura.”
“Quando Zuo Qingzhou o esquecer, ele também esquecerá Zuo Qingzhou. Ambos os lados se encontram novamente como se fossem estranhos. Ninguém se machuca.” Cang Ji disse. “Você acha que isso é bom?”
Jing Lin ficou em silêncio por um momento e disse: “Bom.”
O coração de Cang Ji parou. O “bom” de Jing Lin fez com que sua mente ficasse em branco por um momento. Depois de um tempo, ele disse: “Que chato.”
O vento aumentou em meio à neblina. Começou a chuviscar.
Jing Lin levantou o guarda-chuva que ele carregava durante todo o caminho e protegeu Cang Ji daquele pouco de chuva. Ele disse: “Olhe para os dois. De agora em diante, eles sofrerão mais do que aproveitaram a felicidade. Vai doer pensar nisso, e vai doer relembrar disso. A menos que Qianyu tenha um coração de pedra, como ele seria capaz de viver com a agonia da solidão por centenas ou mesmo milhares de anos? Se ele não consegue se lembrar, ele ainda seria capaz de viver uma vida livre e despreocupada. Isto…”
Cang Ji agarrou abruptamente a mão de Jing Lin que segurava o guarda-chuva. O guarda-chuva se inclinou e interrompeu o caminho de fuga de Jing Lin. A chuva de repente caiu em suas feições. Os olhos de Cang Ji eram tão penetrantes e intimidadores quando ele abaixou a cabeça para encarar Jing Lin que Jing Lin deu meio passo para trás. Uma pena que Cang Ji fechou a lacuna logo depois com um mero passo à frente. Jing Lin esbarrou na parede de pedra. As costas de sua mão doíam com o aperto de Cang Ji. Cang Ji bloqueou seu caminho e pressionou em sua direção, perguntando em voz profunda:
“Você é Qianyu?”
Jing Lin respondeu. “… Não sou.”
“Você não é.” Cang Ji apertou ainda mais as mãos de Jing Lin. “Já que você não é, então com que base você se importa se ele está sofrendo ou não? Não me diga que você e Huachang podem decidir por ele só porque você sente que ele vai sentir dor? Ele vive até essa idade e não consegue nem decidir como viver sua própria vida, hein? Não há ninguém no Céu e na Terra que possa fazer tal coisa em nome dos outros. Se ele não vai esquecer, então ele não vai. Isso é assunto de Zuo Qingzhou e dele. Não é algo que os espectadores possam interferir ou fazer em seu nome. Porque, além deles mesmos, ninguém mais é digno.”
“Como eles disseram, o amor profundo pode suportar vários ciclos de reencarnação.” Os cílios de Jing Lin ficaram pesados com as gotas de chuva. Ele olhou para Cang Ji. “Mesmo que eles morram um após o outro por ‘amor’, eles ainda nunca conseguiriam ter um momento de reencontro. Sob as circunstâncias—”
“Dadas as circunstâncias.” Cang Ji levantou a voz. “Você ainda não deve esquecer o passado dele em seu nome! Já que o amor dele é tão profundo quanto o oceano a ponto de ele poder quebrar sua cauda para prolongar a vida de Zuo Qingzhou e sofrer todas aquelas torturas excruciantes com ele, então quem se importa com a dor?! Você acha que ele nunca esperou por isso? Ele estava disposto.” Ele enxugou os olhos de Jing Lin rudemente com os polegares. “O que você está dizendo para esquecer? Zuo Qingzhou? Estou lhe dizendo, mesmo se você e Huachang fossem em frente e fizessem isso, ele ainda não viveria muito. Esse chamado amor profundamente gravado não fica nas memórias, mas aqui!”
Cang Ji puxou a mão de Jing Lin e bateu em seu peito. Era um coração batendo ali. Uma vez que alguém entrasse ali, como as memórias por si só seriam o suficiente para fingir que nada havia acontecido antes?
As pontas dos dedos de Jing Lin entraram em contato com o calor vivido e escaldante. O calor foi transferido para a palma da mão em meio às pancadas e seguiu até o seu próprio peito. Ambos os olhos dele foram esfregados até ficarem vermelhos por Cang Ji. Na chuva, quase parecia que ele havia sido intimidado.
As pontas dos dedos de Jing Lin encolheram um pouco. Ele queria escapar. Mas, Cang Ji estava pressionando sua mão com força, com seus cinco dedos cravados entre os dedos de Jing Lin, forçando sua palma a receber essa punição abrasadora.
“Você disse que Qianyu não mataria Zuo Qingzhou porque ele ama Zuo Qingzhou. Mas se você disser a ele para esquecer Zuo Qingzhou, então isso não é diferente de pedir a ele para matar Zuo Qingzhou.” Os ombros de Cang Ji estavam encharcados. Ele retrucou: “Você está instigando ele a matar seu amado, sabia?”
Jing Lin olhou para ele fixamente por um momento. Cang Ji viu que seus olhos tinham sido esfregados em carne viva, e seu cabelo estava pingando, então ele se conteve e colocou o guarda-chuva novamente.
“Você não sabe absolutamente nada sobre o ‘amor’ do qual está falando.” Cang Ji olhou para longe na chuva. “No futuro, você deve apenas me chamar de shifu.”
Jing Lin abaixou a cabeça e espirrou.
◈ ◈ ◈
O cheiro dos clássicos eventualmente se dissipou na esquina da rua, com as carruagens, cavalos e pessoas pisoteando tudo até que não fosse mais distinguível. Cang Ji fechou o guarda-chuva e encostou-se em um pilar da porta para observar enquanto Jing Lin se sentava sob o toldo de uma barraca de chá para beber uma tigela de chá de gengibre.
Seus olhos ainda estavam vermelhos. Ele parecia realmente lamentável.
Cang Ji esfregou os polegares gentilmente no cabo do guarda-chuva. Ele sentiu como se não pudesse usar nem um pouquinho de força em Jing Lin. Um momento de desatenção e ele deixaria uma marca clara em sua pele.
Cang Ji se sentiu um pouco apático. Mas ele não sabia o que estava errado. Parecia que a chuva tinha bagunçado todos os traços de Qianyu. Em todo caso, ele estava desanimado enquanto se apoiava no pilar de madeira sem olhar para Jing Lin novamente.
Essa sensação era muito desagradável, como um soco no algodão.
Jing Lin bebeu seu chá de gengibre e franziu a testa diante do aroma avassalador do gengibre. Sua boca tinha gosto inteiramente de gengibre. Cuidadosamente, ele engoliu o último gole e colocou as palmas das mãos nas laterais da tigela para neutralizar o calor que sentira antes com o calor do chá de gengibre.
O calor relaxou seu corpo que estava refém do frio.
Jing Lin sentou-se por um longo tempo. Ele organizou Dong Lin, Gu Shen, Chu Lun e Zuo Qingzhou em ordem, então virou seus casos repetidamente em sua mente, um de cada vez.
Havia uma divindade escondida na capital. Talvez ele tenha sido o instigador por trás dos sequestros e tráfico em Zhongdu. Ele até matou humanos por causa disso. Mas para a divindade circular em tais círculos, ele definitivamente não estava fazendo isso por um mero momento de gratificação. Qual era a isca lá para as divindades matarem humanos? O que elas queriam frequentemente transcendia a ilusão de vida e da morte, e o que elas buscavam eram todos desejos ilusórios. Além disso, para que as divindades participassem dos assuntos mundanos em Zhongdu, elas tinham que passar primeiro pelo escrutínio da Divisão de Demarcação. Talvez uma divindade pudesse cometer tais atrocidades, mas nem todas as divindades no Céu eram tolas. Esse tipo de assunto nunca deve ver a luz do dia. Então essa divindade estava escondida nos recessos mais profundos e empurrava mortal após mortal para serem suas peças de xadrez, até chegar ao ponto em que ele estava disposto a matar Zuo Qingzhou para proteger seu perpetrador de uma peça de xadrez.
Liu Chengde matou Zuo Qingzhou. Essa pessoa apareceu pela primeira vez na carta de Chu Lun, e até ganhou a confiança de Zuo Qingzhou. Então, ele já sabia há muito tempo que o destino de Zuo Qingzhou seria trocado por Chu Lun?
Se ele soubesse disso, por que ele preferia que Chu Lun sobrevivesse, mas não Zuo Qingzhou? Seria apenas porque a entrada de Zuo Qingzhou no Registro de Vida indicava que ele descobriria todos os casos de tráfico no futuro? Que ele desenterraria todas as peças de xadrez na capital e bagunçaria o jogo da divindade por trás disso? Chu Lun não poderia fazer o mesmo? Chu Lun e Zuo Qingzhou estavam claramente unidos em seu ódio pelo mesmo adversário, e Chu Lun até tinha as mesmas evidências em mãos. Se fosse esse o caso, então Qianyu era uma variável. Ele era inseparável de Zuo Qingzhou, então ele tinha certeza de vingar Zuo Qingzhou. Já que o mentor tinha a capacidade de capturar Qianyu, então por que ele não matou Qianyu também para acabar com a fonte de todos os problemas futuros?
Por que, de fato?
Havia muitas perguntas.
Olhando para as marcações de padrão da velha mesa de madeira, Jing Lin sentiu que essa série de casos era como aquelas marcações desordenadas jogadas juntas. Tudo estava tão desorganizado que pareciam sementes de gergelim em bolas de gergelim³. Era insuportável ficar sem pistas, mas ter muitas pistas também era um tipo de tormento. As várias pistas eram tão óbvias, era como se tivessem vazado especialmente. Eles atraíram Jing Lin para mais perto, passo a passo, cercando-o mesmo enquanto ele desmantelava implacavelmente cada pista.
Jing Lin afrouxou o aperto na tigela de chá. Pelo canto do olho, ele viu um demônio cachorro cheirando as costas de Cang Ji. Ele parecia miserável e repugnante. Jing Lin lançou um olhar gélido, mas aquele demônio cachorro pareceu não notá-lo.
Enquanto o demônio cachorro cheirava Cang Ji, Cang Ji levantou a mão para jogá-lo para frente. Ele soltou uma palavra sucinta: “Cai fora.”
Em vez disso, o demônio cachorro continuou a farejá-lo. Ele disse: “Não dá! Amigo, você tem o cheiro dos clássicos. O cheiro é bom.”
Cang Ji disse: “Por quê? Você quer dar duas mordidas em mim?”
O demônio cachorro enfiou o rabo entre as pernas e disse algo a Cang Ji de maneira submissa. A expressão de Cang Ji relaxou. Ele lançou um olhar para Jing Lin, depois virou o corpo de lado e disse algo ao demônio cachorro.
Jing Lin não conseguiu ouvir uma palavra. Sua tigela de chá foi reenchida com chá fresco enquanto ele se sentava, imperturbável.
Pouco depois, a pequena figura de pedra tateou para sair da manga de Jing Lin. Ele passou correndo por pés humanos e pernas de banquinho, esparramou-se atrás da perna de Cang Ji e colocou a cabeça para fora para ouvir. Foi bem a tempo de ouvir o demônio cachorro sussurrar algo como: “isso mesmo” e “exatamente”. A pequena figura de pedra não pôde deixar de ficar na ponta dos pés para se inclinar mais para perto.
Sem nem mesmo virar os olhos, Cang Ji agarrou a pequena figura de pedra. Ele a pegou com a ponta dos dedos e a balançou. Ele perguntou: “Você veio aqui para bisbilhotar em nome dele?”
As pernas da pequena figura de pedra balançavam enquanto ela balançava a cabeça.
A ponta do nariz do demônio cachorro se contraiu. Dizendo: “Nossa! Amigo, essa sua pedra é tão incomum. De quem é… ” Houve um calafrio em suas costas e ele inexplicavelmente virou a cabeça para trás para ver um Jovem Mestre de rosto sombrio olhando de soslaio para ele. Ele imediatamente estremeceu e disse: “Então… então, é um acordo.”
Que acordo?
Ao ver que o demônio cachorro estava indo embora, a pequena figura de pedra ficou perdida; não conseguia entender nada da conversa deles. Cang Ji a pegou, e colocou na manga e disse: “Vamos lá. É hora de intimidar Jing Lin.”
Jing Lin observou enquanto Cang Ji jogava algumas pérolas de prata e se sentava destemidamente no banquinho. Sua perna esbarrou na perna de Jing Lin.
“Tenho alguma ideia do paradeiro de Qianyu.” Cang Ji disse, “Essas notícias não são gratuitas. Se você me prometer uma coisa, eu te levo até lá.”
Jing Lin disse: “Os demônios dessas barracas de rua estão contaminados com aura humana. Quando se trata de serem inescrupulosos, eles não são menos inferiores. As notícias que você comprou com pérolas de ouro estão naturalmente disponíveis para qualquer pessoa que possa pagar por elas.”
Cang Ji pressionou a ponta da língua contra os dentes e sorriu para Jing Lin. “Por que você não conjura o dinheiro?”
Jing Lin pegou as pérolas de prata e disse: “Não importa se você não vai me contar. Podemos nos separar e agir separadamente.”
“Nem pense em se separar.” Cang Ji disse, “Não estou nem aí para esse assunto. Para o inferno com os oito sofrimentos do sino de cobre. Se eu quiser levar você embora, quem pode me impedir?”
Jing Lin perguntou: “Você não quer mais o sino de cobre?”
“Para começar, não era meu.” Cang Ji chutou para longe o banquinho do lado em que alguém estava prestes a se sentar. “Eu não entendi quando saí da montanha pela primeira vez, mas do jeito que eu vejo agora, é muito ruim. Se ele quer ir embora, deixe-o ir. Ele não pode correr muito se você estiver ao meu lado.”
Jing Lin só conseguiu dizer: “O que você quer que eu lhe prometa?”
Cang Ji olhou para ele. “Prometa-me que mesmo se encontrarmos Qianyu, você não vai dizer a ele para esquecer seu passado.”
“Eu não tenho nenhuma relação com ele. Minhas palavras não significam nada.”
“Não.” Havia um abismo nos olhos de Cang Ji. “Eu só quero que você me prometa que não vai fazê-lo esquecer Zuo Qingzhou.”
Jing Lin soltou os dedos, e as pérolas de prata caíram sobre a mesa. Ele perguntou: “Você quer que eu prometa que não vou fazer Qianyu esquecer Zuo Qingzhou, ou quer que eu prometa que não vou te esquecer no futuro?”
As pérolas prateadas rolaram da mesa e caíram no chão.
Jing Lin virou a cabeça para olhar Cang Ji bem nos olhos. “Você é muito persistente quando se trata disso.”
Mesmo quando Jing Lin tocou em seu nervo exposto, Cang Ji permaneceu composto. Ele disse: “Então, me prometa.”
Lá fora, gotas de chuva respingavam por toda parte. Todos os viajantes a cavalo que passavam a galope se tornaram parte do pano de fundo desta mesa.
Jing Lin disse: “Se eu morrer, minha alma estará quase acabada. Não há nada a dizer sobre esquecer ou não.”
“Eu só quero que você diga.” Cang Ji disse, “Quem se importa com a vida e a morte?”
“E se eu não conseguir cumprir?”
“Isso significaria que você mentiu para mim.” Cang Ji olhou para ele. “Se você mentir para mim, Jing Lin, mesmo que você vire cinzas, eu vou te juntar de novo e te forçar a voltar e me pagar tudo de volta.”
Inexplicavelmente, Jing Lin parecia ter ouvido uma frase específica antes.
“Esta é a dívida que você tem.”
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Nota da tradutora:
se você está confuso com a reação de Cang Ji, leia novamente depois de terminar o romance. (◑ω◑)
Notas de rodapé
1 经 (香) pode referir-se a clássicos da literatura ou escrituras, ou seja, livros e pergaminhos. Livros e pergaminhos antigamente eram escritos com pincel e tinta. Assim, o cheiro é semelhante ao de pincel (e tinta), exceto que também tem cheiro de papel (ou bambu para pergaminhos).
2 郎 Lang, meu jovem; uma forma de endereço. Também usado como um termo por uma mulher (ou um homem, neste caso) para se referir a um amante ou marido.
3 麻 团 bolinho de gergelim, um doce chinês frito feito de farinha de arroz glutinoso e coberto com sementes de gergelim.