Mil Outonos - Capítulo 01
- Home
- Mil Outonos
- Capítulo 01 - Esta história nos diz para dar um passeio, e você encontrará uma surpresa.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
Capítulo 01
Esta história nos diz para dar um passeio, e você encontrará uma surpresa.
O pico do Meio Passo, como o nome sugere, tem apenas alguns centímetros quadrados de espaço para ficar em pé, de modo que apenas meio passo à frente o levará à beira de um penhasco com milhares de metros de altura. No topo dele, rochas estranhas se elevam e árvores esquisitas crescem descontroladamente; enquanto abaixo, a névoa e a neblina ondulam sem limites. A imagem de um deus gritando ou de um fantasma não seria tão bizarra comparada a este cenário irregular e perigoso; até mesmo o céu e a terra parecem incapazes de se tocar aqui.
Do lado oposto, há outro pico, chamado pico do Arrependimento, que não é menos penetrante e precipitado do que o pico do Meio Passo. Seu cume se eleva a centenas de metros de altura verticalmente, como se tivesse sido cortado com uma faca e aparentemente não deixasse espaço para alguém pisar. Embora ainda haja um pouco de folhagem, tudo está enraizado superficialmente nas pedras, sem nada para cobrir as raízes, fazendo com que qualquer um que ouse dar uma olhada trema e arrependa-se de escalar até o topo. Foi exatamente daí que veio o “arrependimento” em seu nome.
Entre os dois picos há uma barreira natural. Olhando de cima para baixo, o mar de nuvens parece estagnado, tornando impossível dizer a profundidade da fenda. Vagamente pode-se ouvir o som da água de um rio fluindo sem parar, em um impulso poderoso como o de um tigre sedento ou de um leão correndo. Mesmo lenhadores e caçadores comuns não ousam escalá-lo. Se um xiantian[1] especialista algum dia estivesse lá, ele também seria movido pela insignificância da vontade dos homens em comparação com a vontade dos Céus.
No entanto, abaixo das nuvens e da névoa, na base do penhasco, entre o rio e a encosta da montanha, há um caminho de pedra estreito e acidentado, pavimentado com rochas de formas excêntricas. Naquele momento, duas pessoas caminhavam sobre ele, uma seguindo a outra.
O turbulento rio seguia em frente, com suas ondas ocasionalmente enrolando-se e espatifando-se nas rochas molhadas e escorregadias. É fácil para aqueles que se deslocam ao longo do caminho ficarem encharcados, senão por cair no rio, pelo menos por causa de suas fortes ondas. E se alguém tentasse mergulhar no penhasco, acabaria atingindo as rochas afiadas e irregulares na superfície das paredes de pedra inclinadas e íngremes. Em uma situação tão difícil, qualquer um ficaria preso como um rato afogado. É totalmente impossível permanecer despreocupado e gracioso enquanto caminha vagarosamente, como se estivesse andando em um pátio — como as duas pessoas aqui.
“Foi dito que há vinte anos, o mestre taoísta Qi, do Monte Xuandu, derrotou HuluGu, o especialista número um de Tujue, bem aqui no topo do pico do Meio Passo; e forçou-o a jurar que não entraria nas Planícies Centrais novamente pelos próximos vinte anos. É uma pena que eu era muito jovem para testemunhar a luta naquela época, embora eu imagine que seu brilho deva ter sido inigualável.”
O jovem que falou era o que seguia atrás. Seu ritmo era moderado, mas eles permaneciam três passos separados um do outro.
O homem à frente dava pequenos passos, parecendo tão à vontade que realmente semelhava estar caminhando em terreno plano. O jovem atrás tinha passos um pouco maiores; embora também fosse tão gracioso quanto um imortal, quando visto sozinho, não seria difícil distinguir a diferença minúscula se fosse compará-los.
Yan Wushi zombou: “Considerando tudo o que estava sob os Céus, Qi Fengge naqueles anos realmente merecia ser chamado de ‘o número um’. HuluGu, que era apenas um bárbaro incivilizado, só poderia culpar a si mesmo, pois foi seu excesso de confiança que o envergonhou. Acontece que Qi Fengge agarrou-se com muita força ao desinteresse das seitas taoístas e recusou-se a desferir golpes mortais contra ele, insistindo em fazer um pacto de vinte anos. Além de plantar a semente de futuros problemas para o Monte Xuandu, de que forma isso ajudou?”
Yu Shengyan perguntou curiosamente: “Mestre, as habilidades marciais de HuluGu eram realmente tão boas?”
“Se eu lutasse com ele agora, ainda não haveria certeza da minha vitória.”
“Ele era realmente tão forte?!” A expressão de Yu Shengyan tornou-se amedrontada. Ele sabia exatamente quão fortes e insondáveis eram as habilidades marciais de seu mestre. Desde que HuluGu recebeu um comentário como este de Yan Wushi, seu nível deve ter sido terrível. Talvez ele pudesse até fazer parte dos três primeiros sob os Céus.
A voz de Yan Wushi soou indiferente: “Caso contrário, por que eu diria que Qi Fengge deixou às suas gerações de discípulos problemas sem fim? Era verdade que, há vinte anos, HuluGu era ligeiramente inferior em comparação a Qi Fengge, mas essa lacuna não é algo impossível de se compensar em duas décadas. Agora que Qi Fengge está morto, o Monte Xuandu nunca poderá encontrar um segundo Qi Fengge.”
Yu Shengyan soltou um suspiro suave: “Isso mesmo, o mestre taoísta Qi ascendeu aos Céus[2] há cinco anos.”
“Quem é o líder da seita do Monte Xuandu agora?”
“É um discípulo de Qi Fengge, chamado Shen Qiao.”
Yan Wushi não demonstrou qualquer reação ao nome. Ele conheceu Qi Fengge apenas uma vez, e isso foi há vinte e cinco anos. Naquela época, Shen Qiao tinha acabado de ser aceito por Qi Fengge como seu discípulo pessoal.
Embora o Monte Xuandu fosse chamado de “a seita taoísta número um sob os Céus”, aos olhos de Yan Wushi, que acabara de sair de uma meditação a portas fechadas de dez anos, além de Qi Fengge, não havia ninguém no Monte Xuandu que poderia se páreo para ele.
Porém, Qi Fengge já estava morto.
Vendo seu mestre não mostrar muito interesse, Yu Shengyan continuou: “Ouvi dizer que o discípulo de HuluGu, Kunye, Rei Tuqi da Esquerda[3] e também o especialista número um de Tujue hoje em dia, desafiou Shen Qiao para um duelo hoje, no topo do pico do Meio Passo, reivindicando-o como vingança pela humilhação daquela época. O Mestre estaria interessado em dar uma olhada?”
Yan Wushi não se preocupou em responder, em vez disso perguntou: “Durante os dez anos em que estive meditando, houve algum outro evento importante além da morte de Qi Fengge?”
Yu Shengyan pensou por um momento. “Não muito depois de você entrar em meditação, Gao Wei subiu ao trono como o novo imperador de Qi. Mas ele é um homem que se afunda em prazeres sensuais e entrega-se a uma vida intensa, então, nos últimos dez anos, o poder nacional de Qi declinou drasticamente. Há rumores de que Yuwen Yong, o imperador de Zhou, esteja planejando atacar Qi. Temo que a área norte em breve caia nas mãos de Zhou.”
“Após a morte de Qi Fengge, a classificação dos dez maiores especialistas também mudou. Entre eles, Yi Bichen do templo taoísta Chunyang, do monte Qingcheng, o mestre zen Xueting, de Zhou e o mestre-responsável Ruyan Kehui, do Instituto Linchuan foram reconhecidos como os três primeiros, e coincide que os três representam as três escolas: taoísmo, budismo e confucionismo.”
“Mas alguns dizem que o sábio Jushe de Tuyuhun[4] também deveria ser um dos três primeiros. HuluGu também. Se ele avançou ainda mais em suas habilidades nos últimos vinte anos, então, quando voltar e entrar nas Planícies Centrais desta vez, talvez não seja impossível ele chegar à posição de número um.”
Vendo que seu mestre ainda estava avançando sem responder, Yu Shengyan tentou persuadi-lo: “Mestre, Kunye desafiou Shen Qiao para um duelo hoje, presumivelmente será uma luta esplêndida, difícil de acontecer. Shen Qiao, como pessoa, vive uma vida muito isolada. Desde que assumiu o comando da Mansão Roxa do Xuandu[5], ele envolveu-se ainda menos em brigas com os outros. Simplesmente por causa da ilustre reputação de seu mestre Qi Fengge, ele também foi classificado entre os dez maiores especialistas. Se o mestre quiser dar uma olhada na força real do Monte Xuandu, a luta de hoje é definitivamente algo que não devemos perder. Receio que, neste momento, o cume do pico do Meio Passo já esteja repleto de especialistas que vieram assistir.”
“Você acha que o motivo de eu ter vindo aqui hoje foi para assistir essa luta?” Yan Wushi finalmente parou.
Yu Shengyan estava um pouco nervoso: “Então o plano do mestre é…?”
Ele tinha apenas sete anos quando Yan Wushi o aceitou como seu discípulo. Três anos depois, Yan Wushi foi derrotado na batalha contra o grande mestre da seita demoníaca, Cui Youwang e entrou em meditação a portas fechadas enquanto estava ferido — uma meditação que durou dez anos.
Naqueles dez anos, Yu Shengyan continuou a praticar conforme Yan Wushi o instruíra e também viajou para muitos lugares. Seu progresso foi muito além, pois ele já estava entre os especialistas de primeira linha há muito tempo. No entanto, fazia dez anos desde que se viram pela última vez, naturalmente, haveria algumas lacunas e estranheza entre eles. Além disso, conforme o estado marcial de Yan Wushi se tornava cada vez mais profundo, a reverência no coração de Yu Shengyan também se tornava maior. Mesmo sua usual casualidade na frente dos outros transformou-se em uma espécie de cautela cuidadosa na frente de seu mestre.
Com as mãos cruzadas atrás das costas, Yan Wushi disse com uma voz simples: “Eu vi o duelo entre Qi Fengge e HuluGu há muitos anos. Tanto Shen Qiao quanto Kunye são seus discípulos, mas ainda jovens; por mais habilidosos que sejam, é impossível que sua luta supere o espetáculo da luta entre Qi e Hulu. Eu trouxe você aqui porque, com o rápido fluxo da água e sua paisagem árdua, este lugar conecta-se acima com as sombras do céu e abaixo com o espírito da terra — um ótimo lugar para praticar e compreender as artes marciais. Quando eu estava em meditação, não tive tempo para cuidar de você. Agora que saí, não posso mais permitir que demore em seu progresso atual, sem quaisquer avanços. Até que você possa compreender e alcançar o quinto estágio dos Registros Fundamentais de Fênix-Qilin[6], deve permanecer aqui.”
Yu Shengyan de repente sentiu-se um pouco injustiçado. Nos últimos dez anos, mesmo durante suas viagens, ele nunca perdeu um dia de prática. Agora ele mal tinha vinte anos, mas já havia alcançado o quarto estágio dos Registros Fundamentais de Fênix-Qilin e era reconhecido como um dos melhores da geração mais jovem. Ele estava bastante satisfeito consigo mesmo; mas depois das palavras de seu mestre, parecia que não havia realizado nada meritório.
Como se soubesse dos sentimentos de Yu Shengyan, um sorriso sarcástico apareceu no rosto de Yan Wushi enquanto curvava o canto da boca. “Quando cheguei à sua idade, já havia atingido o sexto estágio. Do que você tem tanto orgulho? Em vez de competir com aqueles peixinhos e camarões, por que não compete comigo?”
Alguns fios grisalhos estavam espalhados em suas costeletas, mas isso não diminuía de forma alguma seus encantos. Na verdade, os traços daquele leve sorriso tornavam ainda mais difícil tirar os olhos de sua bela aparência.
O manto branco ondulou no vendaval, mas a pessoa nele permaneceu inabalável. Apenas parado ali com as mãos cruzadas atrás das costas, uma aura invisível de dissuasão formou-se com muita arrogância, como se olhasse do topo do mundo, desafiando qualquer um que entrasse.
Naquele momento, Yu Shengyan parou diante dele e sentiu uma sensação de sufocamento que o obrigou a dar alguns passos para trás. Com profunda reverência e temor, ele disse: “Mestre possui talentos celestiais, como ousaria, seu discípulo, competir contra você!”
“Cumprimente-me com seus movimentos mais poderosos. Quero ver seu progresso durante esses anos.”
Desde a meditação de seu mestre, Yu Shengyan nunca havia testado sua habilidade marcial, portanto, ele ficou um pouco hesitante após ouvir o desafio, mas ao mesmo tempo ansioso para tentar. No entanto, essa hesitação desapareceu assim que viu uma ponta de impaciência passar pelo rosto de Yan Wushi.
“Então, por favor, desculpe seu discípulo pela grosseria!” Antes que sua voz pudesse desaparecer, seu corpo já havia se movido de acordo com sua mente, e as mangas de seu manto voaram no ar. Após um raso movimento, ele já estava perto o suficiente de Yan Wushi.
Yu Shengyan ergueu a manga e atacou com a palma da mão. Aos olhos dos outros, seu movimento não foi nem um pouco poderoso, muito parecido com pegar uma flor em um dia de primavera ou varrer a poeira em uma noite de verão. Sua leveza era quase sobrenatural.
Apenas aqueles próximos a ele seriam capazes de sentir que conforme sua palma estava batendo; todas as plantas dentro de um metro tremeram e o rio começou a refluir, suas ondas tempestuosas e espuma voaram em um fluxo de ar que surgiu com um rugido e correu em direção a Yan Wushi!
No entanto, esse fluxo, com um ímpeto que poderia parar os rios ou até mesmo virar a maré do mar, dividiu-se e correu para os lados ao alcançar Yan Wushi, como se fosse bloqueado por uma tela invisível.
Ele ainda estava parado ali. Sua postura não mudou nem um pouco. Quando a palma de Yu Shengyan se aproximou de seus olhos, ele simplesmente atacou com um dedo.
Apenas um dedo e nada mais.
Este único dedo literalmente parou a ofensiva de Yu Shengyan no ar.
Yu Shengyan sentiu que toda a corrente de ar em torno da palma que ele acabara de jogar estava voltando para si. O refluxo contra-carregado que atingiu seu rosto era várias vezes mais poderoso do que o que ele havia criado antes. Espantado, ele usou essa força para ajudar seus pés em uma retirada apressada!
Esse retirada o fez recuar mais de dez passos!
Até que finalmente se estabilizasse em uma das pedras, ele ainda palpitava de medo. “Obrigado mestre por sua misericórdia!”
Poucas pessoas no mundo pugilista poderiam resistir a esse golpe de sua palma. Yu Shengyan havia sido bastante complacente com isso antes.
Todavia Yan Wushi, com apenas um dedo, foi capaz de forçá-lo a retirá-la em autodefesa.
Felizmente, o mestre estava apenas testando meu progresso e não aproveitou a vantagem com novos ataques. Se fosse um inimigo…
Considerando este ponto, Yu Shengyan ficou coberto de suor frio enquanto entrava em pânico e não ousava mais andar no ar.
Sabendo que já havia atingido seu objetivo, Yan Wushi não pretendia falar mais. “Não desperdice seus talentos com soberba. Em alguns dias, partirei para Tujue por algum tempo. Depois de chegar ao quinto estágio aqui, se não houver mais nada a fazer, você pode encontrar seu irmão marcial sênior. Não gaste muito tempo vagando do lado de fora.”
Yu Shengyan respondeu respeitosamente: “Sim.”
Yan Wushi continuou: “As vistas deste lugar são criadas pela natureza e raramente são visitadas. Eu gostaria de fazer um passeio, então não há necessidade de você…”
Antes de terminar, um som ruidoso veio não muito longe deles. Eles olharam na direção do barulho e viram alguém, como se tivesse sido atirado de cima, quebrando camadas de galhos e batendo no fundo do penhasco. Mesmo Yu Shengyan não conseguiu conter um “ai!” depois de ouvir o baque abafado da aterrissagem.
Cair de um pico tão alto, mesmo para um mestre xiantian seria difícil sobreviver.
Sem falar que essa pessoa definitivamente não caiu sem motivo: deve ter sido gravemente ferida.
“Mestre?” Ele olhou para Yan Wushi em busca de instruções.
“Vá dar uma olhada.” Disse Yan Wushi.
Seu manto taoísta fora rasgado em muitos lugares, provavelmente por galhos e entalhes enquanto caía. Com as manchas de sangue fresco cruzando sua carne dilacerada, era ainda mais difícil reconhecer sua aparência original.
A pessoa já havia desmaiado e estava inconsciente, incapaz de segurar a espada. Quando atingiu o solo, sua espada a seguiu e caiu não muito longe.
“Temo que vários de seus ossos tenham sido quebrados.” Yu Shengyan examinou o homem caído por um tempo, com as sobrancelhas franzidas, e expressou sua simpatia com alguns cliques de sua língua. Ele tomou seu pulso, então sentiu que ainda havia uma pequena chance de sobrevivência.
Mas para uma pessoa como esta, mesmo que sua vida pudesse ser salva, o resultado não seria muito mais agradável do que a morte.
Afinal, Yu Shengyan era um discípulo de seita demoníaca. Apesar de ainda ser jovem, a quantidade de gentileza que tinha era bastante limitada. Portanto, embora tivesse as Grandes Pílulas de Cura consigo na ocasião, não demonstrou intenção de usá-las na pessoa.
Contudo…
“Mestre, hoje é a data do duelo entre Shen Qiao e Kunye. Esta pessoa caiu de cima, poderia ser…”
Yan Wushi aproximou-se. Em vez de olhar para o homem, ele pegou sua espada primeiro.
Sua lâmina era fria como a água do outono, sem o menor dano, e o reflexo dos rios e névoa fazia parecer que a própria lâmina ondulava. Perto do cabo da espada havia quatro caracteres de selo[7].
Yu Shengyan aproximou-se para dar uma olhada, então soltou um grito de surpresa: “Espada do Luto Celestial[8]! Esta espada pertence ao líder da seita da Mansão Roxa do Monte Xuandu; então ele é de fato Shen Qiao!”
Olhando para Shen Qiao, que estava gravemente ferido a ponto de morrer, ele sentiu que era quase incrível. “Qi Fengge era o artista marcial mais forte. Como é que Shen Qiao, seu discípulo pessoal e também líder da seita do Monte Xuandu, foi completamente derrotado?”
Yu Shengyan agachou-se na frente de Shen Qiao e suas sobrancelhas franziram. “Será que as habilidades marciais de Kunye chegaram a um ponto em que ele ultrapassou seu mestre HuluGu?”
Se qualquer outra pessoa do Monte Xuandu tivesse caído, Yan Wushi não se interessaria, nem mesmo olharia de relance para ela. Mas Shen Qiao, que era o líder da seita, era realmente especial.
Ele jogou a espada do Luto Celestial para Yu Shengyan, então olhou para o rosto irreconhecível de Shen Qiao por um momento. De repente, um sorriso significativo apareceu em seu rosto.
“Dê a ele uma Grande Pílula de Cura.”
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
[1] Houtian/Xiantian (/后天/先天): os nomes de dois estágios de cultivo, com o estágio Houtian antecedendo o estágio Xiantian. Houtian pode significar “céu posterior”, “pós-celeste”. Xiantian pode significar “céu anterior”, “pré-celestial”. Muito grosseiramente, a ideia é que, algo “houtian” é degradante, menor ou mais distante do Dao, quando “xiantian” é algo primordial e, portanto, mais próximo do Dao. Existe uma crença de que as pessoas nascem com uma pequena quantidade de tesouros xiantianos (Essência, Qi e Espírito). Ao praticar o cultivo taoísta e a alquimia interna, eles podem absorver e refinar o qi houtiano do mundo natural para aumentar constantemente seu suprimento de tesouros xiantianos (que garantem benefícios de saúde e longevidade). Fonte: Immortal Mountain.
[2] Ascendeu aos Céus (登遐/dengxia): um eufemismo para morte.
[3] Rei Tuqi da Esquerda (左屠耆王, 左贤王) era um dos altos cargos dos Xiongnu¹. Um título também conhecido como “o príncipe/rei digno/sábio da esquerda”, usado pelos chineses em referência ao khaganato turco oriental (“Khaganato” é equivalente a corte imperial chinesa; “turco oriental” se refere a Tujue aqui) nos séculos 6-8, que é o cenário histórico em que esta novela se encontra. O rei tuqi da esquerda era geralmente designado como o sucessor do chanyu/khan, o líder da confederação dos grupos nômades (Xiongnu/Tujue).
¹ Xiongnu eram uma confederação tribal de povos nômades que, segundo fontes chinesas antigas, habitavam a estepe da Eurásia oriental do século III a.C. até a final do século I d.C. As relações entre os chineses e xiongnu foram complicadas e incluíram conflitos militares, intercâmbios de tributos e comércio, e também casamentos.
[4] Tuyuhun (吐谷浑): um poderoso reino estabelecido por nômades eurasianos, aparentados com os xianbei, nas montanhas Qilian e no vale do alto rio Amarelo.
[5] Mansão roxa do Xuandu (玄都紫府/Xuandu Zifu): realmente existiu na história, e costuma ser usada para se referir ao lugar/palácio/estado onde vivem os imortais. A mansão roxa do Xuandu também era o lugar onde “o grande senhor idoso supremo (太上老君 Taishang Laojun)” também conhecido como o Ancestral Taoísta viveu. Aqui, é usado como um nome para a seita taoísta do Monte Xuandu.
[6] Registros Fundamentais de Fênix-Qilin: livro base de estudos de cultivo de todas as seitas demoníacas dessa novela.
[7] Caracteres de selo (篆体): um estilo antigo de escrever caracteres chineses, comum ao longo da última metade do primeiro milênio a.C., originalmente desenvolvido a partir da escrita da Dinastia Zhou. Mais tarde, é amplamente utilizado em gravações decorativas e selos. Fonte: Wikipédia.
[8] Espada do Luto Celestial (山河同/Shanhe Tongbei): literalmente significa “as montanhas e os rios sofrem junto [com eles]”, enquanto “montanhas e rios” é um termo frequentemente usado para referir-se a “mundo/o todo, o terreno/natureza”. Existem quatro caracteres em chinês, daí os “quatro caracteres do selo” no parágrafo citado.
※ capas das 4 volumes da novel, versão original (as duas primeiras: Yan Wushi, as duas seguintes: Shen Qiao)