Nan Chan - Novel Pt -Br - Capítulo 16
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Jing Lin levantou a cortina da liteira, revelando parcialmente seu rosto. Seu olhar caiu sobre a entrada da casa dos Chen. Muitas pessoas se reuniram aqui, todas pelo caso de assassinato.
“Será que o sino de cobre está conectado a esta família?” Cang Ji disse de dentro da manga de Jing Lin. “Mas este lugar é claramente de uma família comum.”
Jing Lin se inclinou para sair da liteira e disse: “Ainda posso sentir a presença do sino de cobre aqui. Se não chegarmos ao fundo deste caso, temo que não seremos capazes de encontrá-lo.”
“Este caso é bizarro; não parece ser feito por um humano.” Cang Ji relembrou a cena de alguns dias atrás e disse: “Há cinco membros em sua família, mas uma menina está desaparecida. Eu ouvi falar de demônios na casa ao lado. Talvez um demônio a tenha levado por seu sangue.”
“Se for um demônio”, Jing Lin fechou o leque e o colocou na manga. “Hui’an e a Divisão de Demarcação não ficarão de braços cruzados e ignorá-lo.”
Cang Ji não percebeu, mas Jing Lin lembrava-se claramente. Embora o cadáver no pátio naquela noite tivesse sido festejado pelo Pássaro Luocha, ainda deixou muitos rastros para trás. Entre eles, o rastro de sangue era o mais visível. O assassino claramente torturou a pessoa até a morte, em vez de acabar com a pessoa com uma facada.
“Investigue o caso, hein.” Cang Ji apoiou a cabeça na pequena figura de pedra, cruzou as pernas e disse: “Ainda podemos entrar neste lugar? Zui Shan Seng provavelmente montou armadilhas em todos os lugares, esperando você cair na emboscada.”
“A Divisão de Demarcação cuida de tudo, exceto dos casos que envolvem vida humana.” Jing Lin ergueu a cabeça. Ao vislumbrar os policiais do yamen provincial entrando e saindo do pátio, ele mudou de direção e se afastou.
◈ ◈ ◈
O garçom esticou o pescoço para assistir ao show. Quando alguém esbarrou nele, ele imediatamente virou a cabeça e fumegou: “Você é cego…”
Jing Lin estava esplendidamente vestido. Sua expressão era arrogante e havia um ar digno nele. Parado na borda externa, seu olhar seguiu a multidão até o centro do drama. Ele perguntou com grande interesse: “E aí? Quem esbarrou em você não foram os outros, mas o Deus da Riqueza¹.”
O garçom perspicaz rapidamente trocou a toalha em seu ombro para o outro lado, sorrindo enquanto abria caminho para Jing Lin. Aproximando-se de Jing Lin, ele disse: “É realmente o Deus da Riqueza! Jovem Mestre² parece estranho, você não costuma vir aqui, não é? Há poucos dias, o yamen provincial publicou um aviso anunciando a morte de uma família. Está bem aqui.”
“Não admira que todos estejam aglomerados por aqui.” Jing Lin olhou para as pessoas próximas com desdém em seus olhos. Ele tirou um lenço da manga para cobrir o nariz e perguntou com as sobrancelhas levantadas. “Esperando para contar uma história?”
“Um garçom como eu depende da minha boca para sobreviver. Como eu ousaria perder isso?” O garçom esboçou um sorriso. “Minha loja fica logo ali, a poucos passos de distância. Jovem mestre, por favor, sente-se quando tiver tempo!”
“Isso é certeza.” Jing Lin disse: “Quem mora aqui?”
“Esta é a família Chen. Todos os dias, o Velho Chen levava sua esposa doente para vender figuras de açúcar nesta rua.” O garçom apontou para Jing Lin. “Bem em frente à nossa loja; nós geralmente nos encontramos. Ele também tem um filho chamado Chen Ren. O sobrenome da esposa de Chen Ren é Zhou. Este não é o fim da história. Ainda há uma pequena donzela com cerca de sete ou oito anos de idade na família. Ela é a garotinha deixada para trás pela filha falecida do Velho Chen. As cinco pessoas da família dependem do Velho Chen para ganhar a vida vendendo doces todos os dias. Onde no mundo isso seria suficiente para toda a família? Eles são tão pobres que a velha Chen muitas vezes traz sua nora Zhou para pedir arroz emprestado a outras pessoas.”
“E o filho?” O interesse de Jing Lin foi despertado.
O garçom franziu os lábios e respondeu: “Chen Ren fica brincando o dia todo naquela casa de jogos ali. Ele acumulou uma grande dívida e foi espancado mais de uma vez. Se você me perguntar, os perpetradores deste caso eram provavelmente os da casa de jogos. No mês passado, eu os vi correndo atrás do pagamento na porta dos Chens. O Velho Chen teve que se prostrar várias vezes para se livrar deles. Eles são todos rufiões.”
Jing Lin deu uma olhada na casa de jogos e sorriu. “É tão fácil enganar aqueles rufiões? Apenas algumas reverências e eles vão embora? Eles são ainda mais fáceis de afugentar do que os mendigos.”
“Jovem Mestre, você é sábio!” O homem o elogiou e acrescentou descaradamente: “Eles são difíceis de lidar porque Dong Lin era visto com frequência na casa dos Chens depois daquele incidente. Provavelmente é porque a casa de jogos não conseguiu engolir sua raiva e fez Dong Lin esperar pela chance de se vingar.”
“Dong Lin?” Jing Lin perguntou.
“Isso mesmo.” O garçom sorriu e sussurrou. “Ele é famoso na fraternidade das artes marciais! Ele tem grandes habilidades e vai e vem sem deixar rastros. O yamen colocou avisos de procura dele em todos os lugares, mas até agora, ninguém o pegou ainda. No entanto, garçons como nós mantêm nossos ouvidos abertos. Ouvi dizer que ele mora na cidade. Você consegue adivinhar onde ele sempre fica? ” O garçom olhou para Jing Lin. “No bordel da East Lane. Diz-se que ele se dá bem com uma mulher chamada Huadi.”
Jing Lin ainda não tinha percebido, mas Cang Ji sentou-se abruptamente dentro da manga de Jing Lin.
Jing Lin perguntou novamente: “O que essa pessoa faz?”
O garçom sussurrou: “O Grande Bandido de Jiang Yang. Ele está envolvido em muitos casos importantes.”
“Bandido.” Cang Ji cuspiu a palavra com os dentes cerrados e deu à pequena figura de pedra uma risada fria. “Eu sabia. É por isso que havia um cheiro familiar naquela casa.”
O garçom tinha mais a dizer, mas alguém o levantou por trás. Ele cambaleou com um grito de “waah!” e gritou: “Que Deus da Riqueza é desta vez?”
O garçom olhou para trás e viu um rosto familiar. De repente, seus joelhos ficaram fracos. Ele bajulava a pessoa ainda mais do que tinha feito Jing Lin. “Condestável Gu! Você está aqui para cuidar do caso?”
Gu Shen estava segurando uma lâmina com uma das mãos. Ele não era jovem e seus olhos eram excepcionalmente aguçados. Ele puxou o garçom para perto dele, embora estivesse avaliando Jing Lin com o canto dos olhos. Ele disse: “O que você disse é plausível e lógico. Vá direto ao yamen e obtenha seu depoimento.”
“O que isso tem a ver comigo?” Assustado, o garçom gaguejou, “Qualquer um que você encontrar ao acaso nesta rua saberia melhor do que eu! Aquele, aquele Mestre Qian, o Mestre Qian não mora ao lado do Velho Chen? Vá procurá-lo?!”
“Eu estive lá esta manhã.” Gu Shen entregou o garçom ao subordinado atrás dele. O token em sua cintura balançou enquanto ele limpava as mãos. Então ele ergueu o queixo para Jing Lin e lançou-lhe um sorriso grosseiro. “Você aí, não parece familiar.”
Este homem tinha um par de olhos tão penetrantes que mesmo os demônios comuns não ousariam olhar para eles.
O lenço de Jing Lin permaneceu onde estava, ainda mascarando o nariz e a boca. Seus olhos se estreitaram e depois sorriu com aparente imprudência e licenciosidade.
“Temo que Vossa Excelência não encontre cidadãos que cumprem a lei como eu desconhecidos.”
Gu Shen riu, virou-se para olhar para o beco e disse: “O Jovem Mestre também está interessado neste caso de assassinato?”
“Naturalmente.” Jing Lin respondeu. “Nunca encontrei casos assim antes. É tudo muito novo.”
“Este é um caso em que as vítimas foram silenciadas. As partes do corpo estão espalhadas por toda parte. É brutal e trágico sem comparação.” Gu Shen bateu com o dedo no cabo da lâmina e disse: “A pessoa média não deveria estar com medo?”
“O que há para ter medo?” Jing Lin rebateu. “Por que um mero boato me faria tremer de medo? Rumores dizem que três homens fazem um tigre³. Portanto, terei de esperar que Vossa Excelência descubra a verdade.”
Gu Shen esfregou a barba por fazer no queixo e disse: “Se o Jovem Mestre está curioso, por que não me pergunta sobre isso? Este caso agora está em minhas mãos. O que eu sei é mais do que o que o garçom sabe.”
Jing Lin afastou o lenço e inclinou levemente a cabeça, sua expressão ficando vários tons mais pálida. Ele perguntou: “Quantas pérolas Vossa Excelência quer? Não há necessidade de rodeios. Basta dizer o que pensa.”
Os policiais do yamen não eram como o resto dos outros trabalhadores contratados. Eles trabalhavam até a morte o ano todo por apenas vinte pérolas de prata, e isso era apenas uma quantia para suas refeições. O yamen não pagava a eles um salário mensal, o que levou a repetidos casos de extorsão por parte dos policiais locais se aproveitando de seus cargos.
Gu Shen foi pego de surpresa, então ergueu a cabeça e começou a rir. Acenando com a mão, ele disse: “A opinião do Jovem Mestre sobre mim não é um pouco baixa? O que são algumas pérolas? Por favor, não estrague minha reputação. Me desculpe, fui rude antes.”
Ele estava prestes a continuar quando ouviu alguém atrás dele o alertando. “ Dage, encontramos Liu Shirong.”
Gu Shen colocou as mãos em concha em um gesto de despedida. Jing Lin assentiu e observou Gu Shen se virar e ir embora.
“Este homem não é fácil de enganar.” Cang Ji disse. “Um humano pode ser tão afiado? Sua mão mal deixou a lâmina. Jing Lin. Ele estava tentando atrair você.”
Jing Lin ainda estava olhando para as costas de Gu Shen e disse: “O caso é complicado e complexo. Ainda precisamos que ele esteja na linha de frente em busca de pistas. O que você estava dizendo antes na manga?”
“O ladrão que roubou o sino de cobre é Dong Lin. Como esperado, ele está envolvido neste caso.” Cang Ji segurou seus braços. “Por que ele matou a família Chen? A família é tão pobre que eles precisam mendigar por comida. Duvido que eles possam lhe dar dinheiro.”
“Talvez alguém tenha pedido a ele para fazer isso.” Jing Lin disse. “O dinheiro faz o mundo girar. Não é impossível para a casa de jogos contratá-lo por assassinato.”
“Mas ele levou a menina?” Cang Ji rebateu. “Por que não silenciá-la?”
Jing Lin ponderou em silêncio e finalmente disse: “É difícil obter uma visão completa de apenas um lado da história. Há mais alguém envolvido.”
◈ ◈ ◈
As mãos de Qian Weishi tremiam enquanto ele limpava as palmas. A água da bacia estava clara como sempre, mas era como se ele tivesse sujeira que nunca poderia ser limpa. Ele esfregou cada vez mais forte até que sua pele ficou vermelha.
Houve uma batida repentina na porta. Qian Weishi levantou-se abruptamente e derrubou a bacia no chão. Ele rapidamente o arrumou apreensivo e perguntou baixinho na porta: “Quem é?”
“Mestre Qian, sinto muito por te incomodar.” Gu Shen acenou com seu token de cintura entre a fresta da porta.
Cerrando os punhos com cautela, Qian Weishi se apoiou contra a porta e espiou pela fresta. Ele disse: “Já contei a Vossa Excelência tudo o que sei. O que mais posso fazer por Vossa Excelência?”
Gu Shen apenas sorriu e disse com uma voz áspera: “Há algumas coisas que preciso ouvir mais uma vez Mestre.”
Qian Weishi engoliu em seco sob o olhar de Gu Shen. Ele removeu a trava e abriu a porta. Gu Shen entrou pela porta e deixou seus olhos vagarem pelo pátio. Ele disse: “Eu não percebi isso pela manhã. O muro do pátio do Mestre não é tão alto. É fácil atrair a atenção dos ladrões.”
O pátio de Qian Weishi ficava muito perto do dos Chens. Na verdade, o muro que separa os pátios não era tão alto. Uma pessoa com a altura certa só precisava ficar um pouco na ponta dos pés para ter uma visão clara dos pátios de seus vizinhos. A casa dos Chens ficava no interior do beco. Mais abaixo estava uma velha viúva com seu neto, enquanto a casa de Qian Weishi ficava do outro lado da casa dos Chens, do lado de fora do beco.
Qian Weishi seguiu Gu Shen e disse: “Vidas foram perdidas. De fato, é necessário aumentar a altura.”
Gu Shen acrescentou: “Você lavou as mãos? Você ainda não comeu?”
Qian Weishi se forçou a olhar para ele e disse: “Acabei de dar uma olhada no cadáver com Vossa Excelência. Receio não poder comer nada nestes poucos dias.”
“Já lidei com vários casos e esta é a primeira vez que encontro tamanha brutalidade. Assassinato e desmembramento, que chocante.”
Qian Weishi fez um gesto para que Gu Shen se sentasse. Gu Shen sentou-se sem reservas e disse: “Vamos direto ao assunto. Leia novamente a declaração que você deu ao yamen.”
Qian Weishi sentou-se cautelosamente com as costas retas. Seu tom era amável quando falou. Esse professor tinha quase quarenta anos, mas ainda tinha a pele lisa, o que sugeria que ele dificilmente enfrentaria dificuldades em sua vida. Ele estava no lado magro. Comparado a Gu Shen, ele era como uma mulher muito fraca para amarrar uma galinha.
“Naquela noite, dormi mais profundamente do que o normal depois de voltar cedo da escola e beber um pouco de vinho. Na primeira metade da noite, tudo o que ouvi foi o barulho do vento. Estava tão frio que mal consegui dormir. Chocado ao perceber que a janela não tinha sido fechada, coloquei minhas roupas e me levantei. Quando estava fechando a janela, ouvi um barulho vindo do pátio dos Chens. Achei que Chen Ren havia voltado para casa.” Qian Weishi franziu as sobrancelhas subconscientemente, “Chen Ren adorava jogar. Ele até pegava a pensão dos pais para jogar. Ficaria muito tempo longe de casa e, se voltasse, era sempre por dinheiro. Essa pessoa tem o hábito de abusar física e verbalmente dos pais e da esposa. Então, toda vez que ele voltasse, ele faria um alvoroço. Eu estava bêbado e irritado com os palavrões constantes, então tapei os ouvidos. Ele cobriu o rosto e engasgou com os soluços. “Como eu saberia que eles perderiam suas vidas mais tarde naquela noite? Pobre Caoyu. Alguém realmente a sequestrou. Ela tem apenas sete anos. Quem sabe o que o assassino pretende fazer?”
Gu Shen não disse nada.
Qian Weishi fez uma ligeira retificação. Quando ele olhou para cima, seus olhos estavam vermelhos. Ele disse: “Chen Ren é um canalha! Ele é o flagelo da família. Este homem é culpado de crimes monstruosos, e não vale a pena lamentar sua morte. Mas é lamentável que ele ainda leve outras pessoas com ele. Isso realmente me entristece.”
“Ouvi do garçom que Chen Ren deve muito dinheiro à casa de jogos.”
“Dezesseis pérolas de ouro.” Qian Weishi enxugou os olhos. “Mesmo que ele venda Caoyu, ele não vai conseguir pagar!”
Chen Caoyu era a garotinha da família Chen.
“O caso é cruel. Antes de ser resolvido, o Mestre deve ter cuidado. Não saia de casa para dar aulas nestes dias. O yamen pode vir até você a qualquer momento.” Gu Shen se levantou. Quando estava saindo, ele se virou de repente e entregou um lenço a Qian Weishi. “Mestre, limpe o suor atrás do pescoço.”
A consternação de Qian Weishi quase instantaneamente se transformou em medo. Ele demorou um pouco para reagir. Pegando o lenço, ele apressadamente acenou com a cabeça e disse: “Obrigado. Obrigado.”
Gu Shen colocou as mãos em concha para se despedir e saiu pela porta para sair. Assim que ele saiu, Qian Weishi se acalmou. Suas sobrancelhas estavam fortemente franzidas enquanto ele olhava para o lenço em sua mão por um momento. Ele finalmente percebeu algo estranho.
Desde quando um Gu Shen impetuoso falava em “impor” aos outros quando batia em portas? O yamen provincial registrou sua declaração claramente. Se Gu Shen quisesse, ele poderia olhar para ele a qualquer momento, por que ele teve que fazer outra viagem? Ele era originalmente um suspeito neste caso, mas Gu Shen ainda precisava fazer uma viagem especial para visitá-lo e dizer-lhe para não sair de casa?
Qian Weishi começou a suar frio. Seu cabelo se arrepiou.
Se a pessoa que veio não era Gu Shen, então quem era ele?!
◈ ◈ ◈
Quando “Gu Shen” saiu do beco, ele passou pelos vendedores ambulantes. Como se emergisse de um casulo, ele instantaneamente ficou mais alto e revelou um par de olhos sensuais de flor de pêssego.
Jing Lin beliscou sua garganta e prendeu o colarinho enquanto fazia isso.
Cang Ji fofocou para a pequena figura de pedra: “Olhe para ele. Ele é tão hábil em enganar os outros. Ele é evidentemente mais impressionante do que eu.”
A pequena figura de pedra fez uma careta para ele, surpreendentemente parecendo um tanto presunçosa.
₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪₪
Notas de rodapé
1 财神爷 Cai Shen Ye, literalmente, Deus da Riqueza. Ele é uma figura mitológica cultuada na religião popular chinesa e no taoísmo. Também usado para se referir a alguém que é muito rico e generoso com seu dinheiro. Jing Lin está se referindo a si mesmo como o “Deus da Riqueza” aqui.
2 O garçom o chama de Yeye (爷爷) aqui. Um único “ye” (爷) também é usado como “Mestre”. Era costume que garçons ou lojistas se dirigissem a seus clientes como Nome+(Lao/Shao) Ye, que significa “Nome Mestre (Velho/Jovem)”. Ye também está afixado atrás de títulos para transformá-lo em uma forma honorífica de endereço. Jing Lin se autodenomina o “Deus da Riqueza”, ou seja, Cai Shen Ye (财神爷). Então o garçom o chamou de Ye Ye (爷爷). No entanto, Yeye também significa literalmente vovô. Vou tomar isso como ele chamando Jing Lin de ‘vovô’ como uma forma de respeito por um ‘homem (levemente) mais velho, super-rico e de um status social mais alto’ LOL.
3 三 人 成 虎, literalmente três homens fazem um tigre. ou seja, três pessoas espalhando relatos sobre um tigre fariam alguém acreditar que realmente existe um por perto. Basicamente, um boato repetido torna-se um fato.