Xiao Mogu - Novel - Capítulo 76
“Estou disposto a pegar em armas pela humanidade.”
“Julgarei todos os humanos de forma justa.”
“Mesmo sendo errado, ainda era o certo.”
Polly leu as palavras lentamente.
“O Juramento do Tribunal.” disse ele.
An Zhe ficou atordoado, ele tinha ouvido a última frase deste juramento antes.
Depois de cuspir aqueles dois bocados de sangue, seu corpo ficou mais leve e seus sentidos gradualmente ficaram entorpecidos. O forte vento de inverno soprou em seu rosto, mas não o fazia mais tremer de frio. Era uma espécie de etéreo ilusório, como se ele fosse se dissipar no vento no momento seguinte. Ele apoiou o corpo novamente, encostou-se no corrimão e olhou para os dois distintivos.
O distintivo hexagonal regular estava esculpido com um padrão, o símbolo do Tribunal era duas cruzes prismáticas que se cruzavam, como o ícone de um mapa em que indicava as direções Norte, Sul, Leste e Oeste. Estes, no distintivo, eram um pouco maiores, a ponta da do sul se alongava para baixo, apresentando uma forma semelhante a uma cruz. As pontas nordeste, sudeste, sudoeste e noroeste eram ligeiramente menores e escondidas sob os maiores.
An Zhe recentemente olhara para esta forma afiada mais de uma vez. A textura fria prateada escura, os ângulos agudos das estrelas e as linhas retas revelavam uma frieza e justiça.
Os dedos de Polly acariciaram a superfície da estrela cruzada, ele provavelmente pode ter o tocado mais de uma vez, o padrão do distintivo estava profundamente gasto.
“Seu esboço foi desenhado por um dos meus colegas.” Sob o vento frio uivante, Polly olhou para o céu noturno distante: “Esperando que a estrela da cruz aponte a direção certa para a humanidade.”
“Você não era… não era um cientista da Facção Fusionista?” Ele sussurrou.
“Eu sou.” disse Polly.
Seu tom era muito leve, como um suspiro: “Eu sou o responsável pela Facção Fusionista e o fundador do Tribunal. A Facção Fusionista é a antecessora do Tribunal.”
An Zhe de repente lembrou que no longo corredor do Tribunal de Julgamento, os retratos de cada geração de juízes e as datas de nascimento e morte foram alinhados, mas o porta-retratos de uma extremidade foi retirado e o nome e datas também foram raspadas, restando apenas uma vaga letra “P”. Era o registro do primeiro Juiz, mas foi apagado por gerações posteriores por algum motivo desconhecido.
A Base Norte era um lugar de raças mistas. Ele não sabia de qual idioma a palavra Polly viera, mas ele podia soletrar vagamente a palavra semelhante a “P O L L Y” em letras.
No entanto, em sua impressão, as crenças da Facção Fusionista e o Tribunal de Julgamento eram completamente diferentes. Um esperava que humanos e monstros pudessem se fundir com segurança, enquanto o outro matava impiedosamente todas as espécies heterogêneas que tentavam entrar na Base. Os dois são completamente diferentes, e ele estava tão confuso que não sabia onde perguntar. Polly disse: “Isso foi um acidente.”
An Zhe ouviu muitas pessoas contarem a história da Base. Essas narrações calmas eram como luzes com luz limitada. Ele segurou as luzes para iluminar todos os cantos da sala escura, para que pudesse revelar toda a imagem da sala.
“Se a vontade pode ser mantida após a infecção parece depender apenas da probabilidade. Mas ainda acreditamos que tudo na natureza tem vestígios, mas nossa capacidade é limitada e não vislumbramos as leis. Nossa pesquisa tem continuado, ficando cada vez mais profunda nesse campo, e cada vez mais louca.” Ao dizer isso, Polly fechou os olhos ligeiramente, com uma vaga dor em sua expressão: “O corpo de um sujeito experimental foi dividido em dois por razões inexplicáveis, mas tinha uma consciência unificada. Metade escapou do laboratório e a outra metade permaneceu na sala de observação. Como parecia que estava lá, não detectamos anormalidade a tempo—— a metade que escapou causou um trágico desastre.”
An Zhe sabia sobre o desastre, uma sanguessuga poluiu a fonte de água de toda a cidade periférica.
“A cidade periférica estava totalmente exposta. A Base devia identificar as espécies heterogêneas e eliminá-las a tempo. A Facção Fusionista é a principal culpada desse desastre. No entanto, éramos nós os que estávamos mais familiarizados com as diferenças entre monstros, espécies heterogêneas e humanos por estudar infecção e mutação.” Polly disse.
Em um instante, An Zhe entendeu algo: o Tribunal não era uma instituição militar em primeiro lugar, pertencia ao Farol.
“Todos os projetos experimentais foram suspensos, as amostras foram destruídas e as cobaias foram mortas, mas a Base ainda deu aos Fusionistas uma chance de pagar pelo seu crime. Montamos um Tribunal durante a noite, formulamos as regras do julgamento e julgamos toda a cidade. Naqueles dez dias, matamos metade da população Base.” Polly disse lentamente: “A infecção foi controlada e a pureza dos genes humanos foi preservada. a Base da Virgínia provou ainda mais sua utilidade.”
“Sou fusionista há dez anos e Juiz há quatro.” Polly disse essas palavras lentamente, e havia um meio sorriso em seu rosto, mas o sorriso era mais como um choro silencioso: “Minha intenção original era permitir que todos tenham uma vida pacífica, mas massacrar concidadãos todos os dias, durante esses quatorze anos, meus pecados se tornaram mais sérios.”
An Zhe disse: “Mas você também protegeu a Base.”
“Não.” Polly disse: “Eu mato pessoas inocentes indiscriminadamente todos os dias.”
An Zhe o defendeu: “Você formulou regras detalhadas e fez coisas de acordo com as regras, não matou pessoas inocentes indiscriminadamente.”
A resposta de Polly caiu como um trovão.
“Não há regras de julgamento.” Ele disse levemente.
A expressão de An Zhe ficou em branco por um segundo, ele não conseguiu digerir o conteúdo desta frase e disse com dificuldade: “Não…?”
“Para ser preciso, não há regras 100% detalhadas para julgar espécies diferentes.” A voz de Polly soou como um suspiro: “Usamos os resultados de nossas pesquisas ao longo da vida para formular as regras do teste, de todos os aspectos—— aparência, comportamento e pensamento, diferentes reflexos a partir de informações externas podem determinar sua espécie, mas não há garantia de que esteja absolutamente correto. Na verdade, as regras detalhadas podem determinar apenas 80% das diferentes espécies. Os 20% restantes só podem contar com a experiência e a intuição e… expandir o escopo da execução e preferir matar por engano do que deixá-lo ir.”
“A primeira regra de ferro das verdadeiras regras do julgamento é que não importa quais sejam as circunstâncias, nunca pode ser divulgado ao mundo exterior. Nós não seguimos as regras de fato, o Tribunal de Julgamento sempre deixa espaço para homicídio culposo para segurança absoluta.” A voz de Polly gradualmente se aprofundou: “Quando eu estava no portão da cidade, sempre que executava uma vida, havia 80% de chance de ser um heterogêneo real e 20% de saber que provavelmente era um ser humano, mas para a segurança, atirava neles diretamente. E entre os 80% das espécies heterogêneas, havia uma chance de 1/10.000 de ter consciência humana e uma chance de 1/6500 de recuperar a consciência humana depois de muitos anos.”
Sua voz gradualmente ficou rouca: “Até hoje lembro perfeitamente desses quatro anos.”
An Zhe imaginou tal cena e se imaginou se tornando um Juiz.
Ele disse: “Então você deixou a Base?”
“Não posso competir com a dor em meu coração. Na guerra entre humanos e espécies heterogêneas, falhei em persistir até o fim.” Polly olhou para o céu noturno e, após um longo silêncio, disse: “Primeiro, eu sofri por matar meus compatriotas e, depois, até a morte de espécies heterogêneas era insuportável para mim. Lidei com eles por muito tempo, sabendo que cada monstro tinha sua própria vida. Tenho sangue em minhas mãos, e eu sou uma pessoa culpada. Mais tarde, desertei da Base com alguns colegas, vindo para o Instituto de Pesquisa Highland para continuar a pesquisa da Facção Fusionista, aceitamos espécies heterogêneas e tenho pagado pelos meus crimes por toda a minha vida. Até agora, já se passaram cem anos.”
Cem anos.
An Zhe olhou para Polly com uma expressão ligeiramente confusa.
Aparentemente compreendendo suas dúvidas, Polly sorriu: “Já vivi demais.”
“Na natureza, a coisa mais inevitável é a infecção.” Polly arregaçou o canto da manga e havia um padrão preto bagunçado na pele do braço direito: “Fui acidentalmente ferido e infectado por um membro do instituto. Eu os deixei antes de perder a consciência.”
“Mas, talvez porque a pessoa que me infectou estava consciente, ou porque a probabilidade me favoreceu, mas eu acordei.” Falando nisso, Polly sorriu: “Pensei que foram apenas alguns segundos, mas se passaram décadas, minha consciência pareceu ter viajado no tempo e no espaço por um momento, adivinha onde estava?”
An Zhe balançou a cabeça.
“Eu ainda estava no Instituto.” Polly disse: “Eles me encontraram. Mesmo eu sendo um monstro inconsciente naquela época, eles não desistiram. Uma vez eu os protegi, então eles também me protegeram. Essa é a emoção entre os seres humanos, o que você der, você receberá. Hoje em dia, a confiança entre os seres humanos é algo mais precioso do que a vida, mas eu recebi.”
An Zhe olhou para a expressão gentil e pacífica nos olhos de Polly e foi só então que ele entendeu porque havia uma relação tão profunda entre Polly e os membros do Instituto.
“Não me arrependo de ter saído da Base, mas nunca vou perdoar minha fuga e incompetência.” Polly disse, por fim.
An Zhe disse: “Porque você tem um caráter moral elevado.”
Depois de pensar nisso, ele disse novamente: “Porque você é muito gentil.”
Polly amava muito a todos, por isso sofreu daquela forma. Em tempos de paz, ele devia ser aquela pessoa que não estaria nem mesmo disposta a esmagar uma formiga até a morte—— tal pessoa, no entanto, tinha que levantar sua arma para seus compatriotas.
“Gentileza… Gentileza é a fraqueza mais óbvia dos seres humanos.” Polly disse: “Ser gentil consigo mesmo é o ponto de partida dos desejos egoístas, e ser gentil com os outros é a causa de crenças vacilantes. Não posso ser completamente indiferente e estou destinado a não ser um Juiz qualificado.”
Depois que as palavras caíram, eles ficaram em silêncio por um longo tempo.
Pensando nas palavras de Polly, An Zhe franziu a testa ligeiramente, pensando em alguém.
“No entanto, um juiz me disse,” An Zhe disse suavemente: “a fonte da crença do juiz não é indiferença, mas bondade. Não se trata de pessoas individuais, mas bondade para com o destino da humanidade como um todo. Se você tem uma crença inabalável na supremacia dos interesses humanos, você não será abalado.”
Polly olhou para ele e disse suavemente: “Como posso acreditar inabalavelmente?”
“Se você não tem um coração bondoso para com todos,” disse ele palavra por palavra, “como pode dedicar sua vida inabalavelmente ao benefício de toda a humanidade?”
An Zhe ficou atordoado.
Seus dedos pendurados ao seu lado tremiam levemente, ele finalmente entendeu porque toda vez que estava com Polly, sempre conseguia pensar em Lu Feng, que era completamente diferente de Polly.
Polly fechou os olhos, com a voz rouca: “Esta é a causa de toda a dor de todo Juiz.”
“Abandonar a humanidade, matar pessoas inocentes indiscriminadamente e finalmente ser executado pela Base. Ou permanecer consciente e finalmente cair na loucura devido a uma dor insuportável. Esses são os dois únicos destinos para os Juízes.” Polly disse lentamente: “No momento em que a formulação das ‘Regras detalhadas’ foi concluída, estava fadado que eles não terminariam bem.”
An Zhe não conseguia descrever seus sentimentos naquele momento, não conseguia respirar, apenas olhou para o distintivo em sua mão.
“Se… se houver um Juiz.” disse ele: “Em muitos anos ele sempre esteve consciente, sempre guardou o portão da cidade e seu julgamento nunca foi errado…”
De repente ele entendeu algo, sua voz tremeu: “Não há quem não o odeie, porque outros juízes só matam dezenas de pessoas todos os anos, mas ele mais de mil. Na verdade… não é porque ele gosta especialmente de atirar, é porque somente atirando é que o homicídio culposo pode ser minimizado.”
Ele entendeu, finalmente entendeu. Ele estremeceu e perguntou a Polly: “Que tipo de pessoa ele seria?”
A resposta de Polly foi mais simples do que ele poderia imaginar.
“Ele seria uma pessoa solitária.” disse ele.
Algo parecia ter caído. Uma pedra rolou e atingiu o coração de An Zhe.
Ele não conseguiu falar por muito tempo, até que Polly perguntou: “O que você está pensando?”
“Eu…” Os olhos de An Zhe estavam enevoados: “Estou pensando… pensando…”
Ele estava pensando em Lu Feng.
Certa vez, ele pensou que Lu Feng era frio e implacável, e também admitiu que Lu Feng era firme em suas convicções. Ele sabia que pelo destino ilusório da humanidade, o Coronel Lu daria toda a sua vida, também sabia que Lu Feng iria sofrer e ser solitário, mas não foi até hoje que ele percebeu que tipo de gigante inimaginável essa pessoa estava enfrentando e que estava enraizado em seu coração.
Ele disse uma vez que entendia Lu Feng, mas não até este momento—— o momento em que ele e Lu Feng estavam a milhares de quilômetros de distância e nunca mais se veriam.
“Eu sei quem é o Juiz que você está dizendo. Tang Lan o mencionou para mim muitas vezes. Se possível, eu realmente quero vê-lo.” disse Polly.
“Ele…” segurando o distintivo firmemente na palma da mão, as lágrimas de An Zhe finalmente caíram e disse: “Ele é Juiz há sete anos e já matou muitas pessoas… Todos o odeiam.”
“Mas ele é muito gentil comigo.” Ele sorriu, mas seus olhos estavam quentes e a ponta do nariz vermelha. “Na verdade, ele é muito gentil com todos.”
“Você disse que é um monstro por completo.” disse Polly: “Mas sendo Juiz, não reparei diferença entre você e os humanos. E aquele Juiz?”
“Ele não tinha certeza.” Os dedos de An Zhe tremeram levemente, e ele olhou para as montanhas ao longe: “Quando nos conhecemos, ele me deixou passar.”
“Senhor,” disse ele: “se o Juiz deixar passar uma espécie heterogênea na primeira vez, ele a deixaria uma segunda vez?”
Polly apenas olhou para ele gentilmente.
“Ele também me deixou passar pela segunda vez, ele me deixou passar muitas vezes.” An Zhe disse: “Mais tarde, ele soube que eu era uma espécie heterogênea.”
“Mas…” Ele queria dizer algo, mas não podia dizer nada. Seu coração estava apertado por uma mão. Ele queria se livrar dessa prisão inescapável, mas não podia.
“Me desculpe…” Ele confirmou que não conseguia dizer uma frase completa e disse intermitentemente: “Eu… quando penso nele, eu… quero chorar.”
Polly o pegou nos braços: “Não chore, criança.”
“Viva.” disse ele: “Você o encontrará novamente.”
“Eu não vou mais encontrá-lo.” An Zhe agarrou o braço de Polly, como se estivesse segurando a gota d’água na tempestade emocional. Ele não conseguia parar de chorar e, finalmente, só conseguia tremer e apoiar a testa no ombro de Polly: “Eu prefiro… prefiro que nunca tivéssemos nos encontrado.”
“Por quê?”
An Zhe não conseguiu dizer nada.
“Comigo, você pode dizer qualquer coisa, criança.” Polly disse suavemente: “Não minta para mim, e não minta para si mesmo.”
A garganta de An Zhe enrijeceu e ele chorou ainda mais. Ele não compreendia o parentesco humano, mas diante de Polly, parecia entendê-lo. Ele parecia estar com um pai bondoso, um padre amoroso ou um Deus acolhedor. Ajoelhado no templo de Jeová, podia confessar tudo como qualquer pessoa comum no mundo—— mas na verdade ele não estava enfrentando nenhuma outra pessoa ou deus, mas a si mesmo.
“Eu…” Ele abriu a boca, tremendo de uma dor forte por todo o corpo, sua mente ficou em branco, ele finalmente cruzou a barreira emocional e deixou escapar: “Eu quero vê-lo…”
“Eu quero vê-lo.” Ele repetiu esta frase: “Eu quero vê-lo, Senhor, eu quero vê-lo. Não me arrependo de tê-lo deixado, mas eu… eu me arrependo tanto.”
“Eu sei… eu sei.” Polly deu um tapinha nas costas dele, confortando-o.
“O Senhor não sabe…” An Zhe disse, suas palavras se contradiziam, suas emoções foram despedaçadas e a tristeza inundou sua alma como um oceano. Se a dor onipresente da saudade o matasse, ele não ficaria surpreso.
“Eu vivi mais do que você por várias décadas, criança.” Polly disse: “Você ainda é jovem, e ainda há muitas coisas que você não sabe.”
“Eu…” An Zhe olhou para cima inexpressivamente. Ele não podia refutar e não pretendia discutir. Havia de fato algo latente em seu peito, que ele não conseguia entender ou ver claramente, mas não conseguia descrevê-lo.
Ele olhou por cima do ombro de Polly para o infinito céu noturno e murmurou: “Eu não sei… o quê?”
Tum-tum.
Durante o breve silêncio, An Zhe ouviu seu próprio batimento cardíaco e de repente teve uma premonição de que o que Polly diria a seguir poderia mudar sua vida.
Ele ouviu a respiração de Polly.
“Você não sabe.” No silêncio, Polly disse: “Que você o ama.”
An Zhe arregalou os olhos.
No céu, a aurora estava mudando. A luz verde escura era como uma maré ondulante, indo do Sul para o Norte, dissipando-se e depois renascendo.
Ele tremeu violentamente.
A forte intuição atingiu sua alma com força como um meteoro bombardeando a superfície, e a luz refletiu tudo neste mundo. Na verdade, ele não sabia o que aquelas essas palavras significavam, mas sabia que estava certo.
Ele estava completamente atordoado, esquecendo até mesmo sua tristeza, olhando fixamente para a aurora ao longe. Até que Polly o soltou, enxugou delicadamente as lágrimas de seu rosto com um lenço.
“Mas por que estou assim?” ele murmurou.
Antes de esperar por uma resposta, ele se envolveu em outra questão mais urgente.
“Então… então ele me ama também?” Ele olhou para Polly quase implorando: “Ele me ama também?
“Ele já disse alguma coisa para você?”
An Zhe balançou a cabeça, o relacionamento entre eles era terrivelmente curto. Ele disse: “Mas ele já me beijou.”
Mas ele não sabia o significado daquele beijo, naquele dia o poder das palavras estava muito frágil, só podiam fazer aquilo.
“Você ainda está vivo.” Polly disse: “Foi ele quem o deixou ir?”
“Fui eu que o deixei. Ele sempre foi um Juiz qualificado. Eu sabia que ele não ia me deixar ir.” An Zhe disse lentamente: “Naquela hora, eu só queria deixá-lo e encontrar um lugar para morrer. Mas sua arma estava na minha mochila, foi então que pude voltar para o Abismo.”
“A arma dele estava na sua mochila?” Polly repetiu.
An Zhe deu um suave “Mn”, e um leve sorriso apareceu em seus olhos: “Ele gosta de deixar as coisas dele comigo.”
A mão de Polly Jean acariciava lentamente seu cabelo.
“Você tem que saber, menino bobo.” disse Polly: “A arma do Juiz nunca sai de seu corpo. Esta é uma regra estabelecida há cem anos.”
An Zhe olhou para ele em silêncio e, finalmente, mordeu os lábios com força.
“Eu não sabia.” disse ele: “Eu realmente não sabia.”
“Por qualquer que seja razão,” Polly disse a ele: “ele deve amar você também.”
“O Juiz gostaria de heterogêneos?”
“Eu não sei.” disse Polly: “Mas também vivi com muitas espécies heterogêneas por cem anos—— isso se você acha que ainda estou qualificado para ser chamado de Juiz.”
Olhando para aqueles olhos azul-acinzentados que pareciam saber tudo, An Zhe pensou, Polly deve saber o motivo pelo qual Lu Feng gostava dele, mas ele não se atreveu a perguntar, se Polly não contou, deve haver seus motivos.
Numerosas cenas apareceram diante de seus olhos. No portão da cidade, uma mulher que havia perdido o marido roucamente o amaldiçoou para morrer; na praça do posto de abastecimento, uma bala perfurou a cabeça de Du Sai, mas ela caiu em sua direção. Diante de seus olhos surgiram inúmeras silhuetas, aqueles gritos roucos, medo trêmulo e amor que penetrava até a medula. Inúmeras sombras se levantaram, elas enxameavam juntas, estenderam as mãos para cima, se acumularam com amor, com ódio, com ranço e medo, e o empurraram para o topo da montanha uivante de vento frio, deixando-o olhar para baixo, para este bando de criaturas.
Ninguém se aproximava dele, ninguém o entendia, e os que o admiravam preferiam gastar toda a sua fortuna para encomendar um boneco falso, não tomavam a iniciativa de lhe dizer uma palavra sequer.
Quanto a… Quanto à piedade e favor do Juiz, isso era algo que ninguém ousava esperar. Que tipo de medo assustador e honra inimaginável era esse?
Como espécie heterogênea, o oposto dos seres humanos, ele no entanto espera vagamente por isso. E realmente conseguiu.
Pelo menos, no momento em que Lu Feng colocou a arma em sua mochila, em centenas de milhões de anos, recentemente houve aquele um segundo—— naquele segundo, o Juiz deixou sua pistola para um heterogêneo. Ele traiu uma vida inteira de fé para amá-lo.
Então, como um conto de fadas em um livro infantil, quando o relógio bateu meia-noite, alguém voltou ao Abismo e alguém voltou à Base.
Como uma tempestade de areia que vai diminuindo aos poucos, a poeira baixou ao som do sino, e os batimentos cardíacos de An Zhe voltam aos poucos à frequência normal. Ele obteve um presente inimaginável, mas em vez disso estava completamente calmo.
Ele sentia que bastava, tudo bastava.
“Se um dia os seres humanos estiverem seguros, e você vê-lo…” Ele disse a Polly, “Por favor… por favor, não diga a ele que eu estive aqui.”
Polly disse: “Ninguém pode mentir para o Juiz.”
“Então diga que eu estive aqui e fui embora.” An Zhe disse: “Fui para longe, que eu poderia estar em qualquer lugar do mundo.”
Polly olhou para ele com olhos ternos e tristes.
“Eu realmente espero que Deus possa cuidar de vocês.” disse ele.
An Zhe balançou a cabeça lentamente.
“Mas eu não posso amá-lo e ele não pode me amar.” An Zhe disse isso suavemente.
“A menos que—— a menos que chegue o dia em que a raça humana se perca. Mas espero que esse dia nunca chegue.” Nesse momento, a calma o envolveu.
Incontáveis flocos de gelo branco translúcido emergiram da lacuna entre a aurora e as nuvens, e caíram. Por causa disso, as montanhas silenciosas e a noite ganharam vida. Estava nevando.
An Zhe estendeu a mão e os flocos de neve hexagonais caíram em seus dedos. A bela forma foi gradualmente perdida na temperatura da pele e reunida em uma gota de água cristalina.
“Eu só te conheço há três meses.” Ele disse: “Mas esta é toda a minha vida.”
O vento ficou mais forte e milhares de flocos de neve foram lançados no corredor cinza, como amentilhos levantados pela brisa da primavera. An Zhe olhou para cima, todo o passado que ele pensou ter esquecido se desenrolou diante de seus olhos, flutuando em fragmentos brilhantes.
O mar agitado acalmou, as ondas e a maré pararam de subir juntas. Não era triste nem feliz, ele só achava esta nevasca linda.
As alegrias e tristezas, encontros e separações de sua vida, como o nascimento e a morte de todas as coisas tangíveis neste mundo, eram todos flocos de neve fugazes.
“Está com frio?”
“Não está mais frio.”
Ele memorizou a forma daquele floco de neve, e naquele segundo obteve a eternidade.
A aurora iluminou o Abismo.
No laboratório, houve um som súbito de vidro quebrando.