Mil Outonos - Capítulo 04
- Home
- Mil Outonos
- Capítulo 04 - As três visões de Shen Qiao receberam um acerto crítico de 100 pontos.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 04
As três visões de Shen Qiao[1] receberam um acerto crítico de 100 pontos.
Yu Shengyan não informou sobre o objetivo da viagem quando trouxe Shen Qiao consigo.
O distrito de Funing não ficava muito longe da cidade de Ye, capital do país de Qi. Com a velocidade de Yu Shengyan, ele poderia ter chegado lá em mais ou menos três dias; mas levando em consideração a condição de Shen Qiao, ele propositalmente diminuiu a velocidade e chegou à cidade de Ye em sete dias.
No entanto, não importa o quão lentamente eles viajaram, o estado atual do corpo de Shen Qiao ainda era inadequado para uma jornada tão longa e árdua. Logo depois de chegarem à cidade de Ye, ele teve uma febre baixa.
Embora a Seita da Lua Purificadora tivesse poucos discípulos, ela não tinha pouco dinheiro. A residência na cidade de Ye, onde Yu Shengyan e Shen Qiao ficaram, tinha como proprietário Yan Wushi; portanto, quando os servos viram Yu Shengyan e Shen Qiao, dirigiram-se a eles como jovens mestres e planejaram todas as coisas bem, tomando todo o cuidado.
Shen Qiao se manteve muito quieto durante a viagem. Ele andava sempre que Yu Shengyan pedia e parava quando mandado. Ele nem mesmo disse sobre estar doente — ao contrário, Yu Shengyan descobriu sozinho. Quando Yu Shengyan perguntou sobre isso, Shen Qiao apenas sorriu. “Eu sei que o propósito da viagem do irmão marcial sênior desta vez é cumprir uma missão para o mestre. Agora, com meu corpo aleijado, já me sinto culpado por não poder ajudar, como poderia incomodar o irmão marcial sênior com ainda mais problemas?”
Enquanto dizia essas palavras, seu rosto estava frio e pálido, porém havia um sorriso tão gentil que o fazia parecer bastante lamentável, mas adorável ao mesmo tempo.
Afinal, Yu Shengyan ainda não era [como] Yan Wushi. Seu coração suavizou ligeiramente, ainda que fosse algo raro para ele.
“Se você se sentir mal, é só me dizer. Não sou uma pessoa irracional, embora ainda precisemos ter certeza de que terminaremos a tarefa que o mestre designou. Em relação ao que o mestre quer que façamos, já indaguei sobre isso. Mesmo que Yan Zhiwen seja um discípulo da seita Harmonia, sua esposa e filhos não sabem nada de artes marciais. Ele mesmo só pode ser considerado um especialista de segunda categoria dentro da seita. Além disso, a família Yan está desprotegida, então posso facilmente terminar sozinho. No entanto, como o mestre exigiu a eliminação de toda a sua família, trarei você comigo quando chegar a hora. Depois de matar Yan Zhiwen, vou buscar uma mulher ou uma criança para você finalizar.”
Esta foi obviamente a primeira vez que Shen Qiao foi informado sobre a tarefa real que Yan Wushi havia designado. Ele pareceu surpreso. “Posso perguntar ao irmão marcial sênior qual é a história da seita Harmonia? E qual é exatamente o nosso rancor contra Yan Zhiwen?”
Yu Shengyan lembrou que Shen Qiao ainda não sabia de nada, então explicou: “Nossa seita da Lua Purificadora, a seita Harmonia e a seita Espelho das Artes originaram-se da seita da Lua e do Sol, na ilha Fênix-Qilin. Mais tarde, a seita da Lua e do Sol foi dividida por dissensões e desintegrou-se, transformando-se nessas três seitas. Normalmente, deveríamos nos unir como uma seita só, contra todas as outras forças, já que compartilhamos a mesma raiz, não fosse pelo fato de que todos [nós] queremos reunificar a seita Sagrada[2] sob nossas próprias bandeiras, com a seita Harmonia sendo a mais ambiciosa. Sua líder se chama Yuan Xiuxiu, e os discípulos lá são exatamente como ela: felizes por usar sua beleza como meio para atingir seus objetivos. Contudo, suas habilidades marciais ainda são muito boas, então se você os encontrar no futuro, melhor ficar longe.”
“A seita Harmonia também tem um adúltero chamado Sang Jingxing, que já foi discípulo de Cui Youwang. Essa sem-vergonha e seu canalha são parceiros no crime, tramando aqui e ali o dia todo. Durante os últimos dez anos, eles até fizeram várias tentativas de assumir o controle de nossa seita da Lua Purificadora, aproveitando a oportunidade do mestre estar em meditação.”
Shen Qiao acenou com a cabeça. “Mas como Yan Zhiwen é apenas um mestre de segunda categoria na seita Harmonia e também serve como oficial em Qi, acho que ele nunca causou problemas à seita da Lua Purificadora. Por que o mestre ainda decidiu matá-lo?”
Com um leve sorriso no rosto, Yu Shengyan disse: “Irmão marcial júnior, depois de sua lesão, você está quase como um coelhinho branco agora! A posição de Yan Zhiwen é bastante especial. Como ele é um oficial de Qi, poucas pessoas sabem que ele realmente pertence à seita Harmonia. Se o matarmos, em primeiro lugar, poderemos usar sua morte como exemplo para assustar nossos inimigos. Em segundo lugar, depois que a seita Harmonia perceber que sabemos sobre eles, não se atreverão a agir precipitadamente novamente. Em terceiro lugar, eles nos causaram muitos problemas enquanto o mestre não estava aqui; agora que o mestre voltou, se não lhes ensinarmos uma lição, os outros não pensarão que atormentar a seita da Lua Purificadora é uma tarefa fácil? Naquela época, após a morte de Cui Youwang, a seita da Lua Purificadora era originalmente a seita mais poderosa entre as três e também a que mais provavelmente reunificaria a seita Sagrada. Mas o mestre foi ferido mais tarde e teve que escapar do mundo e entrar em mediação a portas fechadas, dando assim oportunidades à seita Harmonia para explorar suas vantagens.”
“E a Seita Espelho das Artes? Eles já nos causaram problemas?”
“Na verdade, dentre essas três seitas, apenas a seita Harmonia tem muitas mãos e é, dessa forma, mais agressiva. A seita Espelho das Artes é como a seita da Lua Purificadora, com seus discípulos espalhados por toda parte, cada um fazendo sua própria tarefa e não se reunindo com muita frequência. O mestre apenas me informou depois que saiu da meditação, e foi por isso que corri para ele.”
“Quanto a você…” ele rebateu, “é claro que foi porque foi ferido. Portanto, para resumir, a verdade é que as três seitas não se dão bem entre si, mas a seita Harmonia é a única que está constantemente criando problemas, sempre indo longe demais.”
Shen Qiao suspirou: “Todo erro tem sua causa, e toda dívida seu devedor. Já que Yuan Xiuxiu é a líder da seita Harmonia, por que o mestre não lida diretamente com ela? Mesmo se ele recorrer a Yan Zhiwen, sua esposa e filhos não pertencem ao mundo das artes marciais, então, onde está a necessidade de envolvê-los?”
Yu Shengyan brincou um pouco com a franja na frente da cama, não levando suas palavras a sério. “Já que esta é a ordem do mestre, vamos apenas segui-la. Qual é o sentido de fazer tantas perguntas? Se você cortar a grama sem arrancar as raízes, elas crescerão novamente quando vier a próxima brisa da primavera. Da mesma forma, se não matarmos a esposa e os filhos de Yan Zhiwen, devemos apenas esperar que eles venham se vingar de nós no futuro?”
Ele levantou-se depois de terminar essas palavras: “É o bastante. De qualquer maneira, este não é um negócio para se apressar. Ainda faltam alguns dias para o dia sete. Enquanto isso, você deve descansar um pouco. Depois que se recuperar, encontrarei alguém para acompanhá-lo em um passeio pela cidade. Em minha opinião, entre todas as capitais agora, a extravagância da cidade de Ye não é nada menos que a de Jiankang[3]; além disso, também lhe dá uma sensação bastante generosa e vasta que Jiankang não oferece. No geral, é uma cidade que vale a pena dar uma olhada, especialmente seu distrito da Luz Vermelha…”
Yu Shengyan tinha pouco mais de vinte anos, mas era realmente um homem talentoso e romântico. Enquanto manteve sua identidade em segredo, discutiu poesia e literatura em Chen do Sul e fez amizade com vários estudiosos famosos, o que também lhe deu bastante reputação. Agora, quando estava ficando entusiasmado e prestes a continuar, a condição de Shen Qiao de repente veio à mente. Mesmo se Shen Qiao desejasse, ele provavelmente não teria forças para isso de qualquer modo. Então, ele conteve-se e deu a Shen Qiao um sorriso significativo. “Já que você tem amnésia agora e não se lembra de nada do seu passado, está tudo bem. Em todo o caso, os discípulos de nossa seita da Lua Purificadora são, em sua maioria, homens distintos e charmosos que vivem fazendo o que querem. Assim, haverá muitas oportunidades no futuro para você experimentar lentamente.”
A identidade que Yan Wushi usava para viajar era a de um empresário rico com o sobrenome Xie, então as palavras escritas na placa de madeira acima da residência eram “Residência Xie”.
Yu Shengyan muitas vezes não estava aqui, deixando Shen Qiao sozinho. Shen Qiao tratava a todos com gentileza, mas como sofria de problemas de saúde ao mesmo tempo, fazia com que os servos da mansão não conseguissem se conter em serem simpáticos com ele.
Especialmente aquelas garotas que foram designadas como servas pessoais de Shen Qiao. Depois de apenas alguns dias, o relacionamento delas com ele já havia se tornado muito mais próximo, contando-lhe em detalhes todos os tipos de cenas e costumes locais ao redor da residência Xie, a fim de desviar seu tédio.
Assim que começou a melhorar, houve algumas vezes em que Shen Qiao pediu que elas o levassem a um passeio enquanto tinha tempo. A cidade de Ye era exatamente como Yu Shengyan havia dito: as ruas eram pavimentadas com jade branco e os telhados cobertos com telhas de vítreo. Como a família Gao do país de Qi era composta de pessoas xianbei sinicizadas[4], as muralhas, edifícios, roupas e costumes de suas cidades mantiveram naturalmente o estilo de seus ancestrais. Comparada com a delicadeza e elegância do sul, esta cidade tinha um pouco mais de generosidade e amplitude. Dizia-se que, mesmo para tipos iguais de vinho, os vendidos nas tabernas da cidade de Ye teriam um sabor mais suave do que os vendidos na cidade de Jiankang.
As roupas extravagantes, as mulheres bonitas, as carruagens luxuosas em que estavam sentadas… embora Shen Qiao não fosse capaz de testemunhar isso com seus próprios olhos, ele ainda podia sentir a prosperidade e o esplendor desta capital no ar, devido ao aroma quente misturado a ele, que preenchia todas as ruas e becos da cidade de Ye.
A serva ajudou-o a entrar na loja de remédios. Ele sentou-se para descansar no corredor lateral, enquanto a garota entrava para preencher a receita.
A receita foi escrita para Shen Qiao. No momento, ele não era muito diferente de um pote de fitoterápico, pois precisava tomar pelo menos uma tigela grande de decocção todos os dias. Mesmo que Yan Wushi não tivesse intenção de ajudá-lo a recuperar suas habilidades marciais, ele também não deixara Shen Qiao ficar meio morto. Todas as decocções que tomava no momento eram, principalmente, com o propósito de recuperar sua energia vital, sangue e meridianos, enquanto fortalecia seus ossos e ao mesmo tempo aquecia seu yang.
Quanto ao estado atual de Shen Qiao, seu qi interno estava completamente vazio, sem nenhum traço deixado. Além da amnésia, ele não deveria esperar recuperar suas habilidades marciais tão cedo. No entanto, o fato de que era capaz de se mover suavemente agora foi, na verdade, o resultado desses dois meses de recuperação.
Já que a serva precisava preencher a receita hoje, Shen Qiao saiu com ela para respirar um pouco de ar fresco. Todavia, apesar de ser cego e doente, ele ainda chamava muita atenção, apenas por ficar sentado lá dentro da loja de remédios.
O semblante de Shen Qiao era bonito em primeiro lugar. Apesar de agora parecer um pouco magro, sua aparência e maneiras não estavam minadas. Com uma túnica verde-bambu comum e apenas uma fivela de madeira prendendo seu cabelo, ele ficou ali sentado, ouvindo em silêncio enquanto a serva conversava com o gerente da loja de remédios. Um leve sorriso subiu pelo canto de sua boca.
Como se não estivesse preocupado que Shen Qiao fosse reconhecido quando saísse, Yan Wushi permitiu que ele aparecesse em público diretamente, sem ordenar que Yu Shengyan cobrisse seu rosto.
O motivo era que, fosse antes ou depois de Shen Qiao se tornar o líder da seita do Monte Xuandu, ele raramente aparecia fora da montanha. Diz-se que nem todos os discípulos do Monte Xuandu eram capazes de reconhecer seu novo líder. Nenhum dos vários discípulos que eram mais conhecidos do público antes daquele dia acabou sucedendo a posição do líder da seita — Shen Qiao, que ainda era um ninguém naquela época, o fez. Talvez, apenas o já ascendido Qi Fengge soubesse o motivo de tudo isso.
Em segundo lugar, no dia em que Kunye desafiou Shen Qiao, o espaço no pico do Meio Passo era tão limitado que mal dava para os dois, de modo que o público se reuniu no pico do Arrependimento diretamente em frente a ele. Com a distância entre os picos, os outros poderiam não ser capazes de se lembrar da aparência de Shen Qiao detalhadamente, sem mencionar que, desde sua doença grave, sua pele não era tão boa quanto antes.
Mas essas eram todas conjecturas que Yu Shengyan havia inventado ele mesmo.
Particularmente, ele até sentia que, de acordo com o temperamento de seu mestre, Shen Qiao era provavelmente apenas um impulso, alguém que poderia ser domesticado para brincar.
“Senhor, a receita está preenchida. Devemos ir?”
Shen Qiao acenou com a cabeça e a serva o ajudou a sair. Quando os dois chegaram à entrada da loja de remédios, ouviram alguém dizer: “Este senhor é tão charmoso e bonito, mas de alguma forma eu nunca o conheci. Posso ter seu honorável nome?”
A voz não foi capaz de esconder a surpresa dentro dela. A serva parou por um segundo; Shen Qiao então percebeu que era endereçado a ele.
“Meu nome é Shen Qiao.”
“Então é o senhor Shen.” A voz da mulher era clara e viva, agradável aos ouvidos. “O senhor Shen é residente da capital? Ou talvez eu deva perguntar de qual nobre família você vem?”
A serva sussurrou no ouvido de Shen Qiao: “Ela é Han E’ying, a donzela da família do servo-chefe Han.”
O servo-chefe Han não era o servo-chefe de família alguma, mas sim do palácio de atendimento[5] de Qi, Han Feng. Ele era um homem muito ilustre no país, com seus filhos se casando com as princesas, enquanto ele, junto com Mu Tipo e Gao Anagong, era referido como os “três nobres” de Qi, mantendo juntos o governo sob controle. Como filha da família Han, Han E’ying naturalmente tinha o direito de fazer o que bem entendesse.
Shen Qiao sorriu. “Ouvi falar do nome da senhorita Han há muito tempo. É que meus olhos estão sofrendo de doença, então, por favor, perdoe-me por não ser capaz de ver o comportamento elegante da senhorita Han. Com certeza farei uma visita à residência da senhorita Han algum dia depois de me recuperar.”
Han E’ying também percebeu que seus olhos não tinham brilho nem emoções. Sentindo-se um pouco triste por isso, ela pensou consigo mesma como era lamentável que um jovem tão bonito fosse cego. Então, com interesse diminuto, ela disse: “Tudo bem. Você deve ter um bom descanso então. Xiao-lian, diga ao gerente para trazer um pouco de ginseng para o senhor Shen levar. Carregue tudo para mim!”
Shen Qiao respondeu: “Obrigado, senhorita Han, pelo seu presente. Como seria falta de educação não retribuir um favor recebido, também tenho algo para você. Por favor, aceite um pequeno presente meu.”
Os interesses de Han E’ying foram ligeiramente despertados: “Oh? O que será?”
Shen Qiao disse: “Ah-Miao, traga a caixa que está na carruagem para mim.”
A serva correu para trazer a caixa que Shen Qiao acabara de mencionar.
Mesmo que Shen Qiao fosse cego, a maneira como falava era gentil e o estilo de sua conversa bem organizado, com um tipo de disposição que naturalmente fazia as pessoas gostarem dele. Mesmo uma filha de família nobre como Han E’ying, que parava homens bonitos na rua e flertava com eles como queria, suavizou seu tom inconscientemente na frente dele.
Quando a serva trouxe a caixa, Shen Qiao e Han E’ying estavam terminando sua curta conversa e despediram-se. Han E’ying pediu o endereço de Shen Qiao, dizendo que iria visitar sua residência algum outro dia, então montou em seu cavalo e foi embora.
Depois de retornar à residência Xie, Yu Shengyan, ao ouvir sobre o evento, estalou a língua surpreso: “Você realmente tem talentos. Sair apenas uma vez e conhecer alguém como Han E’ying. Ela é a sobrinha marcial de Zhao Chiying da seita Nuvem de Jade, no monte Tai. Sua habilidade marcial é razoável, mas ela tem um bom pai e uma boa seita, que lhe permite intimidar pela capital.”
Shen Qiao sorriu. “Pelo que experimentei, ela parece boa. Eu não contaria isso como intimidação.”
Yu Shengyan riu. “Ela é realmente uma beleza, pena que sua personalidade seja simplesmente insuportável. Nem mesmo uma pessoa nesta capital se sente assim, só você pode dizer que ela parece boa!”
Shen Qiao apenas sorriu, mas não respondeu.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Três visões: visão do mundo, visão da vida e visão de valor.
[2] Seita Sagrada: uma forma honorífica de se dirigir à seita da Lua e do Sol por seus discípulos, enquanto outros geralmente se referem a ela como a seita Demoníaca.
[3] Jiankang (建康): a capital da dinastia Chen.
[4] Sinicização: processo em que sociedades que tradicionalmente não são chinesas são submetidas à influência das comunidades chinesas han, adaptando-se à sua cultura, costumes e modo de vida. As sociedades chinesas não-han colocam em prática o código, a dieta, a escrita, a religião, a cultura, a política, a linguagem e o estilo de vida geral dos chineses da etnia han.
[5] Servo-chefe do palácio de atendimento (侍中/shizhong): título complementar concedido a funcionários do governo escolhidos pelo imperador como seus conselheiros confidenciais. Eles às vezes também serviam como oficiais da guarda imperial sob quatro diretores de atendimento do palácio; mais tarde também subiram para a posição de grandes conselheiros juniores.
※ artes do áudio-drama da novel