Mil Outonos - Capítulo 03
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 03
Gentil e amável, bonito e bondoso.
“Seu nome é Shen Qiao, originalmente um discípulo de nossa seita, Lua Purificadora. De alguma forma, você ficou gravemente ferido, mas felizmente eu o encontrei enquanto passava e pude trazê-lo de volta a tempo. Os inimigos que o feriram são da seita Harmonia. Já que eu também não era páreo para eles, tive que trazê-lo para um lugar seguro primeiro. Você pode vingar-se deles depois de se recuperar e readquirir suas habilidades marciais.”
Yu Shengyan falava essas palavras sem nexo solenemente, e Shen Qiao o ouvia com verdadeira seriedade também.
No final, ele perguntou: “Então… como devo me dirigir a você?”
“Meu nome de família é Yu. Yu Shengyan. Eu sou seu irmão marcial sênior.”
Esta frase foi verdadeiramente dita sem consciência. Yu Shengyan tinha pouco mais de 20 anos. Embora a aparência de Shen Qiao não denunciasse sua idade, já que ele era discípulo de Qi Fengge e havia sido o chefe do Monte Xuandu por cinco anos, era impossível ele ser mais jovem do que Yu Shengyan.
Era óbvio que Yu Shengyan estava explorando intencionalmente sua cegueira para obter uma vantagem na forma de tratamento.
Mas Shen Qiao realmente o cumprimentou mansamente: “Irmão marcial sênior.”
“…” Olhando para seu rosto inocente, Yu Shengyan de alguma forma se sentiu um pouco culpado.
Ele se encolheu para não rir: “Seja bom. Como você ainda não consegue se levantar, deve ficar na cama e descansar. Depois que estiver totalmente recuperado, o levararei para prestar homenagem ao mestre.”
Shen Qiao respondeu: “Tudo bem.”
Ele fechou os olhos, mas os reabriu logo depois. Devido à falta de foco, seus olhos pareciam um pouco fracos e o brilho normal dentro deles também havia desaparecido. “Irmão marcial sênior…?”
“Mais alguma coisa?” Yu Shengyan acreditava ser alguém com um coração terno para belezas. Vendo Shen Qiao, ele disse que pena para si mesmo mais uma vez, e pensou: É realmente uma pena que o outrora glorioso líder de todas as seitas taoístas tenha acabado assim. Se fosse naquela época, quando estava no comando da seita com seus poderes marciais em plena floração, que tipo de comportamento e atitude ele teria?
“Eu quero beber um pouco de água…”
“Não beba água por enquanto. Seu medicamento estará pronto em breve. Agora, você precisa considerar o remédio como sua água.”
Logo depois que terminou, uma criada apareceu com uma decocção nas mãos. Talvez fosse a falsificação da história de Shen Qiao agora que evocou um raro sentimento de culpa dentro dele; Yu Shengyan pegou a tigela de sopa, pediu à garota para elevar a cabeça de Shen Qiao com um travesseiro atrás do pescoço, então deu ele mesmo a decocção colher por colher.
Nem todos os ossos de Shen Qiao foram quebrados, mas não estava longe disso. Além dos meridianos feridos, suas chances de sobrevivência eram quase nulas. O bom fundamento de sua saúde era a única razão pela qual ele pôde acordar em apenas um mês. Agora, sem pelo menos mais três meses na cama, ele não deveria esperar ser capaz de se mover.
Mesmo que Yu Shengyan tenha sofrido muito durante a prática, desde que se tornou discípulo de Yan Wushi, uma vez que o estilo de vida da seita demoníaca sempre fora extravagante, sua alimentação e roupas cotidianas não eram, de forma alguma, de padrão inferior à de jovens mestres de famílias nobres. Alguém como ele alimentar outros com decocções com suas próprias mãos, não importa o quão cuidadoso fosse, ainda haveria respingos ocasionais no manto de Shen Qiao. Mas Shen Qiao bebeu cada colher com a qual foi alimentado sem nenhum sinal de descontentamento. Depois que terminou de beber, Shen Qiao até lançou a Yu Shengyan um leve sorriso e disse agradecido: “Obrigado, irmão marcial sênior.”
Gentil e amável, bonito e bondoso.
Mesmo sendo apenas um leve sorriso, foi o suficiente para trazer uma cor quente em seu rosto pálido. A criada ao lado corou um pouco e imediatamente desviou os olhos.
Ele não perguntou nada, o que realmente fez Yu Shengyan se questionar: se ele acordasse sem memórias, cego e gravemente ferido a ponto de não conseguir nem sair da cama, mesmo que não tivesse um colapso mental, ainda seria impossível ficar calmo do jeito que Shen Qiao estava.
“Por que você não me pergunta quando vai se recuperar totalmente?”
“Mestre e irmão marcial sênior devem estar correndo, exaustos tanto física quanto mentalmente, por minha causa.” Shen Qiao tossiu algumas vezes, puxando os músculos ao redor de suas feridas, fazendo suas sobrancelhas franzirem. “Se eu perguntar, isso não vai apenas acrescentar mais dor a você e ao mestre?”
Como se nunca tivesse visto alguém tão atencioso e considerado com os outros — ou talvez porque o rosto de Shen Qiao poderia facilmente evocar a culpa de alguém —, Yu Shengyan ficou sem palavras por um momento, sem saber o que dizer. Depois de um tempo, ele finalmente falou: “Então você deve ter um bom descanso. Vou embora hoje, mas volto amanhã para te ajudar no tratamento.”
“Obrigado, irmão marcial sênior. Por favor, entregue saudações ao mestre em meu nome.”
“Eu vou.” De repente, Yu Shengyan teve a sensação de que se ficasse mais tempo, isso apenas aumentaria seu constrangimento. Tocando seu nariz algumas vezes, ele pronunciou a frase e saiu.
No começo ele ficou um pouco desconfiado se a amnésia de Shen Qiao era meramente um ato para se fazer de bobo. Porém, desde aquele dia, ele visitara Shen Qiao quase que diariamente, e assim como na primeira vez em que acordou, ele permaneceu — gentil, otimista e extremamente grato a Yu Shengyan.
O que quer que Yu Shengyan dissesse, ele acreditava em tudo sem uma única dúvida, tão inocente e puro quanto um pedaço de papel branco.
Depois de conseguir sair da cama e mover-se um pouco, Shen Qiao até sugeriu uma visita ao “seu mestre” Yan Wushi para agradecê-lo pessoalmente.
※
Se Yu Shengyan não o lembrasse, Yan Wushi já teria esquecido a presença de Shen Qiao.
Nos dez anos de sua meditação, muitas coisas mudaram no mundo. Não era algo que pudesse ser resumido por outras pessoas em algumas frases.
Havia muitas seitas neste mundo e cada uma delas tinha sua própria facção e influência política para apoiá-las.
A família Gao de Qi era conhecida por seu comportamento absurdo e irracional, portanto, cada geração de seus imperadores tendia a afiliar-se mais às seitas demoníacas. Agora era a geração de Gao Wei, que tinha um relacionamento muito próximo com a seita Harmonia, então a influência da seita Harmonia no país de Qi aumentara muito.
No país de Zhou, quando Yuwen Hu estava encarregado da corte, ele tinha respeito pelo budismo, de modo que o mestre zen Xueting já até tinha sido homenageado com a posição de grande preceptor de Zhou. No entanto, depois que Yuwen Yong ascendeu ao poder, a tendência mudou. Este novo imperador não acreditava no taoísmo nem no budismo. Ele até mesmo baniu as duas escolas em todo o país. Portanto, a influência do budismo em Zhou agora era muito mais fraca em comparação ao passado.
Quanto à dinastia Chen, no sul, ela era chefiada pelo Instituto Linchuan do confucionismo. O mestre-responsável, Ruyan Kehui, ajudava o imperador de Chen a governar o país de todo o coração e era muito respeitado, recebendo grande confiança.
Antes de Yan Wushi entrar em meditação, ele era um oficial em Zhou com uma identidade diferente — assistente do governo de Yuwen Yong. Mais tarde, ele escapou para longe depois de ser ferido na batalha com Cui Youwang, mas antes de partir, ordenou que seu discípulo mais velho, Bian Yanmei, ficasse ao lado de Yuwen Yong.
Agora que ele havia saído da meditação, certamente faria uma viagem ao país de Zhou e uma visita de cortesia a Yuwen Yong, que já havia subido ao trono como imperador e retirado seu poder das mãos de Yuwen Hu.
Nesses anos, o Zhou do Norte havia se fortalecido passo a passo, o que não era algo que os outros países gostavam de ver. Além disso, mesmo as três escolas: confucionismo, budismo e taoísmo não mantinham relações íntimas com esse imperador de Zhou, uma vez que ele não apenas baniu os dois últimos, como também proibiu o primeiro de estabelecer ensinamentos públicos para ganhar seguidores.
Foi exatamente esse tipo de pano de fundo que permitiu à seita da Lua Purificadora aproximar-se e apoiar Yuwen Yong, enquanto, ao mesmo tempo, ele também precisava da seita da Lua Purificadora para manter seu governo.
Após seu encontro com Yunwen Yong, Yan Wushi deixou Zhou do Norte e fez uma visita ao Monte Xuandu ao longo do caminho, e então foi verificar Kunye, o suposto especialista número um de Tujue que derrotou Shen Qiao.
Lutando corpo a corpo por uma rodada, Kunye foi derrotado. Então, o nome Yan Wushi — o “soberano demoníaco” — reapareceu, reverberando por todo o mundo marcial. Todos diziam que, além de Cui Youwang, a Seita Demoníaca daria à luz outro homem poderoso, mas terrível.
Só que desta vez, sem Qi Fengge, havia uma pessoa a menos capaz de igualá-lo em vigor.
Na opinião de Yan Wushi, as habilidades de Kunye eram boas e seus talentos excelentes também, mas ele ainda não estava nem perto do HuluGu naqueles anos. Mesmo quando comparado com os outros na lista atual dos dez primeiros, ele não poderia ser considerado distinto. O fato de alguém como ele conseguir ferir gravemente o líder da seita do Monte Xuandu era, em si mesmo, um tanto estranho.
Mas esse não era o ponto principal de suas preocupações. O que exatamente estava por trás da lesão de Shen Qiao e se tinha algo a ver com Kunye — Yan Wushi não tinha interesse em descobrir. A única razão pela qual ele fez de Kunye seu primeiro alvo foi para espalhar a notícia de seu ressurgimento no mundo pugilista. Como Kunye recentemente derrotara o líder da seita do Monte Xuandu e se tornara o foco de todos, ele foi a escolha ideal.
Mais importante ainda, o maior ganho da jornada de Yan Wushi desta vez não foi nem fazer um nome para si mesmo nem derrotar Kunye, mas descobrir o paradeiro de um dos livros restantes da Estratégia do Yang Escarlate.
Diz a lenda que, há cinquenta anos, o grande mestre daquela geração, Tao Hongjing, encontrou um imortal no monte Mao e recebeu um livro chamado “A Chave para Ascender à Verdade”. O livro consistia em um total de quatro partes. Tao Hongjing reorganizou três deles em outro livro e chamou-o de “A Chave Secreta para Ascender à Verdade”.
Para a pequena parte que foi deixada de fora, porque o conteúdo era obscuro, com a maior parte relacionado ao cultivo entre o Homem e os Céus, Tao Hongjing organizou-o em um livro separado, misturando na essência os aprendizados e entendimentos de sua vida — esta parte ficou conhecida como a Estratégia do Yang Escarlate.
Tao Hongjing mergulhou profundamente e estudou a relação entre o homem e os céus. Por mais que fosse um sacerdote taoísta, ele era um verdadeiro especialista em todas as três escolas e também foi abençoado com todos os aprendizados do mestre imortal Danyang, Sun Youyue. Assim, como um homem cujas habilidades marciais atingiram o auge da perfeição, até mesmo Qi Fengge reconheceria de bom grado uma derrota contra ele. Ele era indiscutivelmente de fato o artista marcial número um.
Por ter essa origem, a Estratégia do Yang Escarlate tornou-se naturalmente uma escrita valiosa, que as pessoas se atropelariam na ânsia de ler. Foi dito que se alguém pudesse compreender totalmente os seus cinco livros, seria capaz de ver através do que há de melhor nas artes marciais desde tempos imemoriais e entrar em um reino totalmente novo, que mesmo ascender aos Céus[1] não seria mais impossível.
Infelizmente, depois que Tao Hongjing ascendeu à terra dos imortais, a seita Shangqing do monte Mao sofreu enormemente devido ao seu envolvimento na política. Com cada um de seus discípulos tendo seus próprios pontos de vista diferentes, junto à desordem civil que mais tarde tomaria conta da dinastia Liang, os cinco livros da Estratégia do Yang Escarlate foram espalhados por toda parte e não puderam ser recuperados.
Só dez anos depois, quando Qi Fengge admitiu que suas artes marciais, além do legado do Monte Xuandu, contavam também com a ajuda da Estratégia do Yang Escarlate, o paradeiro dos roteiros foi finalmente sendo descoberto um após o outro. Rumores diziam que um dos livros era o tesouro do país de Zhou, outro era propriedade da seita Tiantai em Zhejiang, outro era mantido no monte Xuandu; enquanto a localização dos últimos dois permanecia um mistério há várias décadas e ainda não se achara em lugar nenhum.
Yan Wushi teve a chance de entrar em contato com aquele que era guardado no palácio imperial de Zhou em seus primeiros anos. O aumento substancial em seu cultivo após a meditação deve ser parcialmente creditado àquele livro da Estratégia do Yang Escarlate.
Apenas experimentando por si mesmo alguém poderia realmente entender o quão engenhosa a Estratégia do Yang Escarlate realmente era. De um, o todo pode ser adivinhado — em a Estratégia do Yang Escarlate foi incorporado o fruto dos esforços meticulosos de toda a vida de Tao Hongjing. Ele reuniu as artes marciais e as formas de meditação de todas as três escolas, complementando-as e integrando-as entre si; portanto, era verdadeiramente abrangente e sem falhas. Se fosse possível ler os quatro livros restantes, não só reivindicar a soberania dos artistas marciais seria apenas questão de tempo, como mesmo penetrar nos caminhos dos Céus e atingir o estado de unidade entre o Homem e os Céus não seria impossível.
O objetivo da viagem de Yan Wushi desta vez era esgueirar-se no monte Xuandu, aproveitando a oportunidade de que ela estava em um estado de turbulência sem um líder, para procurar o livro da Estratégia do Yang Escarlate. No entanto, durante sua luta com Kunye, ele percebeu que, embora as habilidades marciais de Kunye fossem sucedidas da linhagem direta das regiões ocidentais, as artes interiores e qi que apareceram tinham alguma familiaridade. Pareciam ser da mesma origem que a dele, levando Yan Wushi a suspeitar de que era altamente provável que a razão de HuluGu ser capaz de igualar-se Qi Fengge em poder, e perder apenas por meio movimento no final, era que havia ganhado ajuda da Estratégia do Yang Escarlate.
Como um dos especialistas da nova geração de Tujue, com tempo suficiente não seria impossível Kunye igualar-se em força a HuluGu. Uma vez que a combinação dos métodos de meditação das regiões ocidentais e a Estratégia do Yang Escarlate trouxe à tona um HuluGu, ela definitivamente poderia trazer um segundo.
Isso despertou um grande interesse em Yan Wushi, pois nos dias seguintes, ele seguiu Kunye por toda parte, o desafiando para uma luta sempre que dava vontade. Incapaz de vencê-lo, mas também sem chance de escapar, Kunye quase teve todos os seus nervos em frangalhos e decidiu voltar para Tujue no final.
Yan Wushi não tinha planos de persegui-lo até Tujue no momento, então voltou vagarosamente para a mansão.
Logo depois de retornar, ele ouviu de seu discípulo que Shen Qiao havia acordado e que agora podia sair da cama e andar por aí.
Quando Shen Qiao apareceu, ele tinha uma bengala de bambu na mão. Passo a passo, ele caminhava devagar, mas com firmeza.
Uma serva o apoiava enquanto lhe explicava suavemente os diferentes caminhos dentro da mansão.
“Meus respeitos ao mestre.” Depois que a garota lhe mostrou a direção, Shen Qiao fez uma reverência na direção onde Yan Wushi estava sentado.
“Sente-se.” Yan Wushi largou a peça weiqi[2] em suas mãos. Yu Shengyan, que sentava à sua frente, parecia tão infeliz que mal se podia suportar a visão de sua expressão. Mas, ao mesmo tempo, ele estava feliz também, como se tivesse acabado de receber uma anistia. Obviamente, ele levava desvantagem no jogo.
Shen Qiao sentou-se com a ajuda da serva.
Depois de acordar, as memórias que tinha para a maioria das coisas pareciam vagas. Ele nem conseguia se lembrar do próprio nome e de onde viera. Quanto a Yan Wushi e Yu Shengyan, ele não tinha nenhuma impressão deles.
“Como você está se sentindo?” Perguntou Yan Wushi.
“Agradeço ao mestre por seu cuidado, pois agora posso sair da cama e caminhar por aí. Só que minhas mãos e pernas ainda estão fracas e minhas artes marciais… parece que ainda não se recuperaram.”
“Mão.”
Shen Qiao deu-lhe a mão obedientemente. Os dedos de Yan Wushi imediatamente beliscaram seu ponto do portão da vitalidade[3].
Ele inspecionou o pulso por um momento e um traço de surpresa apareceu em seu rosto antes desatento.
Ele olhou para Shen Qiao significativamente, embora o último, devido à sua incapacidade de ver, tivesse uma aparência vazia e inocente.
Yan Wushi perguntou: “Você sente algum desconforto?”
Shen Qiao pensou por um momento. “Todas as noites por volta da meia-noite, meu corpo tem sensações alternadas entre frio e calor, acompanhadas por uma dor no peito, às vezes a ponto de quase não conseguir caminhar.”
Yu Shengyan acrescentou: “Eu já pedi ao médico para dar uma olhada. O médico disse que provavelmente foi porque o irmão marcial júnior foi gravemente ferido que o processo de recuperação demoraria algum tempo.”
Yan Wushi zombou fracamente do “irmão marcial júnior” que pareceu escapar suavemente, então disse a Shen Qiao: “Suas artes marciais não estão completamente arruinadas. Senti que ainda há um leve traço de qi dentro do seu corpo que parece ora fraco, ora forte. Com tempo suficiente, pode não ser impossível para suas artes marciais se recuperarem. No entanto, nossa seita da Lua Purificadora não oferece suporte para pessoas inúteis. Tenho uma missão para o seu irmão marcial sênior executar, você pode acompanhá-lo para ajudar.”
“Sim.”
Ele não perguntou do que se tratava. Assim como tratou Yu Shengyan, ele concordou com tudo o que o outro disse. Durante o resto do tempo, ele apenas ficou sentado ali serenamente, sem nenhum movimento excessivo.
Porém Yan Wushi de forma alguma ficou comovido com toda a indignidade que Shen Qiao sentia após sua queda. A fraqueza que Shen Qiao revelou só fez com que uma malícia ainda mais rica fosse concebida, fazendo-o querer violar e manchar esta neve branca da cabeça aos pés mais do que nunca.
“Você pode voltar e descansar agora.” Ele disse claramente.
Shen Qiao levantou-se e desculpou-se docilmente, então saiu lentamente com a ajuda da serva.
Yan Wushi recuperou sua linha de visão das costas de Shen Qiao e disse a Yu Shengyan: “Faça uma viagem a Qi e elimine toda a família do grão-mestre da remonstrância[4], Yan Zhiwen.”
“Sim.” Yu Shengyan aceitou o pedido sem hesitação. “Ele desagradou o mestre de alguma forma?”
“Ele é um discípulo da seita Harmonia e também um dos olhos que a seita Harmonia plantou em Qi.”
Yu Shengyan ficou entusiasmado ao ouvir essas palavras. “Sim! A seita Harmonia tem agido de forma arrogante por muito tempo, e Yuan Xiuxiu, tirando vantagem de sua meditação, nos causou muitos problemas. Se não lhes ensinarmos uma lição, nossa seita da Lua Purificadora não parecerá inútil demais? Vou sair nos próximos dias!”
Parando por um momento, ele segurou o sorriso em seu rosto e perguntou perplexo: “O mestre quer que eu leve Shen Qiao junto? Ele perdeu todas as suas artes marciais, receio que não consiga ajudar em nada.”
Com a sombra de um sorriso, Yan Wushi disse: “Agora que você o chamou de ‘irmão marcial júnior’ você deve pelo menos mostrar-lhe o mundo. É verdade que suas artes marciais ainda não se recuperaram, mas matar uma ou duas pessoas não deve ser uma dificuldade para ele.”
Yu Shengyan finalmente entendeu: o mestre estava tratando Shen Qiao como um pedaço de papel branco e queria tingi-lo de preto. Mesmo que um dia Shen Qiao voltasse a si ou fosse capaz de recuperar suas memórias, já que não havia como desfazer o que já se fora feito, seria impossível para ele retornar ao lado ortodoxo, mesmo se quisesse.
Como ser igual a eles seria ruim? Lidar com os assuntos sem restrições ou escrúpulos, fazer o que quiser e estar livre de todas as regras da sociedade. Além disso, Yu Shengyan acreditava firmemente que a natureza do homem era má e que existia um lado obscuro dentro de cada um. Tudo se resumia a saber se havia uma chance de expressá-lo ou não. Todas aquelas seitas chamadas taoístas, budistas e confucionistas falavam profusamente de virtude e moralidade e de como sempre se deve abraçar a benevolência, quando na verdade estavam apenas encobrindo seus próprios desejos egoístas com causas justas. Sem contar que, na disputa pelo trono do mundo, o vencedor leva tudo. Sob tais circunstâncias, existiria mesmo um governante cujas mãos não eram cobertas de sangue? E quem poderia alegar ser mais limpo do que os outros?
“Sim. Vou me certificar de orientar bem o irmão marcial júnior.”
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Ascender aos Céus (飞升): nessa parte, o termo se refere diretamente a se tornar um imortal. Embora seja frequentemente usado como uma forma de evitar dizer que alguém está morto.
[2] Weiqi (围棋): um jogo de xadrez jogado na China antiga, que também é conhecido pelo nome de “go” atualmente.
[3] Portão da Vitalidade (命门/mingmen): refere-se a uma posição no pulso da mão direita de alguém em romances wuxia, em oposição ao ponto de acupuntura real na medicina chinesa, que está localizado na cintura. É uma posição crítica para os praticantes de artes marciais, pois pode ser usada para ferir gravemente ou mesmo matar alguém com facilidade.
[4] Grão-mestre da remonstrância (谏议大夫/jianyi dafu): uma categoria de funcionários de prestígio chamados oficiais de remonstrância ou funcionários oradores, cuja função principal era atender e aconselhar o imperador, e especialmente para protestar com ele sobre o que consideravam conduta imprópria na política. A palavra “remonstrância” quer dizer, literalmente, “protesto”.
※ artes do áudio-drama da novel