Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 33
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Estava escuro como breu à noite nas montanhas. Não havia pássaros e animais à vista e nenhum som de insetos ao alcance da audição. A montanha inteira ficou em silêncio. Fanshu segurou as roupas de Gu Shen. Ele estava tão silencioso quanto uma cigarra de inverno, assim como o resto dos pequenos fantasmas selvagens. Eles não sabiam onde estava a Deidade da Montanha. A atmosfera era de furtividade. O caminho a seguir estava ficando cada vez mais imprevisível.
Cang Ji pisou em uma folha em decomposição e disse: “Não há nada nesta montanha, nem mesmo um inseto.”
Gu Shen pegou a folha e a cheirou, depois a esmagou entre os dedos. Embora não tivesse nenhuma habilidade sobrenatural para voar ou cavar a terra, ele tinha um bom olho para observação. Gu Shen olhou para as árvores altas e disse: “Esta montanha tem uma abundância de árvores e suas raízes são muito mais intrincadas e complicadas do que as árvores de outros lugares. Será que a Deidade da Montanha tem a capacidade de causar decadência?”
“Não deveria ser.” Jing Lin disse. “Lorde Dong é aquele que é capaz de reviver todas as coisas vivas e induzir a decadência para acelerar o renascimento. Se esta divindade tivesse a mesma habilidade, eles teriam um lugar para ele no Nono Reino Celestial.”
A assembleia das várias divindades no Nono Reino Celestial tinha cada uma sua própria habilidade especial. Por exemplo, a supressão do mal por parte do Cajado Xiang Mo de Zui Shan Seng não dependia de seu talento invejável, mas de sua verdadeira forma. Todos os cultivadores gerariam para si um mar espiritual e esta vasta expansão espiritual envolveria sua verdadeira forma. A verdadeira forma foi construída pelo coração e motivada pelo espírito. Todo mundo era diferente. A verdadeira forma de Zui Shan Seng era “Zui Shan¹”, devido à sua natureza firme e inflexível, bem como ao peso de sua obsessão. Foi também a razão pela qual ele nunca se livrou de seus desejos mundanos.
Lorde Dong era ainda mais diferente. Quando Lorde Jiu Tian o nomeou, os três reinos estavam em tanto alvoroço que mostraram o quanto isso era controverso. Ele era um Lorde da Deidade, mas ainda assim tinha que cumprir deveres como o aceno da Primavera. Não foi porque o atual Lorde Cheng Tian queria controlá-lo, mas porque não havia ninguém além dele que pudesse fazer esse trabalho.
A conversa entre Jing Lin e Gu Shen ainda não tinha terminado quando viram Cang Ji cercando uma árvore e usando o pé para afastar a espessa pilha de folhas apodrecidas e acumuladas. Ele se aproximou para cheirar e disse: “Tem um cheiro estranho aqui. Há um fedor na lama que nunca senti antes.”
Gu Shen se agachou e esfregou a lama entre os dedos antes de cheirá-la. “Não consigo sentir o cheiro.”
Cang Ji deu um leve chute na bunda de Fanshu e disse: “Você faz isso.”
Fanshu apertou o colarinho. Suas orelhas caíram quando ele disse com medo e terror. “Não há, não há necessidade de cheirar. É o fedor de cadáveres…” Ele chorou. “Muitas pessoas morreram aqui.”
Gu Shen cavou na lama com sua bainha. Na profundidade de cerca de dois palmos para baixo, ele cavou uma nova falange. Ele disse: “Suponho que os esqueletos de todos aqueles dez mil humanos que o espírito porco mencionou estão todos aqui.”
Se eles desenterrassem o solo neste momento, poderiam ver um monte de ossos empilhados nesta montanha. As árvores imponentes tinham raízes nelas. Toda a montanha de vegetação teve suas bases construídas sobre ossos.
Gu Shen cutucou a falange e disse: “Há cicatrizes no osso. Se essa pessoa foi estrangulada até a morte, as cicatrizes deveriam estar no pescoço. Por que isso deixaria um rastro na falange?”
“Isso depende do que exatamente é esse Vovô da Deidade da Montanha. Ele não deveria ser uma fera e também não parece ser um inseto ou réptil.” Cang Ji passou a ponta dos dedos pelas marcas de estrangulamento entre as falanges. “É muito fino. Vocês também nasceram na cidade. Você não o viu antes?”
Fanshu respondeu com apreensão: “Nunca, nunca o vi antes… Se o tivéssemos, teríamos conseguido encontrar a mãe.”
Durante todo esse tempo, Jing Lin não pronunciou uma palavra. Ele levantou o dedo para acariciar o tronco da árvore. As folhas da floresta tremeram. Parecia haver um ritmo enquanto eles roçavam um no outro.
Gu Shen disse: “Nem mesmo eles conseguiram avistá-lo. Ele não poderia escavar a terra, não é?”
“Embora nunca o tenhamos visto,” Fanshu sussurrou, “o Vovô da Divindade da Montanha conheceria todos os movimentos da cidade. Ele nunca permitiu que ninguém saísse sem permissão. Então, ninguém conseguiu sair.”
“Não há nenhuma barreira espiritual à vista aqui. Se você quiser fugir, pode simplesmente fugir.” Cang Ji disse. “Como ele fez com que todos fossem tão submissos?”
“Medo.” Os pequenos fantasmas selvagens agarraram as bainhas de suas roupas e murmuraram em uníssono. “Gege, medo!”
“O que raramente é visto e consegue se esconder bem diante dos nossos olhos?” Gu Shen ponderou.
“Em vez de dizer que raramente é visto.” O manto de Jing Lin tremulava ao vento quando ele levantou a mão para acariciar a árvore. “Você também pode dizer que é o mais comumente visto.”
A madeira antiga inclinou-se e ficou imóvel.
A luz das estrelas brilharam. Ele fechou os olhos para ouvir. O vento soprava suavemente e as árvores ao redor balançavam a cada respiração. As ondas de som aumentaram em um crescendo entre as montanhas. Então, ele se dispersou no vento e desapareceu na noite.
◈ ◈ ◈
Lorde Dong parou abruptamente em seu caminho e apurou os ouvidos, interrompendo o questionamento de Zui Shan Seng. Ele disse: “Ouça.”
Zui Shang Seng ergueu seu cajado e ouviu com muita atenção. Depois de um momento, ele disse: “Nem mesmo um peido.”
“Que som maravilhoso, e tudo o que você quer ouvir é um peido.” Lorde Dong disse. “Está claro que existe uma razão pela qual você tem estado sozinho durante toda a sua vida.”
“Chega de besteira. O que você ouviu?”
Houve um brilho de alegria nos olhos semicerrados de Lorde Dong. Ele disse: “Esta terra é cercada por montanhas que formaram uma barreira natural ao seu redor. Se não fosse perturbado por influências externas, teria sido um refúgio longe do resto do mundo. Por causa disso, as plantas e árvores têm uma mesma opinião, e as montanhas e os rios compartilham uma fonte comum. Mas foi lamentável que os humanos construíssem uma cidade aqui. Eles não apenas bagunçaram a energia espiritual aqui, mas também causaram um acúmulo de falta de vida devido ao carma.”
“Pelo que vejo, o terreno aqui é favorável e fértil com a energia espiritual celestial. É por causa de sua nutrição que os seres vivos podem evoluir para espíritos. Existem tantos demônios que a montanha está tomada por eles. Onde está a falta de vida de que você fala?” Zui Shan Seng perguntou confuso.
“É natural que você não tenha conseguido detectá-lo.” Lorde Dong colocou a mão atrás dele. “Caso contrário, por que você ainda precisa de mim? No entanto, você é o Grande Secretariado da Prisão de Zhui Hun e, ainda assim, nem consegue se lembrar das jurisdições de Zhongdu das várias divindades responsáveis. Não é de se admirar que eles estejam sempre frustrando você em público ou em segredo sempre que o vêem.”
“Há tantas divindades responsáveis em Zhongdu que não consigo me lembrar de todas elas, mesmo que meu cabelo cresça.” Zui Shan Seng perguntou, “Quem está no comando aqui?”
Lorde Dong respondeu rapidamente. “Ninguém.”
Zui Shan Seng deu alguns passos e olhou em volta. Ele disse: “Já que este lugar está repleto de energia espiritual celestial, por que uma divindade responsável não foi enviada?”
“Porque a dívida cármica aqui não foi totalmente paga.” Lorde Dong explicou. “A Divisão de Demarcação avaliaria os vários locais. Onde as ofertas são abundantes, um templo de sacrifício seria estabelecido e uma divindade responsável seria posicionada com base no mérito. O fato de a cidade em que você ficou antes poder atrair um imortal tão qualificado como Hui’an para ficar lá e protegê-la teria algo a ver com o fluxo interminável de oferendas de incenso por centenas de anos. Este lugar não adora o Céu, nem seu povo ora às divindades. Em vez disso, eles se curvaram diante do demônio do Mar de Sangue. Mesmo os grandes demônios comuns não desejam assumir este lugar, muito menos a Divisão de Demarcação.”
“Que ridículo. Já que eles adoram o mal, basta eliminá-los! Como esse assunto poderia ser simplesmente deixado de lado?”
“Faz apenas quinhentos anos e você se esqueceu.” Lorde Dong lançou um olhar para ele. “Você mata demônios. Mas quando se trata de subjugar demônios, a única pessoa além de Li Rong que pode fazer isso é Lorde Lin Song, não é?”
Zui Shan Seng engasgou por um momento antes de dizer teimosamente: “Embora eu seja responsável por matar demônios, ainda não é impossível para mim subjugar demônios. Além disso, depois de Jing… Lorde Lin Song, eles não poderiam simplesmente escolher outra pessoa em todo o Nono Reino Celestial para o trabalho?!”
Lorde Dong suspirou suavemente e disse com uma voz baixa: “Como seria tão fácil escolher alguém para o trabalho? É fácil matar demônios, mas difícil subjugar demônios. Entre o Céu e a Terra, além dos poucos que perderam suas vidas no Mar de Sangue, existem apenas a Lança Po Zheng de Li Rong e a Espada Yan Quan de Jing Lin. Hoje, Po Zheng está em um sono profundo e Yan Quan está quebrada. Onde o Lorde Cheng Tian poderia encontrar outra pessoa para assumir o manto? É fácil encontrar alguém com o cultivo certo, mas difícil encontrar alguém com uma forma verdadeira que se encaixe perfeitamente. Subjugar demônios e defender-se deles muitas vezes significa que o Mar de Sangue está envolvido. Se não fosse por uma vontade inabalável e firme, quem se atreveria assumir a responsabilidade?”
“Existem vários Budas em Fan Tan. Eu não acredito que não haja ninguém mais que possa eliminar demônios.”
Lorde Dong ergueu os olhos e começou a rir. Com uma mão nas costas, ele se afastou e disse: “Idiota! Quando você entenderá a complicação disso? Se fosse fácil convidar o Verdadeiro Buda, porque Li Rong adormeceria no Mar de Sangue? Neste mundo, é sempre uma coisa pela outra. O tempo todo, tem sido um equilíbrio de méritos e virtudes, com o carma fechando o círculo.”
Zui Shan Seng seguiu de perto. “Você disse que as pessoas aqui adoram o diabo, mas tudo o que vejo são demônios. Onde estão os humanos?”
Lorde Dong encolheu os ombros. “Partiram para pagar suas dívidas.”
“Isso não está certo.” Zui Shan Seng disse. “Já que o mal não foi eliminado, quem poderia pedir a eles que paguem suas dívidas?”
“Eles mesmos. Apenas o ressentimento de alguns deles pode se acumular e dar forma a um pássaro, mas o Pássaro Luocha não é nada formidável. No entanto, se o sangue de dezenas de milhares de humanos tivesse sido derramado, então nem eu seria capaz de adivinhar o que poderia nascer de seu ressentimento acumulado.” Lorde Dong ficou entusiasmado. “Eu encontrei isso.”
◈ ◈ ◈
O som da respiração atraiu Gu Shen. Ele deu um passo à frente com cautela e tocou o tronco. A madeira antiga imóvel de repente deixou cair seus galhos e tateou o ombro de Gu Shen até seu rosto. O galho seco era áspero e arranhou Gu Shen ao deslizar centímetro por centímetro, machucando-o.
“Ele…” Um soluço brotou abruptamente na garganta de Gu Shen, mas ele o forçou para baixo. “Ele me reconhece? Posso ter estado no norte, mas nunca coloquei os pés neste lugar antes.”
A antiga árvore arrancou suas raízes do solo, posteriormente juntando os ossos brancos junto com ela. Suas vinhas aumentaram gradualmente. Sobrecarregado por isso, ele se curvou, transformando-se em um monstro colossal arrastando suas raízes lamacentas. Suas raízes deslizaram enquanto ele caminhava. Seus galhos acariciaram o rosto de Gu Shen como se o identificassem, então passaram por ele e se estenderam em direção a Fanshu.
Fanshu caiu de quatro. As videiras acariciavam suas orelhas. Ele observou inexpressivamente enquanto este monstro se movia para ficar diante dele. Então, sem rima ou razão, ele gritou:
“Mãe.”
Os pequenos fantasmas selvagens pisaram na lama e subiram nas vinhas do monstro. Com sorrisos inocentes e animados, baixaram a cabeça para se esparramarem nos ramos das vinhas. Eles gritaram de alegria em uníssono: “Mãe!”
As vinhas ergueram Fanshu e cercaram os pequenos fantasmas selvagens. Ele não tinha rosto nem boca, mas Cang Ji e Jing Lin ouviram o som de um zumbido vago e indistinto de dezenas de milhões de vozes, ele balançava as crianças com gentileza. Fanshu abraçou suas vinhas e chorou alto.
“Mãe.” Fanshu se encostou nele. “É a mãe!”
“É a mãe!” Os pequenos fantasmas selvagens riam enquanto brincavam na lama e entre as vinhas. “É a mãe!”
“Ele” pegou as crianças e desceu a montanha. A vegetação da montanha dividiu-se em um caminho. Ossos brancos caíam constantemente de suas vinhas no chão lamacento. Era como se ele ainda estivesse procurando enquanto se afastava.
“Onde ele está indo?” Cang Ji se virou para Gu Shen, apenas para encontrar Gu Shen em lágrimas.
Gu Shen segurou a bainha de sua lâmina e enxugou as lágrimas perplexo. “… Achei que ele me reconheceu.”
Jing Lin olhou para a estrada à frente e não respondeu. Ele parecia ter chegado a uma conclusão, mas não poderia contar tudo para Gu Shen.
Gu Shen olhou para trás. Quando viu que “ele” estava se afastando em sua patrulha na montanha, ele sentiu uma dor repentina e insuportável. Ele não conseguia nem dizer exatamente onde estava a dor. Tudo o que ele pôde fazer foi repetir: “… Achei que ele me reconhecesse.”
Na escuridão da noite, com o vasto céu estrelado como guia, a Deidade da Montanha patrulhava as montanhas. Dessa forma, ele vagou e circulou pelas montanhas repetidas vezes. Mais e mais pequenos fantasmas emergiam da vegetação rasteira. Eles brincavam descalços e andavam nas vinhas da Divindade da Montanha enquanto o chamavam irregularmente de “Mãe²”.
O sino de cobre balançou e tocou ao lado da cintura de Gu Shen, incitando-o a segui-lo. O sino despertou Gu Shen de volta aos seus sentidos, mas não Jing Lin. Os olhos de Jing Lin permaneceram no sino de cobre como se ele tivesse visto um velho amigo.
A pequena figura de pedra saltou de sua manga e correu em direção a Gu Shen, então saltou para pegar o sino de cobre. O sino de cobre circulou ao redor de Gu Shen e se escondeu em seu cinto. A figura de pedra caiu no chão e observou Gu Shen levar o sino de cobre e perseguir a Deidade da Montanha. Por alguma razão, suas costas pareciam solitárias.
Cang Ji agachou-se atrás dele e pressionou um dedo entre a coroa de grama. “Nós vamos recuperá-lo. Não há necessidade de pressa.”
A figura de pedra abraçou os dedos de Cang Ji enquanto este o pegava e colocava em seu ombro.
“Já que você não disse nada, você deve ter entendido alguma coisa.” Cang Ji olhou para frente. “Essa coisa não é um monstro ou um demônio. Ele não é malicioso, mas carrega o pecado de matar. Ele não tem mar espiritual. Tudo dentro e fora dele está uma bagunça. O que exatamente ele é?”
Jing Lin pisou nos ossos. Ele abaixou a cabeça para observar por um momento, então disse: “Se meu palpite estiver certo, então Gu Shen nunca mais poderá voltar para casa.”
“O que isso tem a ver com ele?” Cang Ji perguntou.
“Não tem nada a ver com ele.” Jing Lin chutou impiedosamente os ossos. “Este lugar era originalmente um tesouro do Feng Shui³, mas os humanos bagunçaram sua energia espiritual celestial. Esta cidade foi construída por humanos, mas está localizada nas montanhas remotas. Não é acessível por estradas nem aberto a estranhos. Só há uma saída da cidade, com portas pesadas e fechaduras de ferro. Mesmo os demônios acham impossível escapar, quanto menos os meros mortais.”
“Como uma jarra de pedra.” Cang Ji disse. “É cercado por montanhas e o caminho até lá é naturalmente perigoso e árduo. É inconveniente para os humanos viverem aqui. No entanto, a cidade foi meticulosamente construída. E também não parecia que estivessem fugindo de uma calamidade.”
“Na verdade foi construído para fugir.” Jing Lin disse, “mas era para fugir da punição penal. Dong Lin poderia atrair o pássaro Luocha apenas matando os quatro membros da família Chen. No entanto, não há sinal do mal estar aqui, onde dez mil humanos morreram. A razão pela qual o Departamento de Demarcação não sabia disso era porque o Submundo não informou.”
“Por quê?” Cang Ji perguntou. “Há um parente do Rei do Inferno aqui?”
“O Rei do Inferno provavelmente não ousaria reconhecê-lo se existisse.” Jing Lin fez uma pausa. “Provavelmente, as almas dos humanos foram devoradas logo depois de serem mortas.”
“Então, de onde vieram esses pequenos fantasmas?”
Jing Lin olhou para Cang Ji e disse: “As crianças morreram cedo.”
Cang Ji perguntou: “O que exatamente é este lugar?”
“Esta cidade não é uma utopia, mas um esconderijo. Há uma citação no caso de Dong Lin, ‘todas as garotas naquela carruagem morreram congeladas’. As terras de Zhongdu podem ser vastas, mas o lugar que é capaz de congelar alguém até a morte não é exatamente a mesma estrada em que estamos agora?” Jing Lin fez uma pausa e não continuou.
Mas ele ainda ouviu Cang Ji fazendo a pergunta principal.
“Por quê?” A expressão de Cang Ji era gelada. “Por que foram apenas as meninas que foram enviadas?”
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodapé
1 醉 山 Zui Shan significa literalmente “Montanha Bêbada”. Assim, Zui Shan Seng (醉 山僧) pode ser traduzido literalmente como “Monge da Montanha Bêbado”. (Para alguém que adora beber, ele foi surpreendido pelo jogo de espadas bebado de Jing Lin, lmaoooo.)
2 Eu preciso esclarecer aqui. Até agora, o pronome usado para a árvore e a divindade da montanha é “ele”. Mas Fanshu e os fantasmas o chamavam de “mãe”. Isso fará sentido quando a verdade for revelada.
3 风水 literalmente “vento-água”. Por definição, Feng Shui é o antigo sistema chinês para equilibrar a energia yin e yang de um espaço para maximizar o fluxo de energia positiva no ambiente construído e para proteger contra energia negativa.