Mil Outonos - Capítulo 0
Adamubies, sejam bem-vindos! Deixa eu me apresentar: sou Amai (pode me chamar de Amai jiejie) e junto com a Aibou meimei, empreendemos a viajem de traduzir esta obra-prima. Ela estava no Wattpad antes, mas foi banida, então resolvemos vir pra cá. Já está toda traduzida, mas vamos revisar novamente antes de publicar aqui, então subiremos os capítulo aos poucos! Também, não estamos familiarizas com esse editor, logo, pode conter erros na formatação do texto, que vamos ajustando com o tempo, peço compreensão. Boa leitura e beijão!
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ
História
As três principais dinastias
Os protagonistas são das Planícies Centrais (Zhongyuan), onde existem três dinastias principais: Zhou do Norte, Qi do Norte e Chen do Sul. Todas lutam para tentar unificar as outras sob seu nome.
Zhou do Norte atualmente está sob o governo do clã Yuwen. Desde que Yuwen Yong assumiu, o território tornou-se muito estável.
Ele é um governante implacável, mas muito sábio, que se comprometeu com Tujue na intenção de subjugar Qi do Norte. Importante aqui, é o fato de que proibiu as influências taoísta e budista, o que leva as seitas que seguem essas doutrinas a buscarem outro lugar (Qi, Tujue, Chen) para estabelecer poder.
Qi do Norte não se preocupa com os locais que ficam fora dos portões da cidade, onde há muitos refugiados que sofrem por conta disso.
Já Chen do Sul, é o que restou da antiga dinastia Jin[1], governada pelos chineses de etnia han[2]. Seu governante é descendente do povo han e sua área é próspera, semelhante a Zhou.
Todos os três territórios, no entanto, compartilham um inimigo em comum: Tujue.
Este é um território ao norte, de grande extensão e lar dos goturcos[3]. Tujue é incrivelmente forte, tanto que até Yuwen Yong teve que se casar com a princesa Ashina como uma demonstração de poder. Algumas seitas no Jianghu[4] também começaram a aliar-se a Tujue.
※
[1] A Dinastia Jin (265-420) foi fundada por Sima Yan (Imperador Wu), filho mais velho de Sima Zhao, que já havia sido declarado Rei de Jin. Em 280, após conquistar Wu Oriental, o Jin Ocidental reuniu a China propriamente dita pela primeira vez desde o fim da dinastia Han, encerrando a era dos Três Reinos¹. Posteriormente, em 304, a dinastia experimentou uma onda de rebeliões e invasões por etnias não-Han chamadas de Cinco Bárbaros, que estabeleceram vários estados dinásticos de curta duração no norte da China. Isso inaugurou a caótica e sangrenta era dos Dezesseis Reinos da história chinesa, na qual os estados do norte subiram e caíram em rápida sucessão, lutando constantemente entre si e contra os Jin.
[2] Han é o maior grupo étnico da China (e de todo o mundo), representando quase 92% da população chinesa. O termo “han” foi usado pela primeira vez para distinguir a maioria dos chineses da minoria manchu, que governava a China no século XIX.
[3] Goturcos é um termo usado para designar pessoas turcas/de Tujue². De acordo com fontes chinesas, o significado do termo que os chineses usavam para designar os turcos (tujué) era “capacete de combate”, supostamente por causa da forma das montanhas onde viviam ser semelhante a capacetes de combate. Por isso, eles acabaram chamando a si próprios de 突厥 (tujue/tujué). Fonte: Wikipédia.
[4] Jianghu é como se chama o “mundo pugilista”, o mundo marcial.
¹ Período dos Três Reinos: período entre a fundação de Wei em 220 à conquista de Wu pela dinastia Jin em 280. A sequência dos fatos se dá com destruição de Shu por Wei (Cao Wei, 263), então a queda de Wei pela primeira dinastia Jin (265), e a destruição de Wu por Jin (280). Fonte: Wikipédia.
² Tujue (突厥) realmente existiu, e foi uma confederação nômade de povos turcos da Ásia Central.
※
O que Jianghu tem a ver com tudo isso?
Portanto, sob essas circunstâncias, temos seitas taoístas, budistas, confucionistas e demoníacas associando-se aos três territórios acima, a fim de promover seus próprios interesses.
Um exemplo: Yan Wushi e Yuan Xiuxiu são líderes das mais influentes seitas demoníacas — Seita da Lua Purificadora (Huanyue) e Seita Harmonia (Hehuan), respectivamente. Ambos querem unir as seitas demoníacas sob seus próprios nomes. Sendo assim, eles servem a dois dos territórios mais influentes: Zhou e Qi. Quaisquer mudanças no relacionamento entre Zhou e Qi terão um impacto em suas seitas também.
Nossos personagens principais: Shen Qiao e Yan Wushi, estão associados de alguma forma a Zhou.
Shen Qiao, no início, não jura lealdade a ninguém, mas acaba ajudando indiretamente Yuwen Yong, e mais tarde, ajuda diretamente Puliuru Jian/Yang Jian, que sucede ao clã Yuwen e estabelece a dinastia Sui.
Yan Wushi é o conselheiro imperial (também chamado de conselheiro do príncipe herdeiro) de Yuwen Yong. Ele tornou-se ainda mais impopular por ter ajudado Yuwen Yong a extinguir a influência de outras seitas, colocando-se em uma situação precária (mas que no fim o traria benefícios).
※
Em conclusão?
Os personagens do Jianghu, aqui em QianQiu, estão fortemente associados à política da época. Se tivermos isso em mente, bem como a ideia geral dos territórios envolvidos e seus objetivos, as motivações das seitas e de muitos personagens ficarão mais claras.
Personagens
Personagens
Protagonistas
Shen Qiao (沈嶠)
Líder da seita taoísta do Monte Xuandu, que recebeu o manto (liderança de seita) de seu mestre, Qi Fengge. Perde esta posição após cair de um penhasco e ficar gravemente ferido, perdendo assim uma batalha contra Kunye, de Tujue.
É o discípulo mais promissor de seu mestre. Tem uma profunda e avassaladora bondade e uma força e caráter interiores que são frequentemente questionados ao longo da novela.
Yan Wushi (晏無師)
Líder da seita demoníaca Lua Purificadora, bem como atual conselheiro imperial/preceptor do príncipe herdeiro de Zhou do Norte, Yuwen Yong.
Saiu de uma reclusão de dez anos, na qual entrou após lutar contra Cui Youwang em uma tentativa de reunir as seitas demoníacas sob a Lua Purificadora. Incrivelmente arrogante, teimoso e implacável, mas politicamente inteligente e clarividente.
Também conhecido por “soberano demoníaco”.
Seu movimento característico é o dedilhado da Água Nascente (春水指法/Chunshui).
※
Seitas e seus integrantes
ᘛ Seita do Monte Xuandu
Como sugere o nome, fica no monte Xuandu. É considerada a maior seita taoísta sob os Céus. Sob Qi Fengge e Shen Qiao, mantém-se afastada do mundo secular, fato que Yu Ai, líder posterior, tentará mudar.
Qi Fengge (祁凤阁)
Antigo líder do Monte Xuandu e mestre de Shen Qiao, também chamado de “imortal Qi”. Era gentil e profundamente perspicaz; também muito admirado, inclusive por membros de outras seitas.
Teve um confronto com HuluGu, de Tujue, antes do início da novela, vencendo e proibindo este de voltar às Planícies Centrais durante vinte anos.
Morreu em reclusão, provavelmente por experimentar um desvio de qi.
Yu Ai (郁蔼)
Um dos líderes do Monte Xuandu, e irmão marcial júnior de Shen Qiao por ser o segundo discipulo de Qi Fengge (no entanto, era mais velho em idade). Aliou-se à Tujue com o objetivo de revitalizar e incluir o Monte Xuandu no círculo mundano.
Gu Hengbo (顾横波)
Discípula mais jovem de Qi Fengge e também irmã marcial júnior de Shen Qiao, que ele mesmo criou e ensinou artes marciais em nome de Qi Fengge. Independente, teimosa e justa; é extremamente bonita, porém não feminina. Também muito apegada a Shen Qiao.
Yuan Ying
Quarto discípulo de Qi Fengge e irmão marcial júnior de Shen Qiao. Por ser gago, foi desprezado por sua família e deixado como discípulo de Qi Fengge. Sem habilidades e comportamento notáveis, facilmente passa despercebido. No Monte Xuandu, treina os discípulos mais novos.
Zhang Benchu
Élder (ancião) do Monte Xuandu e tio marcial de Shen Qiao.
Tan Yuanchun
Chamado de “grande irmão” por ser o primeiro discípulo de Qi Fengge. Contudo, possui habilidades marciais medianas. Aspirante à posição de líder de seita.
ᘛ Tujue
Tujue, como visto, não é uma seita, e também não houve menção a nenhuma seita pertencente a essa região. Porém, Tujue possui muitos artistas marciais talentosos, os importantes para a história estão listados abaixo.
HuluGu
Mestre de Kunye e maior artista marcial de Tujue. Foi quem lutou com Qi Fengge.
Diz-se que morreu em reclusão enquanto cultivava.
Duan Wenyang (段文鸯)
Primeiro discípulo de HuluGu. Quem entregou a carta de desafio entre Shen Qiao e Kunye. Irmão marcial mais velho de Kunye, porém, por ter linhagem han, sua posição em Tujue é inferior, fato que leva Kunye à lutar com Shen Qiao e não ele.
Kunye (坤邪)
Segundo discípulo de HuluGu, também possui o cargo de rei tuqi da esquerda. É um dos maiores artistas marciais de Tujue. Foi quem desafiou Shen Qiao para a luta no penhasco.
ᘛ Templo Taoísta Chunyang (纯阳观)
Yi Bichen (易辟尘)
Atual líder do templo. Um dos melhores artistas marciais do Jianghu, tendo sido classificado como um dos dez primeiros.
Li Qingyu
Li Qingyu é o último e mais jovem discípulo de Yi Bichen.
ᘛ Seita Nuvem de Jade (Bixia)
Zhao Chiying (赵持盈)
Atual líder da seita Nuvem de Jade. Ela saiu à força de reclusão enquanto ocorria o massacre de sua seita. Em seu tempo, também fora classificada como uma das dez melhores artistas marciais do mundo.
ᘛ Associação das Seis Harmonias (Liuhe Bang/六合帮)
Dou Yanshan (窦燕山)
Presidente da associação das Seis Harmonias.
Yun Fuyi
A vice-presidente da associação.
ᘛ Academia Liuli/Palácio de Vidro (琉璃宫)
Esta é a seita que realiza, a cada dez anos, a Conferência de Espadas — um torneio de artes marciais que elege os dez melhores sob os céus daquela década.
Yuan Zixiao (袁紫霄)
Uma das primeiras mulheres a julgar tal torneio decenal de artes marciais.
ᘛ Instituto Linchuan (临川学宫)
Principal seita confucionista sob os céus. Após seu líder, Ruyan Kehui, recusar um convite do imperador Yuwen Yong, teve sua atuação proibida no país, juntamente com as escolas budista e taoísta.
Ruyan Kehui
Líder da seita. Ruyan Kehui está entre os três primeiros melhores mestres marciais da geração.
Xie Xiang
Principal discípulo de Ruyan Kehui. Segundo boatos, é para ele que Ruyan irá passar seu manto (liderança da seita). Apesar de jovem, é muito talentoso e promissor nas artes marciais. Um pouco arrogante. Conheceu Shen Qiao em maus termos, no entanto, depois de conhecer sua força, passa a admirá-lo.
Zhan Ziqian
Irmão marcial mais velho de Xie Xiang.
ᘛ Seita Budista Tiantai
Xueting
Monge budista (também chamado Mestre Zen), líder da seita. Antigo preceptor (conselheiro) da dinastia Zhou. Perdeu o cargo após o falecimento do antigo imperador e a sucessão de Yuwen Yong ao poder, que baniu as três escolas (taoísmo, budismo e confucionismo) do país.
Está entre os dez melhores artistas marciais do mundo e possui dois discípulos: Lian Sheng e Lian Mie.
ᘛ Seita da Lua e do Sol (Fenglinzhou Riyue/凤麟洲日月宗)
Antes de haver três seitas demoníacas (Lua Purificadora, Harmonia e Espelho das Artes – de Feng Xiao, Wushuang), elas eram unidas sob Cui Youwang (崔由妄), um homem incrivelmente poderoso.
Foi Cui Youwang que forçou Yan Wushi a entrar em reclusão (por conta dos ferimentos) após ambos terem uma batalha. Cui Youwang mais tarde faleceu durante a reclusão de Yan Wushi.
Abaixo, a atual formação das três seitas demoníacas derivadas da seita da Lua e do Sol:
ᘛ Seita da Lua Purificadora (Huanyue/浣月宗)
Bian Yanmei (邊沿梅)
O mais velho dos dois discípulos acolhidos por Yan Wushi. Ele é principalmente ativo no palácio imperial, tendo assumido a posição de Yan Wushi como conselheiro imperial enquanto este último estava em reclusão. Ele é descrito como tendo visão semelhante [a de Yan Wushi], com paciência para gerenciar o poder político da seita da Lua Purificadora que excede a de Yan Wushi.
No entanto, como resultado de trabalhar extensivamente no palácio imperial, suas habilidades marciais não avançaram, ficando atrás até mesmo de seu irmão marcial mais novo, Yu Shengyan.
Tem um temperamento agradável e amigável.
Yu Shengyan (玉生煙)
O mais jovem dos dois discípulos acolhido por Yan Wushi. Ele é descrito como tendo talento para artes marciais, sendo apenas inexperiente. Ele é arrogante e orgulhoso, mas profundamente leal ao seu mestre. Ele também não tem a sensibilidade política de seu irmão marcial mais velho e mestre.
ᘛ Seita Harmonia (Hehuan/合歡宗)
A seita Harmonia[1] está atualmente dividida. Yuan Xiuxiu é a líder da seita, no entanto, Sang Jingxing criou sua própria facção e planeja derrubá-la.
Yuan Xiuxiu (元秀秀)
Atual líder da seita Harmonia. Ela também é a conselheira do governante do Qi. Está em nono lugar entre os dez melhores artistas marciais do mundo.
Sang Jingxing (桑景行)
Um ancião da seita Harmonia. Ele criou sua própria facção dentro da seita com a intenção de matar Yuan Xiuxiu. No entanto, ele e Yuan Xiuxiu se disfarçam como um casal romântico.
Sua técnica característica é a Impressões do Dragão (调龙掌). Ele é descrito como um estuprador e pedófilo.
Está em segundo lugar entre os dez melhores artistas marciais do mundo, compartilhando a posição com Yan Wushi.
Baoyun
Ancião-monge. Possui aparência solene e digna, porém é severo.
Bai Rong (白茸)
Discípula de Sang Jingxing. Aproxima-se de Shen Qiao, e por nutrir afeto por ele, o ajuda em diversas situações.
Huo Xijing (霍西京)
Discípulo de Sang Jingxing. Famoso por usar uma arte de troca de rosto, na qual arranca a pele do rosto de outro para pô-la no seu. Faz isso com o intuito de nunca envelhecer, além de ser obcecado por beldades (para arrancar-lhes o rosto, no caso). Odiado e temido por muitos.
Yan Shou (阎狩)
Discípulo-ancião de Sang Jingxing. Conhecido como o “Buda das mãos sangrentas”, pois apesar de parecer digno como Buda, seu coração é cruel como o diabo. Ele e Huo Xijing são os discípulos mais parecidos com Sang Jingxing em termos de frieza e crueldade.
Xiao Se (萧瑟)
Discípulo de Sang Jingxing. Não tem uma boa relação com Bai Rong.
ᘛ Seita Espelho das Artes (Fajing/法境宗)
Guang Lingsan (廣陵散)
O atual líder da seita. Descrito como alguém que parece erudito e elegante, mas não é diferente de seus companheiros de outras seitas demoníacas, sendo frio e cruel.
※
[1] Nota da tradutora em inglês ᘚ Harmonia: a palavra chinesa original aqui é He Huan, que significa “feliz por estarmos juntos”, que também é um termo implícito para sexo. Eu traduzi como Harmonia porque era mais curto e soava melhor lol.
※
Governantes e territórios
ᘛ Dinastia Zhou do Norte
Yuwen Yong (宇文邕)
Imperador atual. Ele diminuiu a influência do budismo, confucionismo e taoísmo em Zhou, tornando-se impopular entre as seitas representantes dessas escolas. É considerado um governante implacável, mas capaz. Tem uma filha chamada Dou Yan, de aproximadamente nove anos.
Yan Wushi é seu conselheiro.
Imperatriz Ashina (阿史那皇后)
Esposa de Yuwen Yong. Ela é a princesa de Tujue.
Yuwen Yun (宇文贇)
O filho mais velho de Yuwen Yong. Ele é atualmente o príncipe herdeiro, mas é corretamente descrito por Yan Wushi como “tão podre que nada pode ser feito dele”. Como governante, ele é incrivelmente esbanjador e incapaz.
Yuwen Qing (宇文庆)
Embaixador de Zhou enviado a Chen do Sul para facilitar a criação de uma aliança. Pode ser considerado um mulherengo, mas também um orador talentoso.
Yuwen Xian (宇文憲)
Um general militar comandado por Yuwen Yong, descrito por Yan Wushi como um homem que “ganhou a moral de suas tropas”. Recebeu do imperador o título de príncipe Yang de Qi, ou aqui, simplesmente príncipe Qi. Yan Wushi pretende que Yuwen Yong selecione Yuwen Xian como seu sucessor, em vez do filho.
Yuwen Qilang/Yuwen Song (七郎)
Filho de Yuwen Xian e segundo discípulo de Shen Qiao. Seu nome é Qilang, e se nome de cortesia, Yuwen Song. Considerado inteligente, meticuloso e maduro para sua idade.
Puliuru Jian/Yang Jian (普六茹堅)
Sogro do príncipe herdeiro, Yuwen Yun, casado com a filha mais velha dele, Yang Lihua. Faz parte da minoria étnica xianbei[1]. Ele é um administrador na Corte Imperial de Yuwen Yong e, posteriormente, na de Yuwen Yun. Tem o título de Duque Sui. Posteriormente, funda a Dinastia Sui.
Su Wei (苏威)
Também Su Wuwei, ou, duque do condado de Meiyang, que Yuwen Yong tem em boa causa. Em QianQiu, ele é um oficial ativo na corte de Yuwen Yong, o que não parece ser historicamente correto.
Senhora Qin (苏老妇人)
Depois de casada, também passou a ser chamada de madame Su. Antes de ir para as Planícies Centrais, era discípula de HuluGu. Mãe de Su Wei e Su Qiao, sendo o último o filho mais jovem, que é ativo no Jianghu.
ᘛ Mosteiro Além das Nuvens
Mosteiro bastante humilde, com apenas dois quartos laterais, que serviu de abrigo para Shen Qiao. Nele residiam apenas um abade e dois pequenos monges.
Zhu Lengquan
Abade do mosteiro Além das Nuvens e líder dos dois pequenos monges. Ex-discípulo da seita Nuvem de Jade. Mão-de-vaca que parece rude e duro por fora, mas confiável e de coração gentil.
Shiwu
Pequeno discípulo do abade e posteriormente o primeiro discípulo de Shen Qiao. Foi salvo por ele da fome e miséria, tornando-se muito grato e carinhoso no futuro. Tem habilidades marciais medianas, porém é muito esforçado.
Chuyi
Pequeno discípulo do abade. Descrito como mais agitado e travesso que Shiwu. Gostava de sair e passar o dia brincando.
ᘛ Qi do Norte
Gao Wei (高緯)
Imperador de Qi. Basta lembrar dele como um governante realmente péssimo. Muitos dos refugiados que vemos em QianQiu estão sofrendo como resultado de sua má gestão em Qi.
Yuan Xiuxiu, da seita Harmonia, é sua conselheira.
Chen Gong (陈恭)
Um adolescente (aproximadamente com dezesseis anos no início da novela), morador de rua, que Shen Qiao conhece no início de QianQiu. Mais tarde, torna-se um acompanhante próximo e muito amado do governante de Qi.
Mu Tipo (穆提婆)
Outro oficial que é particularmente próximo a Gao Wei, frequentemente referido como “príncipe do condado de Chengyang” ou “Junwang”.
Murong Qi
Artistas marcial número um de Qi do Norte. Trabalha para o governo de Qi.
Murong Xun
Trabalha em estreita colaboração com o governo de Qi, assim como seu irmão.
※
[1] Xianbei: foi a maior e mais importante confederação tribal nômade da região estepe do norte da China, durante os períodos da dinastia Jin (265-420) e dinastias do Norte (386-581). Podem tratar-se de proto-mongóis ou proto-turcos.
ᘛ ⋅ ※ ⋅ ᘚ